terça-feira, agosto 4, 2020
- Publicidade -

FETCESP é investigada por suposto vídeo que incentiva greve de caminhoneiros

- Publicidade -

Você se lembra do vídeo da FETCESP sobre o que aconteceria se os caminhões sumissem por 5 dias? O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está investigando a FETCESP para saber se o conteúdo incentiva greve de caminhoneiros.

O vídeo teria sido divulgado no último dia 11. O material faz parte de uma campanha para valorização do transporte rodoviário de cargas da FETCESP em parceria com diversos sindicatos paulistas.

incentiva_greve_de_caminhoneiros
Cade vê indícios de ação premeditada. Entidade diz que vídeo foi para valorizar caminhoneiro.

No vídeo, a federação fala em “sumir com caminhões” e em “caos para todo lado”, narrando em detalhes as consequências de uma paralisação de caminhoneiros durante cinco dias.

Cerca de 20 pessoas físicas e associações estão sendo investigadas pelo Cade por suposta ação coordenada entre competidores e concorrentes para prejudicar a livre concorrência .

Em nota, o presidente da federação, Flavio Benatti, afirmou que a intenção “clara” do vídeo é a “conscientização da população sobre a importância do transporte rodoviário de cargas”. O vídeo foi publicado na canal do Youtube da FETCESP em maio de 2017.

 

Locaute

A Polícia Federal instaurou 37 inquéritos em 25 Estados para apurar a possibilidade de  locaute, que é quando a paralisação de funcionários tem iniciativa ou apoio das empresas. A prática é ilegal.

Segundo o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, mandados de prisão já foram expedidos, mas ele disse que não poderia informar se já tinham sido cumpridos por uma questão de segurança.

De acordo com ele, os responsáveis estão sendo convocados para prestar depoimentos.

 

Por Pietra Alcântara com informações do G1 e UOL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados