quinta-feira, setembro 16, 2021

Estradas rurais são danificadas por enxurradas no Paraná

As chuvas da última semana na região de Umuarama (PR) estão exigindo esforços concentrados da Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários para a conservação e recuperação de estradas danificadas por enxurradas.

Veja também: 5 dicas para sobreviver a uma enchente

Atualmente, nenhuma estrada está interditada no município – com exceção daquela em que Prefeitura realiza serviços de melhoria na tubulação para passagem de água fluvial ou melhoria na drenagem pluvial. Em outros locais, porém, a situação é precária.

Na última sexta-feira, 26, a passagem pela ponte sobre o Ribeirão Piava ficou temporariamente comprometida na Estrada Jaborandi, na Estação de Captação de Água da Sanepar. Além de carrear muita terra e lama para a ponte, a enxurrada corroeu parcialmente uma das cabeceiras e a Defesa Civil optou pela interdição, até que as máquinas recuperassem a segurança para a passagem de veículos. A situação foi resolvida ainda no sábado de manhã.

No povoado de Nova Jerusalém, a Prefeitura está recuperando galeria e aterro na Estrada Paulista, onde o córrego Água do Burro havia causado um início de erosão. “A previsão é terminar o serviço nesta terça ou no máximo até quarta-feira, antes que cheguem as chuvas”, disse o secretário de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti.

 

Construção de ponte

A Prefeitura promete realizar no próximo dia 9/11 uma licitação para contratar empresa para construção de uma ponte de concreto armado sobre o Córrego Esperança, com recursos do Ministério da Integração Nacional/Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O valor máximo foi definido em R$ 313,3 mil. Outra via danificada pelas chuvas foi a Estrada Dias, nas proximidades da antiga farinheira.  A situação é mais precária na ponte sobre o Rio de Veado, próximo ao entroncamento com a Estrada Moema.

Leia também: 7 cuidados para rodar na chuva

 

Adaptado de Portal da Cidade Umuarama

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados