segunda-feira, agosto 10, 2020
- Publicidade -

Ford apresenta, na Europa, limitador inteligente de velocidade

- Publicidade -

A Ford apresentou na Europa uma nova tecnologia que ajuda o motorista a dirigir de forma mais segura e evitar multas, o limitador inteligente de velocidade. Equipado com uma câmera dianteira, o sistema reconhece os sinais de trânsito e ajusta automaticamente a velocidade máxima aos limites legais da via. O novo S-MAX, lançado no mercado europeu, é o primeiro a estrear o equipamento que depois será oferecido em outros modelos no mundo.

“Os motoristas nem sempre percebem que estão acima do limite de velocidade e, muitas vezes, só descobrem que estavam indo rápido demais depois de receber uma multa pelo correio ou ser parados pela fiscalização”, diz Stefan Kappes, supervisor de Segurança Ativa da Ford Europa. “O limitador de velocidade inteligente pode tirar esse estresse do motorista, ajudando-o a se manter dentro do limite legal de velocidade.”

O equipamento permite ao motorista definir a velocidade máxima do veículo por meio de comandos no volante e conta com uma câmera montada no para-brisa que monitora os sinais de trânsito. Quando o limite de velocidade é menor que o programado ele faz a redução necessária e, se o limite aumenta, é novamente reprogramado.

O limitador inteligente de velocidade é capaz de atuar numa faixa de 30 a 200 km/h e produz uma desaceleração suave, reduzindo a alimentação de combustível para o motor em vez de aplicar os freios.

O equipamento também se comunica com o sistema de navegação de bordo para ajudar a manter a velocidade dentro do limite com precisão, principalmente em rodovias longas, onde as distâncias entre as placas de sinalização é maior. Caso necessário, o motorista pode desativar temporariamente o sistema, pisando firmemente no acelerador.

Multas

Como no Brasil, o uso de câmeras de monitoramento do trânsito e as multas por excesso de velocidade vêm crescendo na Europa. No Reino Unido, segundo o Ministério dos Transportes, 14% das mortes registradas em acidentes rodoviários em 2011 foram causadas por excesso de velocidade O valor das multas também tem aumentado. No Reino Unido, o valor máximo da multa por excesso de velocidade em estrada foi elevado para 10.000 libras (ou cerca de 47.600 reais). Em alguns países, o valor da multa é vinculado aos rendimentos do motorista. No início deste ano, um motorista na Finlândia foi multado em 54.000 euros (cerca de 186.000 reais) ao ser flagrado a 103 km/h numa via com limite de 80 km/h.

No brasil as multas ainda são muito mais brandas, mas ninguém gosta de tomar uma.

Fonte: Imprensa Ford

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados