terça-feira, outubro 27, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mercedes inaugura Linha de Produção de Chassis de Ônibus

- Publicidade -

Na última segunda-feira, 28, a Mercedes-Benz do Brasil inaugurou sua nova Linha de Produção de Chassis de Ônibus 4.0. Agora a matriz da montadora, em São Bernardo do Campo (SP), possui a primeira fábrica 4.0 do segmento, com tecnologia inteligente e conectada para otimizar processos.

Leia também: Segurança em estradas ruins, o que o motorista pode fazer?

“Investimos mais de R$ 100 milhões na nova fábrica 4.0 de chassis de ônibus. Esse aporte faz parte do ciclo de investimentos de R$ 2,4 bilhões da nossa Empresa entre 2018 e 2022”, ressalta Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

linha de producao
Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

“Mesmo num momento desafiador de recuperação da economia, especialmente nesse segmento, estamos entregando a fábrica de ônibus mais tecnológica do País. Não deixamos de acreditar no Brasil, pensando também nos nossos colaboradores, clientes e na sociedade como um todo. Já estamos, portanto, vivendo o futuro também em ônibus”.

 

Novos processos e tecnologias

O conceito da nova linha de produção e os recursos foram pensados para atender às demandas dos clientes com maior flexibilidade. Os clientes da Mercedes no setor incluem o Brasil e países da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio, mercados paras os quais os chassis são exportados.

linha de producao
Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

O processo de mudança na produção teve início com a Linha de Caminhões 4.0 em 2018, seguida pela Linha de Cabinas em 2019, chegando agora à Linha de Ônibus. O próximo passo é tornar as linhas de agregados, como motores, câmbios e eixos, também 4.0.

A tecnologia 3D e de simulação virtual foi uma grande aliada durante todo o processo. “A nova Linha de Produção de Chassis de Ônibus foi planejada em softwares de simulação e 3D. O projeto foi desenvolvido para verificar a funcionalidade e a capacidade, assegurando o melhor conceito de cada equipamento e processo”, diz Sérgio Magalhães, diretor geral Ônibus América Latina.

Sérgio destaca que a nova Linha de Chassis de Ônibus assegura mais qualidade de vida, ergonomia, segurança e inclusão para os colaboradores, com um ambiente de trabalho que favorece a produtividade e novas ferramentas .

Entre os novos recursos, a Mercedes destaca o Bus Data Center, plataforma online que permite acompanhar 100% das operações de ônibus, desde o planejamento até a qualidade feita no encarroçador, por qualquer plataforma (celular, notebook ou tablete). Essa ferramenta tem interface com diversas áreas de São Bernardo do Campo e, no futuro, com outras fábricas da Daimler.

Além disso, na nova linha de ônibus, há tecnologias como AGV (Automatic Guided Vehicle ou Veículo Guiado Automaticamente), EOM (Electrical Overhead Monorail, sistema de transporte aéreo), elevadores automáticos, célula robotizada, apertadeiras eletrônicas, chamadas de peças por wi-fi e monitores touch screen de tela ampla.

 

Adaptado de Mercedes-Benz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados