quinta-feira, setembro 16, 2021

Motorista reclama de “caminhão preso por qualquer coisa”, PRF responde

O Pé na Estrada recebe muitos recados, broncas e dicas do pessoal do trecho. São comentários aqui no site, nas nossas redes sociais, por mensagem via WhatsApp e até por e-mail. Quando é um assunto que envolve agentes ou órgãos públicos, entramos em contato com eles para esclarecer a questão. Desta vez, o recado tem a ver com a Polícia Rodoviária Federal. A PRF responde o caso.

A Polícia Federal já esteve em outras matérias por aqui, como quando um motorista foi multado injustamente por falta de tacógrafo no Acre. Na ocasião, a PRF reconheceu o erro e anulou a notificação. Clique aqui e relembre.

PRF
Motorista reclama de “caminhão preso por qualquer coisa”, PRF responde | Imagem: PRF

Veja abaixo a bronca do parceiro Rafael Felizardo:

“Bom dia,

Faz uma matéria da PRF de Registro/SP, está uma falta de vergonha na cara. Estão fazendo o que eles querem com os motoristas, levando caminhão preso por qualquer coisa tá difícil passar ali”.

 

PRF responde

Perguntamos à PRF se houve alguma mudança nas orientações ou se há alguma ação específica para caminhoneiros. O porta-voz da polícia, Tibério Freitas, explica o que está acontecendo.

“Quanto a fiscalização de caminhões, não há nenhuma orientação nova”, ele confirma. Entretanto, há pouco tempo profissionais recém-formados começaram a operar nas estradas. “O que acontece agora é que policiais que acabaram de sair do curso de formação estão na pista”. Tibério enfatiza que os profissionais estão mais experientes e já sabem como fiscalizar.

Por causa desses novos profissionais, as fiscalizações foram intensificadas, pois os agentes aumentaram em número. “Além da fiscalização, também há o combate ao tráfico de drogas e caminhão também é um veículo que nós averiguamos”, afirma.

Tibério diz que o tráfico de drogas utiliza esse tipo de veículo para fazer o transporte ilegal. “Infelizmente. Mas nada em especial com os caminhoneiros”, avisa.

As penas para quem rouba, recepta e compra carga roubada foram aumentadas em 2019 pela Lei 13.804. Transportar carga ilegal agora pode fazer o motorista ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada.

O crime de receptação inclui situações em que alguém tenta fazer com que outra pessoa, de boa fé, compre, receba ou esconda essa mercadoria ilegal. A norma penaliza motoristas que forem coniventes com o roubo de cargas e altera o Código de Trânsito Brasileiro.

A lei determina agora que o condutor de veículo utilizado para a prática de receptação, descaminho e contrabando, caso seja condenado por um desses crimes, terá sua CNH cassada ou será proibido de obter a habilitação para dirigir pelo prazo máximo de cinco anos.

 

Por Pietra Alcântara

8 COMENTÁRIOS

  1. Acho que esse agente Tibério falo, falo é deu a volta e não explicou nada, estamos falando de caminhão sendo guinchados por causa de porca cromada nas rodas sendo isso um acessório e não obrigatório por lei, outros sendo guinchados por antena de px, essas coisas sempre foram resolvildo no local do abordo, mais nóis que temos mais anos de estrada e experiência chegamos a pensar que tem um combinado entre o policial e o guincheiro como já vimos muitas vezes nas rodagem porai. Como foi defragado um esquema assim a pouco tempo lá pro lado do Mato Grosso. É brabo pensar que ao invés de termos os agentes policiais como nossos aliados para nos proteger nessas estradas perigosas, temos medo por conta do abuso de autoridade e nos sendo o lado mais frágil temos medo de perder a carteira de motorista e não podermos mais sustentar nossa família.

  2. concordo plenamente com os órgãos responsáveis por fiscalizar roubo de cargas contrabando tráfico de de drogas etcs. oque não dá pra aguentar são as truculências dos agentes que nos trata como sifocemos bandidos são mal educados e nos tratam com o mínimo de respeito a vida anda bem difícil ultimamente e sermos tratados de forma truculênta nos deixa mais chateados ainda. eles nos tratam de forma bem árdua e são tratados da mesma forma por nós que já passamos por várias horas em porta de empresas que nos tratam também de qualquer maneira. aí coisa engrossa no momento que somos abordados de forma truculênta alimenta nossa raiva que na hora já está no limite e acontece o atrito entre policial e condutor nesse momento o policial já procura várias maneiras de si vigar e começa procurar defeitos que as vezes não são viziveis. e muitos desces policiais são corruptos envolvidos com guicheiros e donos de pátio que cobram dos mesmos sua comissão pela apriensao e encaminhamento para os pátios que eles mesmos são conveniados na falcatrua pra receber as comissões combinada entre eles.nao da pra aguentar tanta impunidade nesse órgão que foi criado pra nós proteger e agora nos percegue.

  3. Estão procurando pelo em ovo… Hoje quando vemos um comando polícia ao invés de sentirmos seguros, sentimos MEDO, sabemos que se nós parar vão multar por coisas sem pé nem cabeça, por luzes, faixas danificada,antenas… E por ai vai. Não há um pingo de bom senso. E o mais interessante que param somente os mais velhinhos, viu um 1113, já era… Vai ser parado !!! Será que neném novo não morre ? Pq so os mais velhos,pau que bate em Chico não dá em Francisco ???

  4. Resumindo só fazen lei pra ferra motorista isso que ele falou aí é só desculpa pra máfia dos pátios e das multas sou a favor de fazer blitz em caminhões mas pra isso tem tem que ter um aparato bem organizado com representante de caminhoneiro e de outros orgam porque só a polícia não dá pra confiar eles por causa de um pneu fazem um barulho pare6 até que o motorista é um bandido mas não fazem um BO que o pneus estou em um buraco na rodovia tropa de safados me desculpem a minoria dos rodoviário que trabalha direito

  5. O problema da PRF é que antes não tinha pátio de apreensão, a mais ou menos a 4 meses atrás eles são sócios de um pátio próximo da base, então agora fazem de um tudo pra guinchar para o pátio para terem lucros próprios

  6. Não sei não em ….
    O aumento de polícias tem relação com o aumento de locais onde os veículos são apreendidos?
    É obrigatório essa regra ?
    Ou só em Registro -sp está acontecendo?

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