domingo, março 7, 2021

Fortes chuvas causam cratera na BR 010

- Publicidade -

Entre os municípios de Ipixuna e Paragominas, no Pará, um rio pequeno transbordou durante forte chuva e, com a força da água, houve rompimento da pista. O incidente causou uma cratera na BR 010 de cerca de 8 metros de extensão, com rompimento no km 210 da rodovia. Não há previsão para o fim da interdição da via.

Leia também: Eixo SP responde acusação de corte de árvores nativas

cratera na br 010
Fortes chuvas causam cratera na BR 010 | Imagem: Twitter do Governador do Pará, Helder Barbalho/Divulgação

A pista ficou totalmente interditada também no km 211. A prefeitura de Ipixuna do Pará declarou situação de emergência após a tempestade causar inundações nesta terça-feira, 16. Segundo o G1, cerca de 800 pessoas ficaram desabrigadas e 1.520 desalojadas, 50 delas perderam as casas com a enxurrada.

O governador do Pará visita cratera e publica em suas redes sociais:

De acordo com o decreto municipal, as fortes chuvas nos últimos dias ocasionaram aumento do nível do rio Ipixuna e rios menores, além de provocar alagamentos, quedas de pontes, rompimento de vias, entre elas a BR 010. 

A medida foi tomada após um parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, segundo o prefeito Artemes Oliveira (PSD).

Com o decreto, ficam autorizadas, entre outras medidas, a mobilização de órgãos municipais para atuarem com a Defesa Civil Municipal e a convocação de voluntários para reforças as ações.

 

Confira rotas alternativas:

  • Belém – sentido sul do país: Alça Viária, PA-150, até a divisa PA/TO
  • Belém – Paragominas: Alça Viária até o Acará e Tomé Açu. Em Tomé Açu, pegar a PA- 256 e seguir até a vila Canaã (trecho sem pavimentação), atravessar a balsa e percorrer 60 km (pavimentados) até sair na BR-010 (rotatória de acesso à Paragominas).

 

Adaptado de G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados