segunda-feira, julho 26, 2021

Motorista não precisará levar laudo do exame toxicológico consigo

A partir de segunda-feira, dia 12, começam a valer as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determinadas pela Lei 14.071/2020. Dentre elas, uma que tem gerado muita dúvida é a mudança na periodicidade do exame toxicológico e se será necessário ou não apresentar o laudo em uma fiscalização.

 

O que diz a legislação

O artigo 165 B passa a ter agora a seguinte redação:

Conduzir veículo para o qual seja exigida habilitação nas categorias C, D ou E sem realizar o exame toxicológico previsto no § 2º do art. 148-A deste Código, após 30 (trinta) dias do vencimento do prazo estabelecido:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir por 3 (três) meses, condicionado o levantamento da suspensão à inclusão no Renach de resultado negativo em novo exame.

Parágrafo único. Incorre na mesma penalidade o condutor que exerce atividade remunerada ao veículo e não comprova a realização de exame toxicológico periódico exigido pelo § 2º do art. 148-A deste Código por ocasião da renovação do documento de habilitação nas categorias C, D ou E.

Ou seja, será necessário conseguir comprovar que se fez o exame a menos de dois anos e meio. Em matéria nossa na televisão semana passada, sugerimos andar com o laudo do exame toxicológico para fazer essa comprovação. Até então, o Contran ainda não tinha definido qual seria a forma de fiscalização.

Agora, em resposta oficial, o órgão definiu que não será necessário portar o laudo do exame toxicológico e que a verificação se dará pelo Renach. Ou seja, sempre que o motorista fizer um exame, sendo para renovação da CNH ou não, o laboratório irá enviar o resultado, seja positivo ou negativo, para ser incluído no Renach.

Importante: segundo o artigo 148-A do CTB, motoristas que tenham 70 anos ou mais só precisam fazer o exame na renovação da CNH.

 

As multas já podem começar na segunda-feira?

rodovias federais
Imagem: PRF

A dúvida de muita gente é: eu fiz o meu exame há mais de 2,5 anos, já posso ser multado a partir de 12 de abril ou começa a contar a partir dessa data?

O Ministério da Infraestrutura atualizou esta informação no sábado, 10. As multas começarão apenas em 12 de maio. Ou seja, as informações abaixo valem após essa data. Clique aqui e leia matéria completa sobre a atualização.

A resposta oficial do Contran é que todos que fizeram o exame pela última vez antes de outubro de 2018 serão passíveis de ser multados. Além disso, caso você nunca seja pego em uma blitz mas não faça o exame, a multa pode vir na hora da renovação da CNH. Veja resposta oficial abaixo.

Resposta: A comprovação do cumprimento da realização dos exames se dará de duas maneiras:

  1. a) em blitzes, operações ou qualquer abordagem por parte da fiscalização: nesse caso, incorre em infração de trânsito, sujeita a multa gravíssima e suspensão do direito de dirigir por 3 meses, o condutor com menos de 70 anos de idade, que for flagrado dirigindo veículo para o qual se exija habilitação nas categorias C, D, ou E sem ter realizado o exame após 30 dias do vencimento do prazo de 2 anos e 6 meses;
  2. b) na renovação da CNH: nesse caso, somente para motoristas que exercem atividade remunerada (EAR), incorre na mesma penalidade se ele tiver deixado de realizar qualquer um dos exames periódicos, ou seja, aqueles com periodicidade de 2 anos e 6 meses.

 

E quem tem CNH C, D ou E mas não exerce?

Eu tenho CNH profissional, mas não dirijo caminhão nem ônibus, ainda assim preciso fazer o exame a cada dois anos e seis meses?

Se você tiver e quiser manter o EAR (exerce atividade remunerada) na CNH, vai sim precisar fazer o exame a cada 2,5 anos. Se retirar o EAR terá que fazer só na renovação. Entretanto, ao não fazer o exame, você fica desabilitado a dirigir veículo pesado, ou seja, não pode dirigir caminhões ou ônibus mesmo que seja de forma particular, sem fazer frete.

Tem mais dúvidas sobre as mudanças na CNH, veja o vídeo abaixo:

 

Atualização em 09 de abril:

Laboratórios se recusam a fazer exame

Motoristas reportaram que alguns laboratórios, especialmente no Paraná, têm se recusado a fazer o exame toxicológico que não seja para a renovação da CNH. A alegação seria que não há um código onde cadastrar esse exame.

Levamos a reclamação ao Ministério da Infraestrutura, que comanda Denatran e Contran, e recebemos a seguinte resposta:

Os exames toxicológicos de renovação e periódicos são os mesmos. O laboratório não pode negar fazer o exame independente do nome que esteja no sistema, o periódico e o de renovação são os mesmos exames. O caminhoneiro que se dirigir ao laboratório deve ser atendido porque o código do exame, perante o sistema Renach, é o mesmo.

Estamos também preparando um ofício circular para encaminhar aos laboratórios credenciados esclarecendo todas as dúvidas também.

O Ministério ainda pede para que os motoristas que enfrentarem esse tipo de problema denunciem o laboratório ao próprio ministério. 

 

Por Paula Toco

203 COMENTÁRIOS

    • É meu amigo infelizmente nós só reclamamos uns c os outros e não fãzemos nada de concreto pra mudar nada! Enquanto isso só fumo! Resumo, quem não morrer na pandemia vai morrer de fome, essa parece ser a ideia destes malditos políticos

      • Quem pode mudar somos nos caminhoneiros! Uma greve com todo apoio mudariamos essa palhacada em no Maximo 2 semanas. Talvez uma paralizacao nacional de 1 semana ja resolva tudo isso. Esses FDPs…

        • Concordo plenamente com você, isso é absurdo, e vocês não podem deixar que isso aconteça. Vocês podem e devem fazer paralisação geral de toda categoria, mais uma vez está nas mãos de vocês esse problema. Boa sorte.

          • É isso mesmo caminhoneiros parem esse PAIS , quero ver esses fdp não mudar essa porcaria, Tem um bando de políticos que dirigem doidão cheio de cachaça fazendo merda, e eles querendo punir quem carrega o PAIS nas costa., pra ter exame tem que ser pra todos.

        • Por causa de alguns caminhoneiros drogados deu nisso, sou rodoviário e já vi cada coisa , até na tv drogado dirigindo, quem e culpado e a categoria.

          • Jorge, meu caro. Boa tarde! Drogado em todas as categorias há. Queria ver acontecer essa arbitrariedade com: um policial que está com uma arma de fogo,letal maior do que a nossa.
            Um médico, que é responsável por sua vida em uma mesa cirurgia. Assim é a sociedade. O meio de transporte mais “confiável” segundo as estatísticas. E o aério. Se levarmos em conta acidentes envolvendo caminhões e carros de passeio, estamos bem longe. No meu sangue corre óleo diesel. Quando criança já estava em um caminhão, só fazem leis contra o povo. E o mesmo povo esquece, governo só arrecadar igual na renovação da ANTT. Todos tivemos que fazer o recadastramento. Quanto de dinheiro foi arrecadado? Igual a agora!!! Aqui minha opinião e indignação.

        • Tinha que fazer greve isso ja e discriminação porque os politicos estudante universitário não precisa faxer ou seja quem tem categoria a B não precisa fazer eles está no transito também

    • O comunismo tá se implantando no Brasil, porquê estes deputados, senadores, governadores, ministros do STF e outros que querem o regime comunista não se mudam para países com estes regimes, ex. Cuba, Venezuela, China …….
      Escravizar o povo não vai acontecer com o brasileiro, o estopim aceso, passando a pandemia o povo não vai pra rua, vai para Brasília, quero abrir o STF de caminhão

      • O comunismo já está implantado só não vê quem não quer.E esse povo de hoje frouxo e covarde que aceita tudo de cabeça baixa.Nos meus 68 anos nunca vi um povo tão anti patriota com esses jovens de hoje.E lamentável o futuro que os espera.

      • verdade todos os motoristas deveriam parar pelo menos uma semana de todas as classes c,d,e aí eu queria ver…
        todo poder emana do povo, só falta acordar…

        • De autoria do deputado Vicentinho (PT- São Paulo) a PL 1965/21, altera código de trânsito brasileiro, e exige exame toxicológico. PT é partido de esquerda = consumismo. Ficou claro?

    • Estão de sacanagem com nossa categoria, minha CNH vence agora em dezembro vou ter que fazer 2 exames é isso que eu entendi? Brasil pais vergonhoso, de se viver , povo não faz nada pra mudar, somos todos submisso

      • Positivo a minha tambem venci em desembro mais culpa é nossa da nossa categoria quem comanda nosso pais é a corupicao aumentaran o prazo de validade e colocaran o ezame toxicológico é uma jogada de mestre senhor presidente é um toma la e mim das ca mais continuo falando se todos nos caminhoneiro tivessi parado essa putaria porq nosso brasil é uma putaria um cabare essis políticos estao no poder estudando pra ver como nos rouba todos os dias vamos para o brasil e so voltar quando sair um decreto federal e oficial com nossos direitos nos somos tratados como lixo em todo o brasil.aff

        • Sou instrutor de trânsito minha CNH foi renovada em 02/10/2017, quando vou três que fazer o toxicologico já que a CNH vencerá em 29/09/2022 ?

      • dois não, se vc tiver menos de 50 anos vai ter que fazer quase 4 vezes durante os 10 anos, pois a validade da CNH agora passou de 5 anos para 10 anos, lamentável mais é verdade. Os caminhoneiros podem conseguir até derrubar o Supremo!!!! com os caminhoneiros parados não existe nada, remédios, alimentos, combustível, isso 15 dias acaba com o Brasil, essa força os caminhoneiros tem.

      • Infelizmente sim, Tiago. O exame pra renovar a CNH precisa ser feito dentro de 90 dias, então, no seu caso, teria que ser feito, no mínimo, em setembro. E a partir de 12 de maio quem for pego na fiscalização sem o exame já pode ser multado. Isso se você fez seu último exame toxicológico antes de outubro de 2018.

          • Sim , vai ter que fazer o toxicológico ate 12 / 05 /21 se não é multa gravíssima de mais de 200 reais X 5 que vai dar quase 1500 reais e mais 90 dias de suspensão…

      • Tiago, não vai ser preciso fazer o toxicológico duas vezes , pois se vc fizer agora quando vc renovar sua CNH vai estar dentro do prazo de 2 anos e 6 meses.

    • Isto é uma desgraça no Brasil só criam leis só pra fuder com quem trabalha .Por não dão oportunidades de trabalho para os caminhoneiros que carrega este país nas costas,um país que as rodovias são uma merda,não temos pontos de apoio nem um.Agora a categoria poderia parar pra protestar contra está lei do cão por que quem criou a lei está sentado sem fazer nada.Brasil país que tiram de quem trabalha pra dar pra não fazem pira nem uma.

      • No Brasil, o Poder Legislativo e o responsável pela maioria dos problemas da população. Vereadores, Deputados e Senadores ganham super salários, mudam e criam leis novas todos os dias e ainda tem a turma ” do contra” que vai pra Justiça, pra atrapalhar ou atrasar os Projetos do Governo (Executivo). Essa classe política não serve pra nada, a não ser pra atrapalhar o País. E nós últimos tempos, com o apoio e conivência da Justiça. Lamentável!!…

        • Fico lendo esses posts de parem caminhoneiros, vcs mandam nesse país, vcs tem o poder nas mãos. Só besteira não fazemos nada ,rolo aquele que pensar que somos nós motoristas que fazemos greve. Acorda quem faz greve é quem manda nesse país são os empresários . Sabem quando vão parar só quando os valores dos tributos abusivos e taxas e exames ridículos caírem na contabilidade dos empresários. Acordem motoristas não mandam em porte nenhuma nem no próprio caminhão que se compra a duras custas.

          • Finalmente li algo que diz a verdade . Motoristas não mandam em porra nenhuma , anos de profissão nunca vi nenhum parando por conta própria, só quando são orientados (manipulados) por esses sindicatos de merda que temos .sindicatos que não passam de meros fantoches nas mãos dos empresários.

          • Finalmente li algo que diz a verdade . Motoristas não mandam em porra nenhuma , anos de profissão nunca vi nenhum parando por conta própria, só quando são orientados (manipulados) por esses sindicatos de merda que temos .sindicatos que não passam de meros fantoches nas mãos dos empresários. Seus vendidos.

    • Eles só pensam em ganhar dinheiro, pois nem raciocínio logico tem, ou seja deveriam dar pelo menos 30dias de prazo não multar apartir de segunda ou seja motorista de ônibus e caminhao como vão rodar, ridiculo

    • Deixar isso só nas mãos de caminhoneiro , não é o correto , nós brasileiros temos que tomar a iniciativa . Se nós todos se juntassem e parecem de compra carne o preço cairiam do arroz do óleo . E assim também desta lei ,maldita que só vai beneficiar as clínicas e laboratórios .

    • Amigos, com todo respeito devemos agir! pois sabe, o petróleo só subindo, frete esta pouco e impostos muito! o fardo está pesado! que o senhor Deus nos abençoe! VAMOS AGIR!

    • se exercer a atividade remunerada sim !
      mas se não estiver atividade remunerada so, quando for renovar a CNH
      mas ai vale lembrar que vc não pode dirigir veículo passado ou de passageiros mesmo que seja particular de frete

    • Não!
      Mas é a msm coisa q ter só categoria (AB) PQ SE VC COMPRAR UM ONIBUS OU UM CAMINHAO E TIVER LEVANDO PRA CASA E O GUARDA TE ABORDAR É COMO VC NAO FOSSE HABILITADO

    • No seu caso, precisa fazer o exame toxicológico apenas quando for renovar a CNH, e não a cada dois anos e meio como é exigido para quem tem categorias C, D ou E e que exerçam atividade remunerada.

    • Agradeça isso ao STF e o senado. Pois o presidente quis acabar com esse bendito exame toxicologico, mas os ministros e deputados resolveram foi complicar mais. Eles sim, querem acabar com os trabalhadores!

    • Eu hoje já estou vendo minhas parcelas de seguro desemprego estou mudando de profissão fazendo as contas trabalhar ganhando 2 mil sair melhor que está dirigindo

  1. Ata engraçado né igualmente a min eu tenho no que renovar a minha habilitação 17/03/2022 aí eu tenho que pagar um exame toxiologico agora aí faltando quase um ano pra vencer minha habilitação aí chega no dia eu tenho que pagar de novo vcs não acha que é injusto como os motoristas profissional esse gasto a mais que vcs colocou no meu orçamento da minha família eu não sou rico tá vcs do governo que inventaram essa nova lei que deveriam de pagar do bolso de vcs pra nós motoristas profissional blz fica a minha dica é minha revolta por ser brasileiro .

      • Não deveria existir exames toxicologico para motoristas EAR.
        Quem usa drogas e sai na direção são os filhos de papai em suas baladas

    • Eu também concordo já que quer os profissionais em dias com toxicológico era pra ser GRATUITO PELO SUS Já não é pq tem deles que ganha porcentagem dos laboratórios bando de safado corrupção nunca vai acaba do presidente ao chefe de gabinete de vereadores

    • Eu acho que enquanto nós aceitar tudo que vem la de cima sem manifestar contra pode ter certeza vai ter sempre novidade. uma atras da outra. pq se eles querem resultados compre as maquinas e usem nas blitiz e nao nós termos de pagar por algo que é eles que querem. é uma verginha uma situaçao dessas.

    • Terá sim, se o seu último exame toxicológico já tiver passado do prazo de dois anos e meio. Caso o prazo tenha vencido, precisa fazer o exame até dia 12 de maio para evitar problemas e quando for renovar a CNH em 11/22 também, já que pra renovação o exame precisa ser feito dentro de 90 dias.

  2. Exame toxicológico eu até acho legal ser feito porém deveria ser feito em todos que tem habilitação pois estamos todos juntos no trânsito independente de estar a trabalho ou não quanto a periodicidade poderia continuar a mesma pois já estávamos fazendo quando tínhamos que renovar a habilitação aí desse modo não ocorreria a situação do amigo Antonio Carlos da Silva a cima e a minha tbm vou renovar a cnh ano que vem então terei que fazer esse exame com menos de 30 meses como consta na lei queira vigorar .

  3. As leis neste país não são com o intuito de se melhorar para quem trabalha, mas sim para punir. Sou completamente a favor do exame toxicológico, porém isto deveria ser requisito para TODOS que dirigem veículos automotores!! E a fiscalização deveria ser no momento da abordagem policial, assim como é feito com o bafômetro, não haveria a necessidade de fazer este exame toxicológico a cada dois anos e meio e punir financeiramente quem anda corretamente. Uma lei dura para quem fosse pego dirigindo sob efeito de entorpecentes, e pronto não seria necessário toda está “palhaçada” que estamos presenciando com estas novas resoluções do CTB.
    Mais um lobby dos laboratórios médicos e clínicas cadastradas no Detran para achacar ainda mais o bolso do caminhoneiro que já está na lona. Este país é uma vergonha.

    • Na minha opinião esse exame era para todos os motoristas fazerem independente de categoria pois os pe de breque não passam por reciclagem uma maioria usam drogas incluindo os motoqueiros e a maioria dás vezes são os causadores de acidentes .a pressão como sempre só é cima do profissional que não têm ninguém que o representa nesse país. Só um bando de aproveitadores travestidos de líderes

        • Pela lei sim, mas a CNH não precisa vencer para renovar, no seu caso compensa já fazer o exame pra renovação e pegar a CNH com 10 anos de validade conforme as novas regras do CTB.

        • Infelizmente sim, Alessandro. Se o seu último exame toxicológico foi feito antes de outubro de 2018, precisará fazer dois exames este ano. Para renovar a CNH, o exame precisa ser feito dentro de 90 dias. Mas para estar dentro da lei, você precisar ter esse exame feito a partir de 12 de maio para evitar multas.

          • Oi, Fagner. Vai precisar fazer sim. O exame vale por dois anos e meio. Se você fez em novembro de 2018, esse prazo encerra-se justamente em maio de 2021. E aí no próximo que você for fazer daqui dois anos e meio, você também consegue renovar sua CNH. Abraço!

    • Não podemos aceitar uma lei dessa,políticos fdp,sou caminhoneiro é vejo q essa profissão é escravizada,vamos parar ,não podemos aceitar uma lei dessa!

  4. Boa tarde fiz um exame toxicológico em novembro para entrar na empresa gostaria de saber se este exame serve para fiscalização também ou terei que fazer outro

  5. Infelizmente esse é o nosso Brasil, onde quem trabalha vem sendo a cada dia mais explorado pelos governantes, pagando por causa daqueles que são o responsáveis.

  6. Concordo com David Silva Nogueira, faz o teste quando fazem o bafômetro, se tiver chapado ou ingerido qualquer substância proibida, prende na hora e caça o documento. É muita taxa além da carteira já custar o olho da cara.

  7. Minha CNH, VENCE em 19.05.2022, vou ter que fazer esse exame agora, o que me deixa mais puto da vida é que nunca bebi qualquer tipo de bebidas alcoólicas e nunca fumei nem tão pouco usei drogas, agora porque só nos caminhoneiros temos que fazer esse exame? Muitos jovens dirigem alcoolizados e drogados e não fazem esse tipo de exames, esse é o nosso Brasil onde os trabalhadores são punidos por essas leis, desse corruptos que só pensam neles, isso é uma vergonha

  8. Esses tipo de coisas é que me deixa cabreiro tantas coisas que esse governo aplica para nós que dependermos dos nosso trabalho tinha que parar tudo e mandar eles pegarem as estradas e andar dia e noite pra vê se eles dariam conta mais os dondocas fica lá só no ar condicionado no bem bom

  9. Bom dia, dia 08/04/2021 falei com PRF de Santa Catarina sobre a nova lei do exame toxicológico que começa a vigorar dia 12/04/21, expliquei se as CNH vencidas ainda estão suspensas as renovações pelo Contran com prazo indeterminado para renovação, como será feito o exame. Me explicaram que o exame tem que ser presencial então todos esses tipos de exames estão suspensos por causa da pandemia.

  10. Eita país de merda esse !
    Sempre acham um jeito de roubar o trabalhador .
    Como c isso resolvesse o problema das drogas na Estrada !
    Ainda bem que estou me aposentando e não quero saber mais dessa profissão que foi tão respeitada nos anos 60 70 e 80 .
    Hoje não Vale mais nada .
    Coitado dos que estão comecando agora !
    Desculpem , mais é a minha opinião !!!

  11. Execrável essa modificação esdrúxula porque aqueles que burlam o sistema continuarão a fazê-lo . Quem ganha são os laboratórios e alguns malditos canalhas políticos que elaboraram essa lei que a pretexto de trazer mais segurança nas rodovias e vias urbanas os quais conseguiram reduzir o período do exame onerando mais os cinesíforos que pelo labor profissional na direção de veículo ganham seu sustento.

  12. Perguntei ão rodoviária Federal em Mossoró disse não ter chegado nada a eles sobre este procedimento é dele pode trabalhar despreocupo

  13. Chega ser vergonhoso essa situação, pq so o profissional tem que fazer esse exame,da forma q esta parece q só nos profissionais fazemos uso de drogas ,deveria ser para qualquer condutor ai sim seria justo

  14. Jamais vou concordar que este exame seja feito apenas por motoristas profissionais
    Todos os condutores habilitados tinham que fazer este exame. NÃO É SÓ ALGUNS MOTORISTAS PROFISSIONAIS QUE JÁ FORAM FLAGRADOS USANDO DROGAS CONDUTORES DE AUTOMÓVEIS E MOTOCICLISTAS TAMBÉM USAM A LEI TEM QUE SER PARA TODOS INCLUSIVE AUTORIDADES

    • Pelo que sei as carteiras de motoristas categorias C,D e E não renova sem passar pelo exames toxicológicos, pra que levar exame anexo CH. A não ser se os portadores dessas categorias,terão passar por estes exames períodos curtos.

  15. Raça de fdp só arrumam jeito de dizer o trabalhador e o pior vc não tem nem tempo de regularizar se for pego já leva a multa e alta pra acabar de fuder numa crise dessa que estamos passando , odeio políticos …

    • Que vergonha não adianta nada faz estrada também não esse corredor polonês que não cabe nem a carreta direito aconselho a todos motoristas a não fazer vai pegando a carteira de motoristas entrega os caminhões para polícia rodoviária aos polícia dirigirem cruzem os braços meu povo faz estrada pista dupla separa os automóveis do meio dos caminhoes o ritmo nosso para eles e diferente .

    • Tudo que o Presidente Jair Bolsonaro, faz para ajudar o povo esses vermes do Supremo Tribunal de Vagabundos , vão contra se o presidente tivesse dito que era para fez o exame esses vermes teriam ✔ com esse exame. Outra coisa só quem tem categoria C D e E que usam drogas? motoqueiros carro de passeio não!!! vemos todos os dias na TV categoria B envolvidos em acidentes graves . Supremo e Senado vão se f… seus vermes.

      • Esse exame deveria ser no momento da renovação da CNH mas não eles querem é sacanear o profissional do volante, aí o cara passa dois anos e meio e esquece acaba levando multa e tendo de fazer reciclagem e até perdendo o emprego

  16. Concordo com o exame por retirar do volante pessoas com problemas.
    Concordo plenamente que se faça uma lei para que nossos excelentíssimos senhores magistrados, agentes fiscalizadores, políticos que tentam realizar leis das mil e uma noites e que em plena pandemia não diminuíram seus astronômicos salários, pelo contrário aumentaram salários e preço de remédios façam a cada três meses o exame toxicológico e TODA VEZ EM QUE FALAREM EM PÚBLICO SOPREM O APARELHO “ETILÔMETRO” ,a fim de reduzirmos as bobagens sopradas pelas bocas de não todos, porém uma grande maioria.

  17. Mais canalhice de política para aumentar recursos do governo para tirar dinheiro de trabalhador
    Está difícil trabalhar sempre inventa alguma coisa para tirar dinheiro do trabalhador

    • Deveria haver uma paralisação pois com certeza muitos companheiros irão se esquecer deste exame e acabarão pagando multa e tendo de fazer a reciclagem e ainda corre o risco de perder o emprego

  18. A lei sobre o exame já existe e a renovação dele a cada dois anos e meio já era obrigatória, só não tinha multa, por isso a maioria não fazia ele só na renovação. Ou seja quem não renovou e agora falta pouco tempo vai ter de arcar por não ter feito no prazo.

  19. Teste toxicológico deveria ser feito nas bases da PRF. Do que adianta exigir esse teste se o cara vai na clínica compra o exame e tá tudo certo. Faz o teste na base da PRF em motoristas que andam depois da meia noite aí sim vai ter resultados

  20. O exame é uma coisa boa assim como o uso do ETILÔMETRO.
    Agora vamo nos unir pra que todos os agentes fiscalizadores e políticos também façam o mesmo. Que vire lei para todos. Seria saudável pra todos. Que blz todo mundo limpinho. Haveria menos mortes , menos famílias destruídas, mais juízo e seriedade com doses de paz e amor com Deus.

  21. Boa tarde tenho uma dúvida sobre tranferir de cidade a minha CNH tenho que pagar por isso ou posso renovar em qualquer cidade

  22. Acho bom andar com o exame , pois os laboratórios não enviam ao renach, fiz no mês 10 de 2020 pra entrar no trabalho , esse exame é o mesmo certo?

  23. Políticos pilantras três meses de suspensão da CNH sem falar da multa e despesas do exame , qual empresa vai pagar o salário ao funcionario durante esse período eles querem e acaba com a classe trabalhadora do país , e que todos se tornem políticos ……

  24. Nunca vi um país tão bagunçado quando se refere a motorista tudo quanto é lei que não valoriza o motorista é aprovadas e não tem conversa nem informação concreta

  25. Brasil pais democratas.
    Vamos entender um pouco do qdo políticos e execultivo chama de :Democracia, civilização, constituição.
    Quando isso acontecer o país Pará desde capitalista.
    E as coisas fluem melhor.
    Mas Brasil cd um quer saber do seu
    Principalmente nosso legislativo.
    Quem ta em baixo q dei seus pulos.
    Isso pq eles dizem q é a voz e a vez do povo em imagina só

  26. Olá. Pelo que entendi vou ter que fazer o exame agora ate 12 de maio 2021 e minha cnh vence agosto de 2021 será que vou ter que fazer o exame novamente ? Não é justo e pelo que entendi posso ser multado na renovação mesmo sem passar por blitz e sim quando for renovar a cmg,isso também esta errado,porque eu posso ficar sem conduzir veiculo pesado nestes período de 3 meses e mesmo assim posso ser punido ?isso não esta certo ser punido e ter que fazer 2 exames,agora é quando for renovar.

    • Olá, Luciano. Se a sua CNH vence até 12 de agosto, você pode fazer um exame só que servirá para os dois, para a fiscalização e para a renovação da CNH. Como para renovar a CNH o exame precisa ser feito dentro de 90 dias, se você fizer o exame dia 10 de maio e a sua CNH vence dia 10 de agosto, por exemplo, o mesmo exame servirá para os dois. Agora se vencer depois do dia 12, aí provavelmente você terá que fazer dois exames ou correrá o risco de ser multado caso seja pego em uma fiscalização.

  27. Na minha concepção todos os condutores que seja de qualquer categoria então deveria também fazer esse toxicológico!

    Vejo que um certo preconceito com a categoria, e que muitos condutores de motos e veículos pequenos são usuários de drogas , ou seja para eles a lei é mais passiva !

    Queria saber quem foi o FDP que chegou nessa linha de raciocínio idiota que só os habilitados C,D e E fazem merda, revoltante

  28. Bom dia.
    Minha habilitação é a “E”.
    Estou aposentado e não pretendo guiar veículos da categoria, apenas automóveis e sem remuneração.
    Preciso de exame toxicológico ?
    A fiscalização pode exigir o exame quando eu estiver guiando um automóvel ?

    • NÃO é necessário fazer o exame, mais em hipótese alguma poderá dirigir veículos que exigem categoria C,D,E. mesmo que particular, vazio, sem carga, sem passageiro ou etc, Agora quando vencer sua CNH, para manter a categoria E, OBRIGATORIAMENTE vai ter que fazer o exame toxicológico. Agora você pode rebaixar sua CNH para categoria B e ficar livre dessa obrigação. Na fiscalização quando estiver dirigindo carro ou moto, não vai ser cobrado nada sobre isso, ok.

    • Wanderley, precisa fazer o exame toxicológico apenas quando você for renovar a sua CNH. A fiscalização não vai exigir o exame se você estiver guiando um automóvel.

  29. Essa é a recompensa por não deixar essa nação de vagabundos não passar fome! Quando a PRF parar um parem todos entreguem suas CNH e falem para eles abastecerem o país!

  30. Atualizei meu app CNH digital (AD remunerada) hj consta meu exame vencido dia 4/2/20 tem uma mensagem de observação em baixo dizendo que não serei multado caso me para na blitz com exame toxicológico vencido ou sem informação do mesmo dirigindo carro de passeio ou moto mais na publicação da lei diz que se não renovar o exame toxicológico corre riscos de multa na renovação da CNH melhor e pagar 150 do exame do que 1500 de multa na renovação

    • Oi, Miguel. Se você exerce atividade remunerada com a categoria D, precisa renovar o exame toxicológico. A partir de 12 de maio, quem não tiver comprovado que fez o exame dentro do prazo de dois anos e meio, já pode ser multado.

  31. Eu acho que o pau não para de entrar na bunda do motorista sempre procura os mais fracos pra tirar o que a gente não tem tudo isso por dinheiro muita ganância isso numca vai acabar porque eles fazem a lei e é do jeito deles tem horas que fico muito triste com tudo isso que eles aprontam com nós

  32. Meu problema não é fazer o exame… o problema é pagar, se o governo quer e acha isso importante…. esse exame deveria ser anistiado pelo governo. ‍♂️

  33. Qual a diferença de uma pessoa de 69 anos e uma de 70 em relação a drogas, idoso também fuma e deveria estar no mesmo critério de todos no exame toxicológico “”PALHAÇADA””

    • José, o exame fica disponível no Renach, que é um cadastro online que o agente de trânsito verifica na hora da fiscalização. É dever do laboratório que você fez o exame enviar para lá. De qualquer forma, era bom ter por precaução o laudo do exame na cabine. E lembre-se que o exame vale por 2 anos e 6 meses, logo precisará renovar em junho de 2022.

  34. PAREM ESTE PAÍS E VAMOS TODOS PARA AS FRENTES DOS QUARTÉIS… EXIJAM A APLICAÇÃO DO ARTIGO 1° pgf único.
    OS POLÍTICOS ESTÃO SENDO PAGOS PELA CHINA, PARA QUEBRAR O PAIS. A ARGENTINA, JÁ TEM BASE MILITAR CHINESA.

  35. Infelizmente o Brasil está um Caos,essa raça de comunistas estão destruindo tudo,como fazer o exame se o meu salário está mal dando pra comer ,agora é a hora de fazermos a greve para tudo essa porra,nos somos muitos e fortes e não temos idéia da força que temos juntos,pela nossa classe em amor a nossas famílias vamos fazer greve……..

  36. Fiz um exame toxicológico dia 06/04 por motivo de rescisão trabalhista. Vou precisar fazer um novo exame dentro do prazo de 30 dias devido a nova lei??

  37. Gostaria que o exame toxicológico fosse obrigatório para os políticos que “dirigem” nosso país a cada 2 anos com pena de exoneração para quem tivesse seu exame positivado… Iamos ter a renovação rapidinho…kkkk.

  38. É melhor levar o exame com a gente, ninguém entende a cabeça de um policial, o que ele fala numa fiscalização está falando o que agente pode justificar sempre estamos errados!

  39. Olá. Estou com uma dúvida! Fui demitido em junho de 2020 e fiz o exame toxicológico para demissão. Minha CNH vence em novembro de 2021. Tenho que fazer o exame toxicológico antes da renovação?

  40. Mas se eu estiver com meu carro normal que exige categoria B, conduzindo a passeio, mesmo minha carteira sendo D com EAR, mas o toxicológico vencido, sou multado?

  41. Isto não é culpa do Bolsonaro e sim do congresso que mudou todo o projeto enviado pelo presidente, eu acho que até poderiam exigir este exame toxicológico sim, por culpa de alguns que andam rebitados, todos acabam sendo envolvidos, mas no entanto que fosse gratuito e não usado como forma de angariar dinheiro e ferrar com os motoristas honestos, que são a grande maioria.

  42. É isso é aquilo para nós caminhoneiros diante dessa pandemia não paramos para não para o país pois com certeza ia virar mais uma Venezuela diante de tantas outras coisas que poderia para melhorar nosso dia por exemplos rodovias federais e estaduais ninguém faz reportagem da BR 163 de Sinop MT até o famoso porto de Itaituba a precariedade da BR chegar até assustar nesse corredor da morte chamado BR 163 tira o trecho que o exército fez pronto acaba a BR de extensão de 1.100 km os altos preços de combustíveis , a lavagem de dinheiro em cobrar pátio de triagem dentre outras COISAS Governo Federal deveria fiscalizar o DNIT por aqui acho que tem muita coisa errado se nós fozemos unidos queria vê o que seria do país

  43. SO PRA LEMBRAR A TODOS …

    BOLSONARO QUERIA QUE O (SUS) REALIZESE O EXAME SEM CUSTO..!!!

    JA ESTÃO FAZENDO???

    (NAO ESTOU ENTRANDO EM MERITOS POLÍTICOS)

  44. Meu toxicológico consta na cnh digital que está vencido desde 26/10/19. Vou ser multado? Ou não. Me tirem essa dúvida. Minha cnh é do pernambuco e morro no Piauí. Posso fazer no Piauí ou tenho que ir no pernambuco fazer.

  45. Minha CNH é C porém não tem ear e nunca fiz o toxicológico, ela vence 27/06/21
    Posso fazer o exame quando renovar sem tomar multa?

    • Gente,temos 2 opções,ou esperamos em Deus,e aceitamos o chicote,ou partimos pra uma divisão onde temos ,q reduzir como foi feito da outra vez,só q não sutil muito efeito, aumento tudo e estamos aí,com redução de renda pra todos.
      Pergunto:quem está disposto a fazer algo?
      Deixo essa mensagem:
      Somente a violência gera compreensão,para o bem de muitos, talvez pouco tenha q sangrar.
      Valeu gente,passe bem.
      #vamos pra luta ….

  46. Se eu quiser tirar ÉAR, e sigo com minha categoria AD, obvio sem exercer, porem assim que eu quiser voltar a conduzir ônibus , somente pagar o toxicológico ???

  47. Fiz o toxilogico dia 12 de abril por ser demetido perguntei aos responsáveis do laboratório se já automaticamente ficaria insento me disseram que não pois o que eu realizava era por CLT e que tenho que fazer outro antes de 12 de maio sendo que em setembro tenho que renovar minha habilitação vou ter que fazer novamente em setembro?

  48. Concordo plenamente,greve de pelo menos três/quatro dias,mas tinha que ser geralzona msm,pra servir como um aviso aos políticos que assinaram e criaram essa lei que só beneficia os bolsos desses bandos de corruptos que existem,a maioria sim,a minoria não, porque tem muitos políticos que dirigindo drogados , bêbados e nada acontecem com eles,e nos teremos que pagar o pato? Eu apoio a greve para dar o aviso,não sou caminhoneiro mas apoio total essa paralisação de aviso aos políticos folgados.

  49. Tenho categoria AD, e EAR na carteira, mas dirijo profissionalmente somente automóveis.
    Preciso renovar o toxicológico?
    Fiz o exame quando renovei a carteira em 2018.

  50. Tudo que vocês falaram tá certo tem que fazer greve vocês se lembram na época que essas pessoas foram tirá carteira de motorista eles reclamaram que estavam fazendo provas aí agente passou a fazer prova toda vês que fose renovar tinha pessoas ja tiam muitos anos de carteira e não tinha estudo ficavam reprovado e tinha que pagar novo Duda para fazer nova prova ficou complicado nessa pandemia muitos sem trabalho e aí vem esse Mérida de Guedes dar 250.00 de auxílio não dar pé Porto neiuma

  51. Precisamos acabar com essa farra de leis que só lesa o trabalhador brasileiro é taxa e mais taxa que vergonha é esse país precisamos todos unir contra essas injustiças é um bando de políticos corruptos

  52. Vou falar nós camioneiros somos muito humilhado neste Brasil é do a ao z pra querer nós humilhar estou bem pertinho de rasgar minha carta e deixar de dirigir.

  53. Fiz meu exame pra renovação na data de 29/09/2016. Agora q vim saber desta maldita reciclagem a cada 2\5, estou desesperado com essa situaçao, exerço EAR com CNH AE, terei q pagar essa maldita multa de balcão no valor de 1.500, terei minha cnh retida, e ainda terei q fazer curso de reciclagem, nada foi avisado desse tal exame a cada 2/5 anos. Sou pai de familia tenho 2 filhos e preciso trabalhar, se perder meu trabalho vou passar fome. Por amor de Deus amigos caminhoneiros vamos parar esse país, pra ver se tudo isso muda. Sou mais um pai de familia sem condições de pagar tudo o q/ esse infelizes de politicos estão exigindo. Como vai ficar minha situação e a dos meus filhos ? Se fizer esse exame agora n vai adiantar de nada, pois, o primeiro ultimo q/ fiz foi a 5 praticamente há 05 anos.
    Amigos motoristas vamos mudar essa situação e mostrar a esses safados ladrões quem é q/ manda neste país.
    Estou deprimido com essa situação, n irei rebaixar a minha Cnh, pois, sei o q/ lutei e sofri pra consegui-la !
    Meu Deus o q/ vou fazer da minha vida ?
    Nildo Lima do Rn ….

  54. Senhores Caminhoneiros leiam o PROJETO DE LEI 3267/2019. O que foi solicitado pelo Governo Federal para as mudanças no CTB, e o que o Congresso Nacional fez. Aí sim você vai reclamar mais ainda.

  55. Brasil um País Maravilhoso de se viver pena que ainda temos muitos políticos bandidos e ladrões que não fazem nada para beneficiar o profissional do volante eu me sinto mais uma vez sendo assaltado por esses pilantras vagabundos um absurdo total peço a essa classe que tenham dignidade e que em 2022 saibam escolher melhor nossos representantes Brasil um País maravilhoso mais ainda um País de políticos Corruptos Bandidos e Ladrões

  56. Sou portador da CNH AD e tenho o EAR, porém não utilizo, somente dirijo carro de passeio, se eu for pego com meu carro de passeio e meu toxicológico não estiver em dia eu tomarei a multa?

  57. Filho do meu cliente foi tirar a 1 habilitação e algum momento ele afirmou que é usuário de entorpecente! Agora estão solicitando um exame toxicológico, mas a habilitação solicitada é categoria A e B. É legal a solicitação desse exame mesmo sendo para estas categorias?

  58. LEI ABUSIVA IMPOSTA AOS TRABALHADORES BRASILEIROS, ISSO TEM JOGO DE INTERESSES POR TRÁS DISSO TUDO SÓ PODE SER . TEMOS QUE BRIGAR PARA ACABAR COM EXAME TOXICOLÓGICO QUE SÓ PREJUDICARÁ A TODOS COM CAT. CNH C D E. INTERESSES DE EMPRESAS E DEPUTADOS QUE JÁ ESTÁ CAUSANDO VÁRIOS PROBLEMAS NA ÁREA DE TRANSPORTES DE CARGAS BRASILEIRAS. VAMOS SIM COBRAR DO GOVERNO FEDERAL E DO CONGRESSO NACIONAL UMA REVOGAÇÃO DESSA LEI ARBITRÁRIA IMPOSTA SEM CONSULTA AS CLASSES DE TRANSPORTADORES DE CARGAS DO BRASIL.

  59. Isso é um reflexo do que nós somos, egoístas, mesquinhos e aproveitadores (povo do “jeitinho”). Não existe salvador da pátria, só colocamos idiotas e oportunistas pra comandar a gente, aí da nisso! E quando não mudarmos nossos comportamentos, nunca teremos um país melhor, pois, pra ter um lugar melhor temos de ter pessoas melhores.

  60. boa tarde

    minha cnh venceu em 07/04/2021 porem o resultado do toxicologico não sai devido a grande demanda ai hoje esta vencendo os 30 dias para renovação. o que devo fazer pois preciso da cnh para ir trabalhar. podem me informar se houve alguma prorrogação. sabem me informar o que quer dizer a deliberação 222/2021.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados