segunda-feira, agosto 10, 2020
- Publicidade -

Contran garante mercado para estampadores de placas Mercosul

- Publicidade -

O Contran acaba de publicar a Resolução 733/2018, que regulamenta o credenciamento de empresas estampadoras de Placas de Identificação. Em março, o órgão suspendeu as regras sobre a futura obrigatoriedade das placas por 60 dias, devido a pressão de fabricantes e possíveis estampadores de placas Mercosul. Como resposta, o Contran publicou a Resolução 729 no última dia 11, sexta-feira.

O documento também determina o início de emplacamento de veículos novos, e aqueles que mudaram de domicílio, com o modelo de placa padrão Mercosul para 1º de dezembro. A norma complementa a Resolução nº 729/2018 e estabelece critérios para fabricação e comercialização das placas. 

estampadores_de_placas_Mercosul
Imagem: Rodrigo Nunes/MinCidades/Divulgação

Como serão as Placas Mercosul no Brasil? Clique aqui e entenda.

 

Cartel na fabricação das placas

Empresas no segmento de estamparia de placas reclamaram das normas do Contran que regulamentavam as Placas Mercosul. O Ministério Público Federal (MPF) chegou a instaurar um inquérito para investigar supostas irregularidades ocorridas na elaboração da resolução.

Em março, o MPF relatou a existência de cartel no mercado de fabricação de placas para carros na Bahia entre os anos de 2003 e 2010, com a participação do Detran. Documentos e depoimentos revelaram a imposição de tabelas, fixação de preços e a divisão de mercado entre concorrentes.

O Contran se viu na obrigação de mudar esse cenário e, com a nova resolução, procura integrar empresas de estamparia de placas ao sistema Mercosul. De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Mauricio Alves, o principal objetivo da Resolução 729 é garantir que as empresas do ramo de estampagem continuem no mercado.

“O que queremos é dar segurança aos estampadores reconhecendo o serviço prestado e garantindo que não haja um monopólio sobre a atividade. Sabemos que muitos comerciantes adotam o ramo da estampagem das placas em todo o Brasil, prestando serviço aos condutores que sofreram avarias nos dispositivos”, explicou o diretor do Denatran.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados