domingo, outubro 25, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Motorista sem CNH é preso com madeira ilegal na BR 153

- Publicidade -

Por causa de maus exemplos como este, caminhoneiros acabam levando má fama nas estradas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na última segunda-feira, 21, a apreensão de carga madeira ilegal, sem documento fiscal, no Tocantins. O motorista não possui CNH e foi preso no local.

O flagrante ocorreu no km 415 da BR 153, em Miranorte/TO, quando a equipe da PRF avistou um caminhão carrego com carga de madeira e realizou a abordagem para verificação.

carga ilegal madeira

O veículo estava visivelmente irregular, sem para-brisas e com lataria danificada. No decorrer da fiscalização, a polícia solicitou documentação fiscal da carga, as guias florestais e a habilitação do motorista.

O condutor, um homem de 44 anos, informou ser inabilitado e não possuir documentação da lenha transportada. Ele ainda alegou que a madeira ilegal havia sido recém-cortada, um total de 5 metros cúbicos.

A princípio, foi registrado o crime ambiental de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. O condutor do veículo foi preso e apresentado na flagrante na Central de Flagrantes do município de Miracema.

 

Carga ilegal

Motoristas profissionais sabem da importância da checagem de toda documentação da carga antes do início do transporte. Neste caso, o condutor nem possuía CNH, mas existem muitas histórias de caminhoneiros que só descobriram que suas cargas eram ilegais ao serem parados pela polícia.

Por isso, é importante saber o que você está carregando. Assim, caso encontre a ausência de algum documento, você pode exigi-lo ou até mesmo recusar a carga.

A lei determina que o condutor de veículo que for utilizado para a prática de receptação, descaminho e contrabando, caso seja condenado por um desses crimes em decisão judicial, terá sua CNH cassada ou será proibido de obter a habilitação para dirigir pelo prazo máximo de cinco anos.

A lei, que foi sancionada no início de 2019, visa impor ao motorista a responsabilidade de se certificar se a carga é ilícita, sob o risco de ter sua carteira de motorista cassada e ficar impossibilitado de trabalhar.

 

E você, que cuidados toma antes de aceitar uma carga?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados