sexta-feira, outubro 30, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Empresa chinesa investe estrategicamente na Truckpad

- Publicidade -

O Grupo Manbang, também conhecido pelo nome internacional “Full Truck Alliance”, empresa chinesa de logística de caminhões, acaba de fechar investimento na TruckPad, com intenção de expandir operações em toda América Latina. A empresa escolheu o Brasil como foco de investimento para começar sua expansão internacional.

A Manbang é resultante da fusão de duas empresas: a Yunmanman e Huochebang, ambas chinesas. O grupo fornece soluções para transporte rodoviário de cargas em toda a China. Assim como a Truckpad no Brasil, ele atua como intermediário, conectando prestadores de serviços a clientes em toda a vasta economia que demanda muita carga.

Hoje, a Full Truck Alliance é uma gigante em seu país: atende 339 cidades da China, possui 7 milhões de motoristas certificados e 2,25 milhões de proprietários de carga certificados.

Em agosto, outra plataforma do segmento, a Lalamove, uma empresa com sede em Hong Kong, concluiu seu primeiro pedido na América do Sul no Brasil.

Enquanto isso, o Grupo Manbang, especializado em logística de tronco de média e longa distância, também lançou o primeiro passo de sua internacionalização no Brasil. Isso estava intimamente relacionado ao mercado de frete e ao ambiente de capital de risco do Brasil.

 

Brasil e China – grandes e diferentes

Existem algumas diferenças importantes entre o transporte de cargas no Brasil e na China. O país asiático possui uma madura rede de transporte ferroviário, além da malha rodoviária. Já no Brasil, o transporte por caminhão é o modal mais importante no país, representando 60% das cargas transportadas.

Outro aspecto é rede de Internet no Brasil. O alcance, hoje, é relativamente baixo por aqui. O sistema de Internet do nosso país é comparado à era pré Internet móvel na China. Essas diferenças serão desafios que a Manbang terá de enfrentar ao entrar no mercado brasileiro de transporte de cargas.

Além disso, a atual taxa de penetração da Internet no Brasil é relativamente baixa; o ambiente da infraestrutura de informações é semelhante à era do mercado chinês antes da onda da Internet móvel.

Após o investimento na Truckpad, o valor da Manbang como empresa subiu para US$ 6,5 bilhões.

“Estamos felizes e honrados com o investimento da FTA. Estamos fortemente comprometidos com o crescimento da plataforma com qualidade e em trazer soluções inovadoras para os nossos parceiros e clientes no Brasil, e nossa tradicional indústria logística”, diz Carlos Mira, fundador e CEO da Truckpad.

 

Adaptado de Equal Ocean

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados