Ainda não está em vigor a lei que obriga aos fabricantes de veículos colocarem no mercado apenas carros e caminhões com rastreador, mas a nova geração do Fleetboard, da Mercedes-Benz, já terá essa função à partir de março.

O Fleetboard

O Fleetboard é o sistema de telemática da montadora que, segundo a empresa, traz uma redução de até 15% no custo operacional, considerando consumo e manutenção. Ele fornece informações sobre o estilo de direção de cada motorista, bem como relatórios com indicação de pontos de melhoria na condução e isso propicia uma melhora no desempenho dos condutores e com isso vem a economia. O sistema ainda oferece o diagnóstico remoto de falhas.

O Rastreador

Além das funções anteriores, agora o Fleetboard também possui a função de rastreador, graças a parceria da Mercedes com a Zatrix, referencia no mercado de rastreamento. O diferencial do rastreador vindo de fábrica é que ele é parte do sistema eletrônico do caminhão e por isso, segundo a montadora, não pode ser desligado ou retirado, pois o caminhão não funciona sem ele.

O sistema sozinho já funciona como um localizador de casco, mas para guardar a carga ainda é necessário contratar uma gerenciadora de risco.

O Bloqueio

A maior reclamação dos motoristas é a forma como acontecem os bloqueios. Não faltam histórias de quem foi bloqueado descendo uma serra, com uma carga perigosa, em local sem sinal de celular ou em região perigosa. Ao que tudo indica, esse é outro grande diferencial do produto, já que ele não bloqueia totalmente o veículo.

Quando o comando de bloqueio é dado, a velocidade vai gradativamente para 40km/h, fica assim por volta de 40 segundos e depois cai a 10km/h. Se o motorista não desligar o caminhão, ele pode rodar a 10km/h o quanto for preciso. Essa velocidade torna impraticável o roubo do veículo, mas permite que o motorista não fique parado em local perigoso ou sem sinal de celular. Agora se o caminhão for desligado, aí ele não pega até que haja o desbloqueio.

O novo Fleetboard está disponível para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz e tem vários planos de serviços, começando a R$ 99,00/mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here