quinta-feira, outubro 22, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Gleise Hoffmann twitta sobre greve dos caminhoneiros: Mentira!

- Publicidade -

Mais uma fakenews no mundo do transporte. Começou a circular uma imagem, teoricamente retirada do perfil no Twitter da deputada federal petista Gleise Hoffmann, onde a parlamentar estaria defendendo a paralisação dos caminhoneiros programada para o dia 30 de março. A mensagem teria sido postada no dia 20 de março.

 

Como sabemos que é falsa?

Gleise Hoffmann twitta sobre greve dos caminhoneiros, mentira
Imagem que está circulando

O primeiro indício está no seguinte trecho: “Dia 30/03/2019”. Reparem que as pontinhas das letras e número estão cortadas, isso já sugere o uso edição na imagem. A certeza completa vem ao entrarmos no Twitter da deputada, que é aberto e pode ser visto por qualquer um (clique para ver).

Ao chegarmos ao dia 20/03, dia da suposta mensagem, vemos que os posts de cima e de baixo são exatamente iguais aos que circulam pelo Whatsapp, mas a mensagem real do dia 20 fala, na verdade, de uma crítica a Bolsonaro pelas mudanças anunciadas na viagem do presidente aos EUA. Em nenhum momento a postagem menciona caminhoneiros, como você pode ver na imagem abaixo, feita por nossa equipe em 25/03:

Mensagem original no Twitter da deputada
Mensagem original no Twitter da deputada

 

Por que alguém faria essa montagem?

Veja as diferenças no comparativo entre as duas imagens
Veja as diferenças no comparativo entre as duas imagens

Não dá pra garantir, mas uma possibilidade é ligar o nome do PT ao movimento dos caminhoneiros no intuito de desestimular uma nova paralisação. Afinal, grande parte da categoria apoiou o presidente Jair Bolsonaro. Se essas pessoas entendessem que a greve é ligada ao PT, não iriam querer participar.

A verdade, no entanto, é que é difícil saber exatamente porque as pessoas criam as notícias falsas, mas, com certeza, elas beneficiam alguém, por isso é necessário checar sempre as informações antes de acreditar nelas, passá-las para frente e, principalmente, usá-las como argumento para decidir se participa de algo ou não, se vota em alguém ou não. Fique atento, notícias falsas prejudicam o dia a dia do estradeiro.

Veja outra matéria com algumas dicas para não cair em notícias falsas clicando aqui

 

Por Paula Toco

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados