sábado, outubro 23, 2021

Motorista fica preso em pátio de triagem por não ter dinheiro para pagar estadia

O caminhoneiro Wagner M. nos escreveu relatando ter sido obrigado a passar por um pátio de triagem antes de descarregar. O problema é que, na hora de sair, ele se deparou com uma dívida que só poderia ser paga em dinheiro. Como só tinha cartão ou cheque, o motorista ficou preso no pátio de triagem até que sua mulher conseguiu ir até lá levar dinheiro em espécie. A pergunta que fazemos é, isso é legal?

 

A situação

Situações difíceis, infelizmente, são parte quase que diária da vida do caminhoneiro. E os problemas são diversos: não ter onde parar para fazer o descanso obrigatório, ter que pagar para descarregar em um cliente, não receber diárias, não poder usar restaurantes e banheiros em locais de carga e descarga e a situação dos banheiros que permitem o uso do caminhoneiro.

Só que, no caso em questão, o motorista só descobriu que precisaria passar pelo pátio de triagem quando chegou ao local. Além disso, não foi previamente avisado do pagamento, para poder se programar. Veja o relato baixo. Os nomes das empresas foram omitidos para preservar o motorista.

“Sou Wagner quero saber se é legal esse problema. Vim descarregar aqui na XXX em Maringá/ PR. Tive que passar aqui no YYY para fazer triagem e eles cobraram 30 reais só pra entrar no pátio. Eu não tinha dinheiro. Eu queira pagar com cartão ou cheque, mas eles não aceitaram e me deixaram preso até a minha mulher vim trazer o dinheiro. Quero saber se isso é legal e se vc pode fazer algo por isso? É uma falta de consideração por nós. Estou aqui desde às 21 h de ontem e já são 2:03 da manhã.” 

 

Constrangimento ilegal

Para saber como isso é visto legalmente, consultamos a advogada Claudia Candreva, que nos informou que a situação traz constrangimento ilegal ao motorista, o que é passível de indenização.

“Pelo relato, entendi que não houve recusa no pagamento da tarifa de R$ 30,00, sendo que, o YYY recusou recebimento em cartão ou cheque.

Assim, a atitude do estabelecimento foi arbitrária e indevida, causando, constrangimento ilegal do motorista. O ocorrido é passível de registro em Boletim de Ocorrência e ação indenizatória de danos morais.”

 

Fim da história

Como sua mulher conseguiu levar o dinheiro, Wagner conseguiu sair do pátio de triagem às 6h30 da manhã. Ainda assim, afirmou que vai guardar a orientação para futuras situações. Entretanto, imagine se isso acontece longe da casa do motorista, em um local onde ninguém pode levar a quantia até ele? É por isso que é importante conhecer a legislação e nossos direitos e deveres.

 

Por Paula Toco

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde gostaria de saber sobre descarregar em supermercado eu levo ajudante mesmo assim eles querem cobrar porém só querem em dinheiro também igual a situação acima
    Mas quando eu solicitei nota fiscal não me dão dizem que não tem nota fiscal pra isso.
    Vc tem como responder essa dúvida pra mim
    Obrigado
    Sem mais

  2. Boa estou aguardando a resposta também isso significa que….se não em ontem notas estão sonegando imposto. Muita empresas de descarga fazem isso emitindo apenas um papelzinho de descarga

  3. Isso aí está mais que na cara que se trata de crime de extorsão, quem deve arcar com tudo é o interessado pela mercadoria que seria quem recebe, para se cobrar algo em um pátio, esse pátio tem que ser tercerizado, com CNPJ e com a tabela de preço na entrada, e emitir nota fiscal do serviço prestado, caso não tenha nada disso, chame a polícia, trata-se de golpe.

  4. O problema é que esses pátios são na verdade uma fonte de arrecadação que diretores das grandes empresas e políticos das cidades com embarque e desembarque inventaria pra ganhar dinheiro .uma estorcao pois na minha opiniao as empresas que teria que bancar esses pátios . aqui em Araguari mg tem um pátio da Vale que chega a arrecadar 80.000,00 por dia . por isso só recebem dinheiro pra sonegar e esconder as coisas erradas que esse dinheiro é usado .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados