terça-feira, outubro 19, 2021

Iveco lança caminhão para coleta de resíduos, o Tector Auto-Shift Coletor

Assim como a Mercedes-Benz e a Ford, a Iveco também aproveitou a semana para apresentar um novo veículo ao mercado brasileiro. A Iveco apostou no caminhão para coleta de resíduos, o Tector Auto-Shift Coletor.

A marca desenvolveu o modelo a partir de um produto que já atuava no mercado, o Tector, que tem versões entre 9 e 31 toneladas. O Tector Auto-Shift Coletor vem disponível em duas configurações de entre-eixos para aplicações 4×2 e 6×2 e tem capacidade para implementos de 15 a 19 metros cúbicos, sendo este último na versão 6×2 pusher.

Tector Auto-Shift Coletor, novo caminhão da Iveco para coleta de resíduos
Tector Auto-Shift Coletor
Fonte: Assessoria Iveco

Destaques

O Tector Auto-Shift Coletor vem com transmissão automatizada e o câmbio foi desenvolvido e testado em conjunto com os clientes. Por ser uma aplicação marcada pelo anda e para e constantes trocas de marcha, a caixa automatizada traz conforto ao motorista. O motor é o NEF n67, da FTP Industrial, com 300 cv e 1.050 Nm de torque. 

O novo para-choque curto do caminhão prevê um ângulo de ataque maior e melhora no acesso às áreas acidentadas. O veículo tem coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e banco de motorista pneumático, além dos itens de segurança como controle de tração e hill-holder. O ar-condicionado e rádio são opcionais.

A transmissão Auto-Shift do caminhão de coleta de resíduos da Iveco vem com duas marchas ré: “Ao analisar o uso do caminhão na operação, ficou claro que a utilização da ré é intensa e, por isso, aplicamos essa evolução. Quando a ré é utilizada, o modelo tem disponível o “modo manobra” que é uma funcionalidade que permite ao motorista focar na direção, sem precisar se preocupar com os pedais”, explica Alexandre Jordão, gerente de Marketing de Produto da Iveco.

Segundo a marca, também há reforços em latão no garfo dos varões internos, garfo de acionamento da embreagem mais robusto, platô de embreagem específico para a missão coleta, caixa planetária reforçadas com arruelas de bronze para maior durabilidade e novos materiais de engrenagem que promete aumentar a força do conjunto. O eixo-traseiro para o sistema de freio e as molas também foram reforçados.

Tector Auto-Shift Coletor
Tector Auto-Shift Coletor
Fonte: Assessoria Iveco

O Hill-Holder

O Hill-Holder é uma das funções mais utilizadas em operações de coleta de resíduos. Ele é um assistente de partida em rampa que mantém o veículo parado por 3 segundos, facilitando a transição de tirar o pé do freio e passar para o acelerador.

Por meio de sistemas eletrônicos, quando o motorista tira o pé do pedal de freio, o veículo automaticamente mantém o sistema de freio ativo, e assim que o pedal do acelerador é acionado, o veículo encontra a rotação e o torque ideal do motor e libera o sistema de freio para uma partida em segurança para o motorista e sua equipe.

 

Por Wellington Nascimento com informações de Assessoria Iveco

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados