sexta-feira, setembro 24, 2021

Eaton anuncia fabricação local de linha inédita de válvulas para veículos leves

A Eaton, empresa conhecida no mercado pela fabricação de peças para sistemas hidráulicos de veículos, anunciou que irá produzir localmente válvulas de combustíveis com a tecnologia ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery), uma linha inédita de produção no Brasil. O intuito é atender o mercado local com a solução de válvulas que, segundo a empresa, reduzem em até 98% as emissões evaporativas de gases tóxicos dos tanques de combustível de veículos de passeio.

A produção será feita na unidade de Valinhos, interior de São Paulo, e as válvulas da nova linha atenderão veículos nacionais que devem seguir a legislação Proconve ORVR, que reduz o limite de emissões evaporativas. A resolução nº 492 de 20 de Dezembro de 2018 do Conama, o Conselho Nacional do Meio Ambiente, determina que a partir do ano de 2023, 20% dos veículos de cada montadora vendidos no país devam atender à exigência, passando para 60% em 2024 e 100% em 2025.

Imagem de um dos setores da fábrica da Eaton, em Valinhos.
Linha de montagem de válvulas de combustível na fábrica da Eaton, em Valinhos. Divulgação: Eaton

Marcio Seleghin, gerente de Estratégia de Produto da Eaton, cita que aqui no Brasil todos os veículos são produzidos com a tecnologia flex fuel, independentemente de serem movidos a gasolina ou etanol, o sistema precisa atender à todas as exigências requeridas. “Para isso, precisamos desenvolver um componente ainda mais tecnológico, fabricando válvulas de baixa permeabilidade. Tudo isso em meio a um momento único de pandemia no mundo. Tudo foi realizado de forma digital, desde ações de benchmarking com times EATON de outras regiões, até validações com clientes”, afirmou.

O sistema de válvulas de combustíveis ORVR da Eaton

As válvulas que compõem o Sistema de Recuperação de Gases foram desenvolvidas e produzidas mundialmente pela Eaton. Elas já são utilizadas nos Estados Unidos e na China. O ORVR reduz em até 98% das emissões poluentes evaporativas nas diversas situações de uso do veículo, como, por exemplo, estacionado em exposição ao sol, em movimento no trânsito e, principalmente, no abastecimento em postos. 

Através da combinação de válvulas, redimensionamento dos dutos de abastecimento e do filtro de carbono, o sistema não permite que os vapores de combustível escapem para a atmosfera; ficando armazenados e, posteriormente, são usados no momento da partida do motor do veículo possibilitando ganhos na economia de combustível.

Funcionário operando uma das máquinas utilizadas na produção das válvulas de combustível na fábrica da Eaton, em Valinhos, interior de São Paulo.
Divulgação: Eaton

Com componentes em fabricação e negócios já fechados com alguns dos principais fabricantes de tanques de combustível da América do Sul, as válvulas do sistema ORVR estarão presentes nos próximos lançamentos das principais montadoras do país, segundo a Eaton. A nova linha foi desenvolvida 100% pela engenharia nacional e atende a níveis elevados de automação e Indústria 4.0.

E em relação aos veículos pesados?

A equipe do Trucão com o Pé na Estrada questionou a Eaton sobre a chegada dos veículos pesados elétricos que dispensam diversos itens hoje presentes nos veículos a combustão, como muitos fabricados pela empresa. Em resposta, a Eaton informou que ainda não possuem nenhum produto para os elétricos, porém, estão se preparando para uma futura inserção nesse segmento.

Por Daniel Santana com informações da Eaton

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados