Os implementos lançados na Fenatran 2017 também deram o que falar. Em sua maioria, as empresas diminuíram o peso das carretas, procurando aumentar a capacidade líquida e de volume, além de terem investido em outros tipos de materiais e até mesmo tecnologias de monitoramento para a carga. Confira alguns destaques!

Veja a matéria sobre implementos na Fenatran 2017 – clique aqui para assistir!

Truckvan

A Truckvan trouxe seu Semirreboque com piso móvel para transporte de biomassa, implemento capaz de gerar redução de custo e rapidez na entrega da carga. Ele está exposto no estande da marca na Fenatran 2017.

implementos
Semirreboque com piso móvel da Truckvan

Apesar de possui resultados de vendas negativos quando comparamos com o mesmo período de 2016, a empresa está otimista e espera zerar a diferença de apenas 3% entre um ano e outro até o fim do mês. A Truckvan espera crescimento da economia nacional e do PIB, o que pode alavancar de vez o mercado. Eles estão com um investimento estrutural de 40 mil carretas e possuem a meta de dobrar o número atual de exportação da marca.

implementos

Aproveitando o clima de expectativa positiva, a Truckvan anuncia na Fenatran sua entrada no segmento rodoferroviário, lançando um conjunto mecânico para montagem em caminhão, que possibilita que ele possa transitar em rodovias e ferrovias, fazendo manutenção e também construção de linhas novas.

“O caminhão receberá um reforço em sua suspensão para que sua atuação sobre trilhos seja mais eficiente, permitindo que a máquinas se desloque com segurança na linha férrea, com velocidade máxima de 60 km por hora.”

Outra aposta da empresa são os implementos em alumínio, material muito usado fora do país, mas que ainda não se popularizou no Brasil. Segundo a empresa, o material possui vantagens pontuais e é mais econômico a longo prazo, pois é a mais leve.

A Truckvan sempre ofereceu soluções com foco no mercado de pesados e está partindo para o segmento de leves. Além desses, outra inovação apresentada pela marca Eles possuem uma bicicleta elétrica para transporte de cargas, que é capaz de levar até 150 kg. Esse veículo possui a capacidade de capturar energia cinética .

implementos
Bicicleta elétrica para transporte de cargas da Truckvan

 

Librelato

implementos

O destaque da Librelato fica por conta do Graneleiro Premium, que vem com o eixo pesando 350 kg a menos. A empresa afirma que 2017 é um bom momento para investir no agronegócio, que representa um terço do mercado.

Seu lançamento vem com fechamento das tampas em alumínio, material que tem sido a aposta da marca já há algum tempo. O alumínio é mais leve e mais resistente, além de ecologicamente amigável.

Outra inovação está no formato dos rebites parafusados, usados no lugar dos convencionais parafusos. Esse material não possui saliências e acaba evitando que a lona rasgue na hora de prender no implemento. 

 

Noma

implementos
Tritrem Florestal da Noma

A Noma trouxe três lançamentos destaque para a Fenatran 2017. O primeiro é o Tritrem Florestal, direcionado para o transporte de madeira reflorestada, com PBTC de 74 toneladas. A vantagem do modelo é a redução no peso, que permite que este carregue mais volume. O implemento possui suspensão pneumática, rodas de alumínio e aumento na capacidade em até 2.000 kg.

Outro lançamento é o Bitrenzão Tanque, destinado ao transporte de combustível. Seu design veio mais limpo e adaptado para que seu peso fosse reduzido.

implementos
Bitrenzão Tanque da Noma

Uma novidade no tanque são os sensores de presença instalados no implemento, integrados ao sistema de freio, que freia automaticamente sempre que o sensor detectar algum obstáculo muito próximo à carga. A tecnologia também evita acidentes, graças ao mecanismo anti-tombamento.

Já o Bitrem Graneleiro, o último destaque da marca na Fenatran 2017, possui capacidade de carga líquida de 37.970 kg e PBTC de 57 toneladas. O basculante também possui controle anti-tombamento e vem mais leve que a versão anterior, além do novo design com menos colunas.

implementos
Bitrem Graneleiro

 

Monitoramento para a carreta

implmentos

Não são somente os caminhões que estão recebendo monitoramento por parte das empresas de telemetria. Elas também tem outro alvo: as carretas. No caso da Noma, os implementos são monitorados pela Wabco. Segundo a Noma, esse tipo de monitoramento é necessário para a segurança da carga, já que ela nunca está no cavalo e sim na carreta.

O uso de telemetria no transporte é uma tendência forte e esteve bem presente nessa edição da Fenatran. Para saber mais, clique aqui.

 

Randon

A Randon traz como lançamento o Semirreboque Top Sider Versátil, que foi pensado para o transporte de cargas paletizadas ou acomodadas em rack, como autopeças, alimentos, produtos de higiene, limpeza e cargas em geral.

implementos

O implemento permite inúmeras combinações de fixação de carga, graças à amarração feita no chassi, que possui diversos pontos de fixação. Dentre os opcionais do produto está a preparação para receber o ‘Top Sider’, sistema que eleva o teto do Sider em até 30 centímetros para carga e descarga, o que facilita a operação e diminui os riscos de danos no produto e na carga transportada. O componente pode vir de fábrica ou ser instalado depois da aquisição. 

Confira a cobertura completa da Fenatran 2017 aqui no site do Pé na Estrada, na nossa página do Facebook e também no canal Pé na Estrada no Youtube.

 

Por Pietra Alcântara

 

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom esta Fenatran, visitei os 5 dias pena que na sexta o nosso amigo pedro trucão estava em reunião no stande do pé na estrada mais foi muito bom muita informação sou instrutor de cursos profissionalizantes para motoristas exemplos: mopp, coletivo, escolar emergência, motofretista, taxistas, cargas indivisiveis, realmente faz a diferença …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here