domingo, setembro 27, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Estado de São Paulo e Governo Federal fazem parceria para construção de Ferroanel

- Publicidade -

Na noite da última terça feira, 29, Dória e Tarcísio Freitas, Ministro da Infraestrutura, assinaram protocolo de intenções entre o Governo do Estado de São Paulo e o Federal para construção do Trecho Norte do Ferroanel.

Veja também: Para fugir do roubo de cargas, empresa inaugura rota ferroviária que liga Jundiaí e Rio

Segundo o atual governador do estado, João Dória, após 45 anos de debate o Ferroanel vai se materializar. A viabilidade da obra se dará com investimentos do Governo Federal, cujos recursos serão do acordo de concessão ferroviária da MRS Logística.

 

O acordo

Em até 45 dias, o Governo Federal abrirá consulta pública a respeito do aditivo da concessão de ferrovia federal à MRS Logística por mais 30 anos. Esse aditivo, que deve ser assinado ainda este ano, garantirá a permissão à União, que destinará exclusivamente ao transporte férreo.

Segundo o Ministro, esse protocolo representa a aliança dos governos Federal e Estadual. É o aproveitamento de uma grande oportunidade que é a prorrogação antecipada dos contratos de concessão de ferrovias para a viabilização de investimentos importantes.

O Trecho Norte do Ferroanel terá 53 quilômetros, desde o bairro de Perus, na zona norte, até Itaquaquecetuba. O investimento será de R$ 3,5 bilhões. Estima-se que sejam transportadas 67 milhões de toneladas de produtos por ano, substituindo mais de 2,8 mil caminhões nas estradas.

O Ferroanel também será usado para transporte de passageiros, de modo segregado ao transporte de cargas. Mais de três milhões de pessoas são esperadas neste trecho que deverá ficar pronto em 4 anos a partir do início das obras.

 

Ferrovia é a solução?

Muita gente diz que o Brasil deveria investir em ferrovias, mas isso soluciona o problema dos transportes? O caminhão sumiria? Veja essas e outras questões neste vídeo.

 

Adaptado de SP Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados