segunda-feira, outubro 18, 2021

Mercedes-Benz aposta em serviços 4.0 para clientes cada vez mais conectados

A Mercedes-Benz do Brasil está cada vez mais aderindo aos serviços 4.0 para se relacionar com os seus clientes. O termo 4.0 vem de Indústria 4.0 e está ligado a um sistema de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, que tem mudado as formas de produção no Brasil e no mundo.

Com os serviços 4.0 Mercedes-Benz, a marca pretende oferecer uma relação mais dinâmica entre motorista, caminhão, seus serviços e a operação do cliente, com base na conectividade.

“Saímos na frente e avançamos muito nessa nova era da indústria. Inovamos com a Fábrica 4.0, com caminhões 4.0 como o Novo Actros e com Serviços 4.0 para um cliente que também é cada vez mais 4.0, mais digital e conectado, e mais profissional”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Serviços 4.0 da Mercedes-Benz
Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz

Serviço de segurança para carga e caminhão

Em parceria com a Sascar, a Mercedes-Benz apresentou uma solução de segurança para caminhões e cargas, uma nova modalidade agregada ao Fleetboard. Ela já está disponível para os extrapesados e, em breve, será estendida para toda a linha de caminhões da marca.

“Com o Fleetboard, já oferecemos as funções de rastreamento e controle”, diz Roberto Leoncini. “Agora, agregamos mais experiência e conhecimento à gestão de risco para os clientes dos nossos caminhões, uma vez que a Sascar atua há mais de 20 anos e é líder deste setor na América Latina”.

No primeiro trimestre deste ano, a empresa alemã registrou 1.243 caminhões ativados com os serviços do sistema de gestão de frota Fleetboard.

Serviço de manutenção preventiva com o Mercedes-Benz Uptime

O Mercedes-Benz Uptime é o serviço de manutenção preventiva e preditiva da marca. Disponível para caminhões da família Novo Actros, que já saem de fábrica com o serviço, a inteligência de dados avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção.

Veja também: 10 itens que vão fazer você querer o Novo Actros da Mercedes-Benz

“A grande inovação é que a inteligência artificial monitora os dados do caminhão o tempo todo, acionando automaticamente as medidas de manutenção e reparos que buscam evitar paradas desnecessárias, mantendo o veículo na sua atividade de transporte”, diz Sílvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

Ao ser acionado, o sistema de inteligência artificial chega a indicar, por exemplo, qual o concessionário mais próximo, se é preciso parar imediatamente ou se é possível programar a manutenção na oficina da rede e até já agenda o horário do serviço, com a separação das peças e o mecânico responsável já avisado.

Esse serviço 4.0 da Mercedes-Benz já está presente em mais de 1.000 caminhões de 725 clientes.

Serviços 4.0 da Mercedes-Benz
Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz

Serviço de garantia estendida

A Garantia Estendida é um seguro adicional criado pelo Banco Mercedes-Benz que oferece ao cliente a cobertura de eventuais intercorrências com o caminhão que venham a ocorrer após o período de garantia original de fábrica. De acordo com a Mercedes, esse produto proporciona uma proteção contra gastos inesperados, com serviços executados pela marca.

O seguro engloba toda a linha de caminhões da montadora: Famílias Accelo (segmentos de leves e médios), Atego (médio e semipesados), Axor e Novo Actros (extrapesados).

Clientes terão a opção de escolher entre duas opções do seguro: Mercedes-Benz Extended (cobre itens básicos de peças, como motor, caixa de transferência e sistema de turbo) e Mercedes-Benz Extended Plus (que acrescenta ao Extended itens dos sistemas elétricos e de freios, por exemplo).

O novo produto estará disponível a partir de maio para períodos complementares de 12 ou 24 meses para o trem de força, podendo aumentar a garantia total do veículo para até 4 anos, conforme o modelo.

Óculos de realidade aumentada para a assistência técnica

A aposta da Mercedes-Benz em serviços 4.0 também passa pela manutenção. De iniciativa pioneira no Brasil, a Mercedes-Benz disponibilizou aos técnicos de concessionários óculos de realidade aumentada (RA) para realizarem diagnósticos de forma mais ágil, reduzindo o tempo de reparo e manutenção de caminhões e ônibus.

Para um aproveitamento ainda melhor dessa tecnologia, especialistas da marca oferecem suporte técnico online aos profissionais da oficina do concessionário, auxiliando as ações de diagnóstico e de reparos com os óculos de realidade aumentada. 

Serviços 4.0 da Mercedes-Benz
Imagem: Divulgação/Mercedes-Benz

A comunicação entre o concessionário e a fábrica tem início assim que o técnico de manutenção, de qualquer parte do Brasil, aciona a Central de Atendimento em Campinas, por meio do próprio óculos de RA. A unidade recebe o chamado e se conecta diretamente com o profissional da rede, que compartilha suas dúvidas com um especialista, além de mostrar a irregularidade do veículo em tempo real.

“Com apoio remoto da fábrica, um processo de diagnóstico, por exemplo, feito em 3 horas pode ser realizado em apenas 20 minutos. Além disso, o mecânico pode liberar o caminhão no próprio local do atendimento, seja na oficina da revenda ou do cliente, na estrada ou outro ponto, desde que haja conexão adequada, aumentando assim a disponibilidade do veículo”, diz Sílvio Renan.

Aplicativos Mercedes-Benz

“A Mercedes-Benz é a única fabricante de caminhões a oferecer aplicativos de gestão de frota e desempenho para motoristas e frotistas”, define Roberto Leoncini.

De acordo com a empresa, são aplicativos para smartphone que prevê facilitar o dia a dia do motorista. São eles:

  • App Liga na Estrada – A “liga dos campeões” entre os motoristas, com um ranking de desempenho que visa estimular o motorista a dirigir cada vez melhor.
  • App Jornada da Estrada – Auxilia na gestão e no controle das atividades do dia a dia do motorista.
  • App Mercedes Club – Permite agendamento de serviços e conecta o cliente com o primeiro programa de fidelidade do segmento de caminhões e ônibus no Brasil, que já conta com mais de 97 mil participantes.

Pesquisa de experiência online

Segundo a empresa, houve um aumento de 360% na participação de clientes em pesquisas de experiência com a marca em seus canais online, como o WhatsApp

O principal objetivo da pesquisa, segundo a marca, é que motoristas, frotistas, gestores de manutenção e proprietários tenham um canal rápido à disposição para que possam responder às seis perguntas da pesquisa de modo prático, em menos de 1 minuto, a qualquer horário do dia e na palma da mão.

Essa ferramenta possibilita que o cliente compartilhe opiniões, sugestões, críticas e elogios que servirão para identificar pontos a serem desenvolvidos, além de ajudar a empresa a fornecer melhores experiências aos consumidores.

 

Adaptado de Mercedes-Benz

 

 

 

 

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