terça-feira, outubro 19, 2021

Iveco e Nikola anunciam nova fábrica de caminhões elétricos na Alemanha

Na terça-feira 28 de setembro, foi inaugurada a fábrica de caminhões elétricos da Iveco em parceria com a montadora Nikola, na cidade de Ulm, no sul da Alemanha. A produção terá início até final do ano e os primeiros modelos do Nikola Tre produzidos na planta serão entregues para clientes selecionados nos Estados Unidos, em 2022.

Além do modelo de produção de caminhões elétricos Iveco/Nikola a bateria, a próxima evolução desta plataforma modular para serviços pesados também foi apresentada ao público na forma do protótipo de veículo elétrico a célula de combustível Nikola Tre. Este modelo entrará em produção até o final de 2023.

Há algum tempo, já noticiávamos sobre o avanço dos pesados eletricos da Nikola, que chegaram a ser denominados como “o caminhão do futuro”, devido à alta tecnologia dos veículos.

A fábrica de Ulm

Com 50 mil metros quadrados, dos quais 25 mil metros quadrados são cobertos, a fábrica de Ulm apresenta um processo de montagem final que foi projetado para veículos “nascidos elétricos”. Este local, e a primeira fase da industrialização, representam um investimento conjunto das montadoras e envolve uma projeção de 160 fornecedores no processo, do início ao fim. 

A linha de produção está atualmente prevista para ser capaz de fabricar aproximadamente mil unidades por turno por ano e deverá passar por um aumento progressivo nos próximos anos. A fábrica irá operar de acordo com os princípios do programa de Manufatura de Classe Mundial (WCM) com o objetivo de atingir desperdício zero, acidente zero, falha zero e estoque zero, confirmado por suas características-chave que incluem a gestão totalmente digital do chão de fábrica, projetada para garantir 100% de rastreabilidade e operações sem papel.

O Nikola Tre Elétrico

O Nikola TRE, o caminhão elétrico que será fabricado na fábrica de Ulm, na Alemanha (Divulgação/Iveco)
O Nikola TRE, o caminhão elétrico que será fabricado na fábrica de Ulm, na Alemanha (Divulgação/Iveco)

Planejado e projetado como uma solução de transporte de alto desempenho, o Nikola Tre tem emissão zero. Baseado na plataforma de caminhões Iveco S-WAY com um eixo elétrico, desenhado em conjunto com a FPT Industrial, o caminhão apresenta avançada tecnologia de bateria elétrica e a combustível da Nikola, juntamente com os principais componentes fornecidos pela Bosch. 

Juntas, as equipes projetaram uma plataforma modular capaz de gerar propulsão por bateria. O lançamento da tecnologia de bateria impulsionará a maturidade da plataforma subjacente antes de adicionar a célula de combustível como uma tecnologia de extensão de alcance.

O que diz a Iveco?

Gerrit Marx, Presidente de Veículos Comerciais e Especiais da CNH Industrial e CEO da Iveco, disse estar grato por testemunhar a execução de um árduo trabalho entregue no prazo e destaca a parceria entre as montadoras na fabricação dos elétricos: “Graças à reconhecida experiência da Iveco, fornecemos uma plataforma sobre a qual a tecnologia Nikola pode prosperar. Agora, nosso foco está em garantir o sucesso desta operação e assumirmos a liderança, quando se trata de transporte pesado de longa e curta distância, com emissão zero de poluentes”.

O presidente da Iveco na América do Sul, Márcio Querichelli, ressalta que, para o transporte de cargas, urbano e rodoviário, a tendência é que o gás seja a alternativa mais viável para o território brasileiro, sendo o ‘ponta pé inicial’ para outras tecnologias, como a eletrificação. “Estamos focados na missão de promover um transporte sustentável sem deixar de lado a rentabilidade da operação do cliente”, afirma.

Vale destacar que no Brasil a Iveco iniciou o programa Brasil Natural Power, que juntamente com grandes parceiros, tem como objetivo desenvolver, produzir e comercializar veículos movidos a combustíveis alternativos projetados para atender aos segmentos do transporte no Brasil levando em conta suas peculiaridades e características.

Veja Também: Iveco lança caminhão para coleta de resíduos, o Tector Auto-Shift Coletor

 

Por Daniel Santana com informações da Assessoria Iveco

 

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