segunda-feira, agosto 10, 2020
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eVito: conheça a nova van elétrica da Mercedes

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A cada dia estamos mais perto da total eletrificação dos veículos de carga. No mês passado mostramos como a Mercedes-Benz entrou na corrida pelo caminhão elétrico viável com a apresentação do E-Fuso Por aqui, essa tecnologia já é usada por algumas empresas, como a Corpus, que possui um caminhão de lixo 100% elétrico. Na Fenatran 2017, a MAN apresentou um caminhão elétrico fabricado no Brasil.

Dessa vez, o lançamento fica por conta da Mercedes, que divulga aos poucos seus planos de oferecer ao mercado todas suas linhas de veículos comerciais leves com propulsão elétrica. O ponto de partida é o início das vendas do “eVito”, da categoria de vans médias, que já pode ser encomendado na Europa, com entregas começando no segundo semestre de 2018.

O foco da estratégia da montadora não está centrado somente no veículo elétrico, mas também na ampla solução tecnológica customizada especificamente para as necessidades comerciais do cliente. O “eVito” é o primeiro veículo de produção em série desenvolvido dentro dessa abordagem estratégica. “Estamos convencidos da necessidade da propulsão elétrica em nossos veículos comerciais leves, especialmente nas aplicações urbanas”, diz Volker Mornhinweg, CEO da Mercedes-Benz Vans. O eVito será seguido pela nova geração da Sprinter, bem como pelo Citan”.

Se a eletrificação de veículos quiser competir em igualdade de condições com o motor clássico de combustão interna, precisará de mais do que simplesmente parâmetros econômicos, como o custo de aquisição e o custo operacional. Nesse sentido, tão importante quanto o TCO (Custo Operacional Total), é a implementação de uma infraestrutura robusta para recarga das baterias, bem como a oferta de serviços e conectividade.

Soluções customizadas

A Mercedes-Benz Vans está buscando soluções num sistema customizado que se baseia na orientação de quem tem conhecimento do setor. O diálogo entre os clientes e especialistas da Empresa, por exemplo, possibilitará a adequação de cada um dos conceitos operacionais para atender às necessidades dos transportadores, tamanho da frota e perfil de condução, bem como aos pré-requisitos voltados à criação da infraestrutura para recarga.

evito

“eVito” – autonomia de 150 km e velocidade máxima até 120 km/h

Com baterias de capacidade instalada de 41,4 kWh, a autonomia do “eVito” será de aproximadamente 150 km. Mesmo em condições desfavoráveis, como baixas temperaturas externas, com carga total, terá uma autonomia de 100 km.

A bateria pode ser carregada totalmente em cerca de seis horas, enquanto que uma potência de 84 kW e de até 300 Nm de torque disponibilizam desempenho dinâmico. Quando se trata de velocidade máxima, o cliente pode escolher entre duas opções: 80 km/h atende a todos os requisitos de tráfego em áreas urbanas, enquanto conserva energia e autonomia. Se há necessidade de mais velocidade, o cliente poderá escolher a faixa máxima de até 120 km/h.

Nessa primeira etapa de encomenda do “eVito” estão disponíveis duas versões de tamanho. A versão mais longa possui um comprimento total de 5.140 mm, enquanto a extra-longa mede 5.370 mm. Ele pode acomodar uma carga útil de 1.073 kg e um volume máximo de carga de 6,6 m3. A instalação da bateria embaixo do veículo contribui para a o uso irrestrito da totalidade do espaço interno. O PBT do veículo é de 3.200 kg.

A rede de concessionários da Mercedes-Benz Vans oferece serviços de mobilidade elétrica em âmbito nacional, como base para a gestão de serviços de reparos e manutenção 24 horas, 7 dias por semana. Isso inclui:

  • Infraestrutura de recarga robusta e inteligente
  • Soluções de conectividade para o monitoramento da carga da bateria e o planejamento da rota ideal em tempo real
  • Consultoria: “eVAN Ready App” e ferramenta TCO para a análise do comportamento de condução e custos gerais
  • Veículos de aluguel para períodos de pico
  • Programa de treinamento de motoristas para frotas elétricas
  • O treinamento de motoristas é ideal para o uso eficaz do modelo elétrico no dia a dia do transporte, bem como para o estilo de condução adequado, o que pode trazer impactos positivos na autonomia do veículo

 

Foco na rentabilidade e no reduzido TCO

Quando se trata do TCO, os novos veículos elétricos se colocam em níveis equivalentes ao Vito a diesel. O preço maior de aquisição é compensado pelos custos de manutenção e energia menores, bem como por economia de impostos.

Um importante pré-requisito para o êxito dessa solução é a estrutura apropriada, bem como, o preço atrativo da eletricidade. Desenvolvimentos rápidos na tecnologia de baterias preveem que, no futuro, os veículos elétricos serão amortizados de modo mais rápido do que os de motores convencionais, oferecendo vários benefícios comerciais e ambientais.

Próximo marco de progresso da estratégia “adVANce”

A Mercedes-Benz Vans está impulsionando sua transição, deixando de ser apenas uma fabricante de veículos para se tornar uma provedora de soluções completas de mobilidade. Isso é resultado da iniciativa com visão de futuro “adVANce”, lançada em 2016. A reorientação estratégica também é a resposta aos desafios centrais das megatendências atuais – o aumento da urbanização com níveis de tráfego crescentes nas áreas centrais, requisitos mais exigentes de pureza do ar e a demanda de mobilidade sustentável.

Sob o guarda-chuva do “adVANce”, a marca da estrela de três pontas terá investido cerca de 500 milhões de Euros até 2020 em iniciativas como a integração de uma ampla gama de soluções de conectividade a suas vans, hardware inovador para o segmento e novos conceitos de mobilidade.

Adaptado de Assessoria Mercedes-Benz

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