terça-feira, dezembro 7, 2021

JAC Motors lança a primeira van de passageiros 100% elétrica do Brasil

Os veículos elétricos estão cada vez mais frequentes no Brasil. Desde carros, caminhões e ônibus, o mercado vem abrindo espaço para o segmento de vans. A JAC Motors lançou nesta semana, a primeira van de passageiros 100% elétrica do Brasil, a JAC iEV750 Vip.

JAC Motors apresenta a primeira van 100% elétrica do Brasil
JAC iEV750 Vip
Fonte: Assessoria JAC Motors

Não é novidade para a JAC Motors trazer veículos elétricos para o mercado brasileiro. A JAC iEV750 Vip é a nona versão de elétricos da empresa. Porém, diferentemente da iniciativa de outros segmentos da marca, a ideia de produzir a van 100% elétrica veio dos próprios clientes brasileiros. 

“A chegada da iEV750 Vip nos dá um sabor especial: é a prova de que estávamos certos quando optamos por verter toda a nossa linha para modelos 100% elétricos! Pode ser até que viéssemos a lançar a versão da van para passageiros no futuro, mas a demanda de alguns clientes surgiu antes”, explica Sergio Habib, presidente do grupo SHC e da JAC Motors.

Inicialmente, a van existia no modelo de carga, mas a pedidos de clientes, se transformou em modelo de transporte executivo de passageiros. Sua aplicação será para curtas e médias distâncias, com especial destinação para aeroportos, hotéis, resorts, restaurantes e empresas de transporte em geral.

Veja também: Caminhões e picapes elétricas da JAC Motors no Brasil

Características da Jac iEV750 Vip

A van 100% elétrica da JAC Motors vem com capacidade de 13 passageiros, além do motorista. São 13 bancos individuais, com três fileiras de três poltronas e a última com quatro. Todos os bancos são reclináveis e equipados com cinto de segurança. Cada ocupante da van também conta com aletas de ventilação individuais para regular o fluxo do ar-condicionado.

JAC Motors apresenta a primeira van 100% elétrica do Brasil
O interior da JAC iEV750 Vip
Fonte: Assessoria JAC Motors

O acesso ao interior da van é feita pela porta dianteira, o que não é comum no segmento de vans. Sem o banco do carona, o passageiro entra na van utilizando um estribo que é usado como degrau.

Para facilitar o embarque e desembarque de passageiros, a Alpha6, empresa parceira da JAC e responsável pela transformação do veículo em modelo elétrico, criou um sistema de abertura automática da porta. Com ele, o motorista comanda o sistema por uma tecla no painel ou com controle remoto.

JAC Motors apresenta a primeira van 100% elétrica do Brasil
Imagem de como será feito o acesso de passageiros na van pela porta dianteira. Há suporte para as mãos na parte superior e um estribo para ajudar no embarque e desembarque. Para o motorista, os botões de comando vermelho e verde servirão para abrir e fechar a porta.
Fonte: Assessoria JAC Motors

De acordo com a JAC Motors, a van também ganhou revestimento nos pisos, nas laterais e no teto, com instalação de isolamento acústico e térmico. 

Som e motor

Como característica de veículos elétricos, é difícil perceber algum tipo de ruído no interior da van. Com isso, acaba permitindo um maior conforto para todos que estão a bordo do veículo.

A van também não possui câmbio, embreagem, bicos injetores, bomba de injeção, óleo, filtros, aditivos e correias.

A JAC iEV750 Vip vem equipada com bateria de 92 kWh de capacidade máxima, que permite uma autonomia de 235 km, segundo a empresa. O motor elétrico tem 163 cavalos de potência e o torque máximo chega a 750 Nm.

Para efeitos de comparação com motor e torque de veículo movido a diesel, a nova Ford Transit, também do segmento de vans, tem motor de 170 cavalos de potência e torque máximo de 405 Nm.

Veja mais detalhes sobre a Nova Ford Transit

Preço

A primeira van 100% elétrica do Brasil será comercializada pelo preço de R$ 419.000,00 mais o custo de transformação de R$ 60.000,00. Ela já pode ser encomendada em toda a rede autorizada JAC Motors.

“O prazo de entrega comercial será de 60 dias, mas estimamos encurtar esse prazo”, prevê Leandro Zillig, sócio fundador da Alpha6.

 

Por Wellington Nascimento com informações de Assessoria JAC Motors

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados