segunda-feira, outubro 18, 2021

Motoristas terão 30 dias para adequar-se e fazer o exame toxicológico

Em meio a muitas dúvidas sobre as mudanças no novo Código de Trânsito, ontem trouxemos a informação de que caminhoneiros não precisarão levar consigo o laudo do exame toxicológico (clique aqui para ler matéria completa). A dúvida agora é se as multas já poderão ser aplicadas na própria segunda-feira, 12. Sobre isso, consultamos o Ministério da Infraestrutura, que informou que motoristas terão 30 dias para adequar-se e fazer o exame toxicológico.

Atualização em 28/04: Contran divulga novos prazos para fiscalização do exame toxicológico

Quem precisa fazer o exame?

Todos os motoristas de CNH C, D ou E precisam fazer o exame a cada dois anos e seis meses. Quem fez o exame pela última vez antes de outubro de 2018 já precisa fazer novamente. Entretanto, muitos estradeiros têm reclamado que os laboratórios não estão aceitando fazer o exame periódico. Os laboratórios alegam que não existe um código nos Detrans para exame periódico e, por isso, não conseguem atender à legislação.

A reportagem consultou o Ministério da Infraestrutura sobre o assunto, que respondeu:

Os exames toxicológicos de renovação e periódicos são os mesmos. O laboratório não pode se negar a fazer o exame independentemente do nome que esteja no sistema, o periódico e o de renovação são os mesmos exames. O caminhoneiro que se dirigir ao laboratório deve ser atendido porque o código do exame, perante o sistema Renach, é o mesmo.

Ainda assim, para evitar que caminhoneiros sejam penalizados recebendo multa mesmo tendo tentado fazer o exame, o Ministério da Infraestrutura alongou o prazo inicial da aplicação das penalidades.

Quando começam as multas?

Ainda segundo a assessoria do Ministério da Infraestrutura, os motoristas terão 30 dias para adequar-se e fazer o exame toxicológico. A aplicação de multas só deve começar no dia 12 de maio de 2021. As informações completas devem ser publicadas no Diário Oficial da União de segunda-feira, 12 de abril.

Outras mudanças e preocupações

Com o agravamento da pandemia, muito motoristas também estão preocupados com a dificuldade para renovar a CNH. Entretanto, diversos estados estão com os serviços parados e as CNHs valendo por tempo indeterminado. Clique aqui e consulte a situação do seu estado.

Segunda-feira, dia 12, também marca o início da validade das novas regras do Código de Trânsito Brasileiro. As mudanças incluem a validade da CNH, a pontuação máxima permitida, uso de cadeirinha infantil, faróis acesos e outros itens. Clique aqui e veja matéria completa sobre o assunto.

 

Por Paula Toco

 

255 COMENTÁRIOS

      • Si se vc usar sua CNH para fins de trabalho. Se na sua CNH tiver o item que vc usa pra efeito renomeado.tem sua carteira de trabalho estiver assinada como motorista profissional

      • Esse país nosso e uma vergonha lança um lei em meio uma pandemia com prazo trinta dias e estão falando que obrigatório em cada dois ano e meio renovei a minha em 2017 e ninguem me falou !!! Que pais esse não se calem minha boca no trombone!!!!!

    • Se estiver dirigindo veículo de categoria A e/ou B não precisa ter toxicológico em dia não. Este exame é solicitado apenas quando vai tirar ou renovar CNH categoria C em diante. Quando o cidadão vai tirar ou renovar habilitação na categoria A ou B e exerce atividade remunerada (EAR) o único exame que pedem é o médico e psicoténico, não precisa de exame toxicológico. Portanto se estiver dirigindo veículo cat B pode estar com toxicológico vencido.

    • Segundo informações vc poderá sim, deixar de fazer o exame a cada dois anos e seis meses se vc retirar o EAR. No entanto vc terá sua CNH na cat. C D ou E somente no papel. Na prática vc estará proibido de conduzir veículos que necessitam de tais categorias mesmo que seja de placa “particular”. Ou seja; ou rebaixa pra cat. B, ou se rende às novas regras e faz o exame a cada ciclo de dois anos e meio!! Infelizmente estamos sendo coagidos por essa nova regra. Quem trabalha com veículos pesados ou possui algum, não tem outra escolha.

    • Se você não exerce atividade remunerada com a sua CNH D, precisa fazer o exame toxicológico apenas na hora que for renovar a sua CNH.

    • Muitas pessoas estão respondendo sem ter o devido conhecimento sobre o assunto.
      Respondem o que entenderam, muito estão errados, afirma coisa que não sabem.

    • Boa tarde esse fiz exame toxicológico minha hoje. Minha cnh vence agosto 2021 tenho que fazer outro exame pra renovar por favor tire essa dúvida.

    • O Conterrâneo de Cruz das Almas-Ba falou certinho parabéns o Jaime Alves Jornalista perguntou: Mas não é só respeitar a lei? Como bem disse o colega. Respeitar as leis na estrada é fácil o difícil é dentro da Cidade. Outro dia mesmo tomei uma por parar em fila dupla no Brás/ SP Só parei para colocar um material no carrinho, estava com 2 ajudantes não demorei mais que 6 minutos apareceu um agente da CET e me multou.

    • O pessoal precisamos de mais tempo p isso trinta dias e pouco o amigos vamos pedir e lutar pra isso vamos mandar essa mensagem p todos amigos da estrada lute gente não se cale precisamos de um país melhor esses políticos sacanas precisa saber respeitar noite somos trabalhadores vamos gente vamos por nós !!!!!!!!!!

  1. Tenho uma dúvida minha CNH vende no mês 9 .o exame que eu fizer agora valerá pra renovação outrri que fazer um agora e daki quatro meses fazer de novo pra renovação?

    • O exame toxicológico é válido por 90 dias.
      Fiz o exame 07/04. Para admissão em uma transportadora. A enfermeira perguntou se eu iria renovar a cnh. Disse que não. Informou que o exame também era válido para a renováção. E a validade de 90 dias.

      • Informação errada! O exame Toxicológico na admissão e demissão tem validade de 60 dias e o período de detecção que é 90 dias. (DECRETO-LEI Nº 5.452,Art. 168, § 7o.)

    • Sim valerá, não importa o dia da renovação ser seu toxicológico tiver vencido tem que fazer outro e o mesmo tem prazo de 2 anos e 6 meses.indepedente da validade da CHN.

    • Vc fazendo agora, valerá por 2 anos e seis meses, independente se vc vai renovar ou não.
      Por tanto pode fazer o toxicológico, e quando for renovar vai constar no sistema, e assim sucessivamente
      !!

    • Infelizmente vai precisar fazer outro, Valdemir. O exame pra renovação de CNH precisa ser feito dentro de 90 dias, ou seja, tinha que ser feito no máximo em junho. Mas a partir de 12 de maio, quem for pego na fiscalização sem o exame já pode ser multado.

  2. E um absurdo jogarem está despesa nas costas de nos profissionais. SE so para arrecadar exija de todos os motoristas proficionais ou não.

    • As clinicas não podem se negar a fazer o exame. Caso passe por essa situação, denuncie o laboratório ao Ministério da Infraestrutura.

    • Se a sua CNH vencer até o dia 12/08, deixa pra fazer o exame em maio. Porque aí com o mesmo exame, já que vale por 90 dias, você consegue renovar a CNH também. Se vencer depois do dia 12 de agosto, aí provavelmente você terá que fazer dois exames.

  3. País de ladrões, canalhas, isso aí é só pra enfiar no rabos deles, sempre tirando dos profissionais. Pra bancar esses mandei de canalhas, querem cobrar as coisas, sendo que essa miséria dessa pandemia eu não consegue fazer nada. Nesse inferno. Esse país desde que foi descoberto, nunca tivemos pessoas honestas. Bando de canalhas. Tem que soltar é uma bomba que caiu em Hiroshima naquele congresso.

  4. Crispim
    Corretamente concluído com…muitas palavras
    Mas a ideologia correta
    Porém
    Para os hipócritas . Suas palavras são resumidamente…nada
    Os Detrans
    Estão fechados?
    Como vamos fazer os exames…..médicos….piscotécnicos..e toxicologico
    Interessante…estamos vivendo uma lógica de leis que ninguém é de ninguém

  5. Lavagem de dinheiro se é pra um tem que ser pra todos qual a diferença um motorista de categoria a ou b também pode causar acidente o valor mínimo desse exame e 150 reais imagine quanto vai entrar de grana pra esses fdp

  6. Olha eu queria saber porque exame tocxicologico não é para todos , porque tem pessoas que trabalham como moto e usa drogas tem pessoas trabalham e tem categoria B também usa drogas porque tem ser só quem tem C D E gostaria de uma resposta?

  7. Tenho uma dúvida, minha habilitação é categoria D porém nunca trabalhei com caminhão. Só tirei pra ter mesmo.
    É ela não conta Exerce atividades remunerado. Será que eu tenho que fazer também.
    Nunca nem peguei em um caminhão, além o da auto escola.

    • Nesse caso não vai precisar…so para quem exerce atividade remunerada…para quem consta na CNH (EAR)..agora eu gostaria de saber,removeu a minha CNH a menos de um ano,será que vou ter que fazer já de novo??

      • Ozeias, se você renovou a carteira em menos de um ano e meio, não precisa fazer o exame agora. Apenas quando completar dois anos e meio da data do último exame.

  8. Pouca vergonha isso cambada de ladrão , só querem ferrar o camioneoto. Os playboy que dirigem os carro importado podem andar drogado. Tem os trabalhador motorista pra cobaia. Querem acabar com os motoristas de caminhão. No nosso país das leis demais que não são cumpridas. Temos que se unir e dar um basta nisso
    . Baseado em que dados eles estão exigindo isso. Só ir pra uma rodovia ou avenida duma cidade grande e fazer uma blitz pra ver se é os motora de carro ou os motora de caminhão que estão usando drogas

    • Minha carteira venceu 17/09/2018,aí vc tem trinta dias pra renovar certo.fiz o exame e a carteira foi 22/10/23.Ai adicionei a categoria A de moto na minha categoria D aí ficou AD remunerada ,aí vem minha dúvida.
      Adicionei A a D final de 2019 com validade do exame até 09 /02/20 .a data começa a valer desse último exame.?só teria que fazer novo exame só em Maio de 2022.

      • A validade do exame é da metade do prazo da renovação da sua carteira, se sua carteira vence em 5 anos, esse exame que vc fez, tem validade de 2 anos e 6 meses a partir da data dele

  9. No caso essA lei vale apenas apartir da renovação da CNH após dia 12 ou todos tem q refazer? Ex. Renovei em janeiro? CNH 4 anos. Tenho q a cada dois e meio refazer o toxicológico? Tem boatos q se aplica apartir da renovação pós dia 12.

    • Se você renovou em janeiro de 2021, precisa fazer o exame depois de dois anos e meio, que é em julho de 2023. E sim, vai precisar fazer o exame toxicológico a cada dois anos e meio. Se a sua CNH vencer antes desse período, terá que fazer o toxicológico antes também.

    • Minha carteira venceu 17/09/2018,aí vc tem trinta dias pra renovar certo.fiz o exame e a carteira foi 22/10/23.Ai adicionei a categoria A de moto na minha categoria D aí ficou AD remunerada ,aí vem minha dúvida.
      Adicionei A a D final de 2019 com validade do exame até 09 /02/20 .a data começa a valer desse último exame.?só teria que fazer novo exame só em Maio de 2022.e a validade vencimento da carteira fico para 25/11/2024.

      • Sim, conta a partir do último exame toxicológico feito. Se você fez em o exame em 09/02/2020, iria precisar fazer somente em 09/08/2022, por exemplo.

  10. Uma dúvida, trabalho atualmente com caminhão que necessita só da carteira B (Hyundai Hr e Volkswagen delivery rodado simples). Motorista profissional no caso, tenho que fazer este exame?minha habilitação é B também

  11. rapaz essa e mas uma forma desses caras roubarem o povo Brasileiro porque eles não coloca blitz direto ao invés de cobrar das pessoas pois ja pagamos imposto de mas aff

  12. Sou motorista e essa lei do exame ficou muito mais cara do que renovar a carteira de cada cinco anos bando de canalhas, desde legislativo, executivo e judiciário.

  13. Fica a minha pergunta porque a cnh b não precisa fazer exame toxicológico?
    O carro de passeio não mata no trânsito não? Será que os motoristas de passeio cnh b não usam drogas não?

    Revoltante eu nunca usei drogas nenhuma de 2 anos e 6 meses eu vou ter que ir lá pagar pra verificar se uso ou não uso kkkkkkk
    Covardia !
    Estou desempregado e se eu não tiver dinheiro pra renovar a cnh ou fazer o exame? Kkkk

    • Outro incoveniente que eu achei é que com a vida corrida dos motoristas profissionais vão terminar esquecendo de fazer esse toxicologico de dois anos e meio.causando uma puniçâo, a meu ver,exagerada.

  14. Bom dia todos. No meu ver o exame toxicológico deveria ser feito através do SUS
    e obrigatório para todas as categorias (letras) , assim como também para os agentes fiscalizadores e políticos, e também o uso do ETILÔMETRO para todos, todos que me refiro se extende aos motoristas, agentes e políticos.

  15. Bom dia querida uma informação minha CNH categoria d emissão 04. 02 2019 validade 5 anos quando tenho que fazer toxicológico em agosto de de 2021 é. Isso

  16. Pq esse exame não começa a ser feito nesse bando de vagabundos, canalha, safados e fdps do congresso? Afinal acho que são os maiores usuários de drogas , ladrões e traficantes do país! A cocaína so entra no Brasil pq ele deixam, da lucros altissimos pra eles, mais como não então satistifeitos, ainda querem tirar mais aínda do povo trabalhador! Covardes ,safados!

    • Deveria existir uma avaliação também para os politicos no meio do mandato. se fosse reprovado o suplente assumiria.daí não iriam ficar dando uma de intocáveis legislando em causa própria.

  17. Independente agora sim ficou mas caro para os profissionais renovarem sua carteiras pois era de 5 anos o tecnológico agora e 2.6 quanta vezes vamos renovar o tecnológico até renovar a carteira soma aí no final de tudo. Bom mas uma vez saímos perdendo

  18. Infelizmente o que vem do governo é tudo ROUBO OFICIAL… Como pode fazer uma lei dessa???
    Só pode ter políticos envolvidos nós laboratórios de exames…

  19. Fazem uma reportagem por telefone ,daí fica mal feita ,acabei de perguntar pra um PRF ,Sr Graziano ,aqui de SC ,o exame toxicológico tem validade de dois anos e seis meses ou trinta meses somente para quem está tirando a CNH à partir de hoje ,as CNHs anteriores à hoje continuam à ter a mesma validade da sua CNH,ou seja se você pegou sua CNH no dia 09/04 o toxicológico terá a validade de cinco anos

    • A lei do do exame toxicologico de dois anos e meio existe desde 2015.agora eles só regulamentaram a puniçâo de quem não fizer em até 30 dias desse prazo.como nem o Detran,PRF e os laboratórios sabiam disso,eles deram um prazo de 30 dias pra quem está com o toxicologico vencido há mais de dois anos e meio.pode pesquisar no D.O.U

    • Pois é, a resolução do contran 843/21 Diz:
      Não se aplica a penalidade prevista no § 2º ao condutor da categoria C, D ou E que exerce atividade remunerada ao veículo pela não realização do exame toxicológico periódico exigido no § 2º do art. 148-A do CTB cujo prazo de vencimento tenha se expirado antes de 12 de abril de 2021. Logo, só será obrigatório fazer o toxicológico na próxima renovação. A reportagem falhou ao informar que se fez o toxicológico Antes de 2018 tem que fazer agora.

      • Boa noite Érika! Essa resolução está isentando os motoristas que não conseguiram fazer o toxicologico periódico até o dia 12/04 /21 de serem punidos.mas que a partir desta data terá 30 dias para regularizar seu exame toxicologico.foi o meu entendimento.

        • O pessoal precisamos de mais tempo p isso trinta dias e pouco o amigos vamos pedir e lutar pra isso vamos mandar essa mensagem p todos amigos da estrada lute gente não se cale precisamos de um país melhor esses políticos sacanas precisa saber respeitar noite somos trabalhadores vamos gente vamos por nós !!!!!!!!!!

      • Érika, precisa fazer o exame agora (até 12 de maio) aqueles que fizeram pela última vez antes de outubro de 2018. Quem fez em 2019, por exemplo, não precisa fazer agora, mas sim quando acabar o período de dois anos e seis meses desse último exame.

    • Não existe validade de exame toxicológico por cinco anos. O máximo é por dois anos e meio. Sempre foi. Se a pessoa tirou a CNH na nova lei, que vale por 10 anos para quem tem até 49 anos, ela precisará de quatro exames nesse intervalo.

  20. Na reportagem fala que quem tiver exame anterior à outubro de 2018 precisa fazer o exame mas na resolução 843/21 que regulamenta ñ fala em data. Diz o seguinte:
    “Não se aplica a penalidade prevista no § 2º ao condutor da categoria C, D ou E que exerce atividade remunerada ao veículo pela não realização do exame toxicológico periódico exigido no § 2º do art. 148-A do CTB cujo prazo de vencimento tenha se expirado antes de 12 de abril de 2021.”
    Me corrijam se estiver errada.

    • O que acontece é que agora existe multa pra quem não comprovar o resultado negativo no exame. Antes não existia isso. Então se a lei está sendo aplicada a partir de 12 de abril, ninguém pode ser multado antes dessa data.

      • O pessoal precisamos de mais tempo p isso trinta dias e pouco o amigos vamos pedir e lutar pra isso vamos mandar essa mensagem p todos amigos da estrada lute gente não se cale precisamos de um país melhor esses políticos sacanas precisa saber respeitar noite somos trabalhadores vamos gente vamos por nós !!!!!!!!!!

  21. Olá possuo habilitação AC, com EAR, que vai vencer em janeiro de 2022, nunca trabalhei com nenhum tipo de atividade remunerada utilizando a habilitação, fiz o exame toxicológico em janeiro de 2017 e não repeti em nenhum momento.
    Preciso fazer agora? ou só na renovação?
    Se precisar fazer agora preciso repetir quando for renovar?

    • Se você tem categoria C e exerce atividade remunerada, precisa fazer o exame. Precisa fazer o exame agora e quando for renovar a CNH porque pra renovar a CNH o exame precisa estar dentro de 90 dias.

  22. Boa tarde trucao eu só acho muita sacanagem o ctb ser mudado pra quem é trabalhador que faz o Brasil andar os considerados profissional ter que fazer o exame toxicológico nas catg C,D,E e os ctg B não precisar pq são pessoas bem de vida ou seja filhos de empresários deputados etc que matam no trânsito e nem se quer são preso né mais fazer oq né o trabalhador paga pelos erros deles! Uma pena oq fazem com os profissionais!

  23. Agora um trabalhador quem vira noites nas estradas transportando mercadorias, ou seja heróis sem medalhas que são humilhados e mesmo assim está ali para levar o pão para sua casa ter que tira do sustento de casa para fazer esse exame em 30 dias para não ficar sem a ferramenta de trabalho cnh em plena pandemia fica difícil oq fazem com o Brasileiro, é por que o mundo está desse jeito, falta união, pq tem gente aí colendo fruto sem saber oq é plantar, mas vamos lá né

    • Seu último exame ainda está no prazo de dois anos e meio? Caso sim, só renove quando acabar esse período. Caso não, precisa fazer o exame agora e em 2022 para renovar a CNH.

  24. Boa noite! Minha CNH vence somente em 11/2023 ainda não completou 2 anos e meio do último toxicológico. Se eu renovar daqui a 3 meses corro o risco de ser multado?

    • Se o seu exame ainda está com dois anos e meio de validade, está tudo certo. Mas quando acabar esse período, precisar renovar imediatamente. Quando for renovar a CNH em 2023, aí já vai ser outro exame.

    • O laboratório envia para o Renach, que é um cadastro online. Quando um agente de trânsito for fiscalizar, ele consulta seu exame por lá.

  25. Cara que sacanagem esse pessoal que puxam nossas crianças pra escola a maioria estão todos parados sem poder trabalhar e vem esses políticos saquear o que resta. Que vergonha desse país.

  26. Um pessoa cheia de tóxico e dirigindo no carro de passeio não pode causar um acidente também, poderia então baixar mais o custo e se estender a todos os veículos. Se é pela questão da segurança no trânsito.

  27. Fiz o exame toxicologico de demissão em Dezembro 2021 e fiz de admissão em março 2021,com a nova lei de transito terei que fazer o exame novamente

  28. Resumindo,e ferro no Butão dos brasileiros,são os mesmos blá blá bla de sempre e o ##do caminhoneiro brasileiros e quem leva ferro

  29. Não querem punir ninguém,querem apenas o Dinheirinho dos brasileiros
    Órgãos como DETRAN ,Contram , Denatran essas merdas só servem pra fuder com o povo,e o povo bobo e meigo se lasca

  30. Fiz o exame toxicologico de demissão em Dezembro 2020 e fiz de admissão em março 2021,com a nova lei de transito terei que fazer o exame novamente

  31. Minha cnh vence em junho de 2022 fiz o exame toxicologico em 2018 ..diz q temos 30 dias a partir de hj para fazer …posso fazer no fim do ano sem ser penalizado?

    • O exame toxicológico vale por 2 anos e 6 meses. Se você fez esse exame antes de outubro de 2018, precisa fazê-lo de novo até 12 de maio para estar em dia com a lei. E aí em junho de 2022, você precisa fazer outro para renovar a CNH, já que esse exame de renovação precisa ser feito dentro de 90 dias.

    • Olá, parceiro. Sempre tenha em mente que o exame vale por 2 anos e meio. Por isso, precisará fazer outro próximo de novembro de 2022 (caso não precise renovar a CNH antes)

  32. Bom dia, minha cnh venceu em 12/2020, mas fui beneficiado pelo decreto em virtude da pandemia e a validade ampliou para 12/2021. Eu nunca fiz o toxicológico tendo em vista que na minha ultima renovação não era obrigatório, minha categoria é “D” e neste caso posso deixar para fazer o toxicológico quando for renovar a minha cnh que tem prazo ate 12/2021? A lei fala toxicológico vencido mas o meu caso não existe exame realizado ainda, vencimento de exame para aplicação da lei, estou correto?

    • Oi, Flávio. Você exerce atividade remunerada? Se sim, vai precisar fazer esse exame até 12 de maio e outro quando for renovar a sua CNH porque para a renovação da Carteira de Habilitação o exame precisa ser feito dentro de 90 dias. Caso não exerça, vai precisar fazê-lo somente na renovação da CNH.

  33. Segundo, o exame periódico não é pra quem estará com a CNH de 10 anos. Pq a minha vence no final de 2023 , aí depois eu renovar ela q passarei ter q fazer o exame a cada 2 anos e meio.

  34. Boa tarde! Tirei CNH D em 2018; em abril de 2019 acrescentei a A e tive que refazer o toxicológico. Minha CNH tem validade até 2024, mas eu preciso refazer o toxicológico esse ano? Pq de acordo com a nova lei seria setembro de 2021 pra refazer esse exame. Ou pra mim, a nova lei passa a valer depois de 2024 quando eu renovar a CNH???

    Obrigada

    • Maria, você terá que fazer o exame próximo de outubro de 2021, que é quando vence esse atual exame que ainda está valendo. Exames toxicológicos valem a cada dois anos e meio. Então, depois disso, em abril de 2024 você precisará fazer outro, e esse serve para você renovar a CNH também.

    • É sim. Vale por 2 anos e 6 meses. O exame é enviado para o Renach, que é um cadastro online, e em uma eventual fiscalização, o agente de trânsito consulta esse exame no Renach. Você também pode estar com o laudo na cabine por preucação.

  35. Quem ja fez o exame, por exemplo ha 1 ano atras e esse mes precisa renovar a cnh, precisa fazer o exame novamente ou usaria o ultimo exame ja feito?

    • Precisa fazer agora e em setembro de 2022. Agora é para você estar dentro da lei e evitar multas e pontos na carteira. Para renovar a CNH o exame precisa ser recente, com validade de até 90 dias.

  36. tenho 2 duvidas para fazer o exame tenho que fazer todo o processo como se fosse renovar ou apenas ir fazer o exame e Segundo minha abilitacao foi emitida 25/03/2019 com esse prazo de 2 anos e 6 meses tenho que renovar agora o exame ou somente quando vencer os 2 anos e 6 meses apos a data de emicao.

    RESPONDER

    • Alex, somente quando vencer os 2 anos e 6 meses após a realização do último exame. Se você fez o exame dia 25/03/2019, por exemplo, irá precisar renovar quando tiver perto de 25/09/2021.

  37. Vou ser Sucinto: 1- O estado ao obrigar o cidadão a fazer um exame periódico esta prejulgando que todos somos um potencial usuário de drogas, e distorce a presunção de inocência, já que é o cidadão que terá que provar ao estado que não é usuário de drogas ao conduzir um veiculo, assim sendo

    2- A justificativa que é para segurança de todos na minha opinião não justifica-se, já que, hipoteticamente, condutores das categorias anteriores (A e B) ganham duas prerrogativas a saber, mais uma vez hipoteticamente, ou podem usar drogas e conduzir seu carro livremente ou não estão no grupo que o estado considera potenciais usuários.

    3- A medida da obrigatoriedade da periodicidade leva a alguns “perigos” ( não diria isso, mesmo hipoteticamente se eu não morasse no Brasil)de fomentar:- laboratórios com a elevada procura por exames, Detrans, policiais corruptos, indústria da vendas de exames, esquecimento de fazer o exame, e tantos outros…

    4- Se a intenção é coibir o uso de entorpecentes nas estradas ( que tem meu apoio irrestrito onde quer que seja) sem prejulgar, sem jogar todo mundo na mesma vala, que se fizesse como a “LEI SECA”, essa sim é uma baita lei, onde o cidadão não precisa passar por um procedimento de exames para provar que não bebe ao dirigir, simplesmente ele é fiscalizado, simples assim, por que o estado não adotou o mesmo modus operandis?

    A resposta é simples também…METER A MÃO NO BOLSO DO CONTRIBUINTE DE FORMA LEGAL SOB O PESO DE UMA LEI!

  38. Uma pergunta, minha carta é de junho de 2016, portanto antes da obrigatória o exame toxicológico, então nunca fiz , terei que fazer agora e em junho deste ano na renovação também?

    • Sr. João Paulo Clemasco, o senhor não informou se exerce atividade remunerada como motorista das categorias C, D ou E . Caso exerça atividade remunerada como motoristas nas categorias indicadas, você deverá até o dia 12 de maio de 2021 realizar OBRIGATORIAMENTE o exame toxicológico, pois após essa data, conforme a nova legislação, os condutores que forem pegos sem realizarem os exames toxicológicos serão multados além da pontuação em carteira.

      Por isso, o senhor terá até o dia 12/05/2021 para regularizar e fazer o exame. Ainda tem relativo tempo para fazer isso. Após o senhor fazer o exame ele terá validade de até 2 anos e 6 meses, momento ao qual o senhor novamente procederá com nova realização de exame. Não deixe passar a data de validade do exame para providenciar um novo exame toxicológico, pois como dito, os condutores que forem pegos sem realizarem os exames serão multados… infelizmente são mais cobranças nas costas dos trabalhadores que exercem profissão remunerada como motoristas. Um classe sofrida que possui uma grande importância para o desenvolvimento do Brasil. Que Deus abençoe todos os motoristas do Brasil. Vocês são muito importantes para país, apesar da desvalorização dada pela politicagem. Neste país valoriza-se politicos e não se dá valor a quem realmente trabalha! Sucesso à todos!

    • João Paulo, se você realizar o exame até 12 de maio deste ano (2021), você não precisará realizar novo exame quando renovar sua CNH, haja vista que o próprio exame toxicológico que você fará até 12/05/2021 possuirá validade até 2 anos e 6 meses.

      Portanto, na renovação de sua CNH o exame estará dentro da validade, o que notadamente tornará desnecessário que você refaça novo exame na ocasião da renovação da CNH.

      Assim, se exerce atividade remunerada como motorista profissional e possui CNH (C, D ou E) não perca o prazo para fazer o exame toxicológico que vai até 12/05/2021, pois como dito, após este prazo será aplicado multas pelas autoridades. Boa sorte!

    • Se já faz dois anos e meio que você realizou o exame, precisa fazê-lo novamente até 12 de maio. Caso contrário, correrá o risco de ser multado e levar pontos na carteira.

  39. Isso continua sendo uma covardia com nos promocionais… o tempo de vencimento da CNH aumenta, oh que legal o nossos governantes sao de mais ajudando o coitado do motorista caminhoneiro que sofre e ganha tão pouco,agora tera um tempinho a mais para renovar legal!!!
    Mero engano !!!
    Quem disse que deixariam barato isso…
    Agora ta ai um problema a mais na vida do caminhoneiro que se nao estiver com esse exame em dia vai levar multa sim e se der mole vai ficar impedido de trabalhar trabalhar sim e levar o pão de cada dia da familia sim… entao meu amihos caminhoneiros que tambem sou da classe e essa a proposta do governo, dar com uma mão e te tirar com duas mãos…
    Antes era uma vez de cinco em cinco anos, so na renovacao, agora vai ser duas vezes de cinco em cinco anos a cada 2 anos e meio tera que fazer esse exame ok… tudo maqueado pra enganar nós caminhoneiros…
    Infelismente nao temos em quem confiar…

  40. Nos tire uma duvida quem renovou em 2017 e fez o exame serar multado por conta da nova lei de exames toxicológico. Tipo o exame foi feito em 2017 mais por conta da lei que começou dia 12/04 corre o risco de ser multando?

    • Corre sim, Rosilene. Quem fez o exame toxicológico antes de outubro de 2018, precisa realizar outro para evitar de ser multado. A fiscalização começa a partir de 12 de maio.

    • Oi, Márcio. Infelizmente vai precisar fazer dois exames. Se já faz mais de dois anos e meio que você realizou o último, irá precisar fazer outro por esses meses para evitar multas e estar cometendo infração gravíssima. Para renovar a CNH, o exame precisa estar dentro da validade de 90 dias, então esse que você terá que fazer agora, já não irá servir até lá, sendo necessário fazer outro. Espero ter esclarecido. Abraço!

  41. Minha habilitação AD EAR vence agora em 15 de junho de 2021 quando eu renovei não exigia o exame toxicológico eu posso espera pra renovar e já fazer o exame toxicológico ou vô ter q fazer esse exame antes dela vencer

  42. Olá renovei a minha CNH no mês de Janeiro de 2021, minha duvida é se preciso realizar novamente esse exame com essa mudança a partir do dia 12 de Abril, se alguém puder me ajudar com essa dúvida .

  43. Bem fácil de mudar a lei…
    Basta os caminheiros fazerem uma greve seria e parar mesmo por 1 mês, mas parar geral.
    Exigir renovação grátis da CNH, que o exame seja feito em casa e seja pago pelo governo. Ai pode fazer exame a cada 6 meses… não vai ser os troxas que vão pagar.
    Muito justo pelo valor de impostos que pagamos.

  44. Me ajudem, li a nova lei, li os comentários e outras tantas leituras, mas ficou uma pergunta: de onde surgiu que somente os exames antes de outubro de 2018, deverão ser renovados de imediato?

    • Porque o exame toxicológico tem validade de dois anos e meio. Então quem fez antes de outubro de 2018, precisa renovar até 12 de maio para evitar de ser multado em uma eventual fiscalização. Se a pessoa fez o exame em dezembro de 2018, por exemplo, precisa fazer em junho deste ano. E assim vai…

    • Douglas, o exame toxicológico que você for fazer agora, até 12 de maio porque depois dessa data você pode ser multado, serve para renovar a CNH também.

  45. Muito obrigado, tem me ajudado muito, mas, tenho outra dúvida: Fiz o exame toxicológico, como exame periódico (CLT/PCMSO) pela empresa que trabalho em jan/2019, este exame serve para o CTB??

  46. Aposentei e minha cnh cat D vence em julho agora e vou rebaixar pra cat B…sabem dizer se tenho q fazer esse exame toxicoligico nesses 30 dias?

    • Oi, Walmir. Se você fez em janeiro de 2019, o exame vale por dois anos e meio, então ele vence em julho de 2021. Só quando tiver próximo de julho que você precisa fazer novamente. Até lá continua valendo o que você fez em 2019.

  47. Algu mi tira uma dúvida pfv? Fiz meu exame toxicológico tem 20 dias para fichar, e agr q descobri q da minha CNH venceu agosto do ano passado, tenho q fazer dnv ou meu serve? E como enviar mandar ou adicionar no cotran? Agradeço desde já….

    • Nilton, serve sim. Para renovar a CNH, o exame precisa ser feito dentro de 90 dias. Quando você fizer o exame, o laboratório tem que enviar ele para o Renach, que é um cadastro online que servirá de consulta na hora que o agente de trânsito estiver fiscalizando.

  48. Tem muitas pessoas a fazendo o mesmo tipo de pergunta.
    Muita gente respondendo de maneira diferente.
    Preciso ouvir a resposta de quem pode esclarecer a verdade.
    Se você não sabe ou não tem certeza fique calado.
    Sou habilitado classe “D”, já trabalhei remunerado, aposentei e continuo com classe “D’, só dirijo carros que não é exigido classe C, D ou E. Mesmo assim, preciso renovar ou fazer exame toxicológico?

  49. vamos la!
    existem 2 situações a serem penalizadas:

    1- quem estiver na condução de veiculos CDE (independendo se é atividade remunerada ou não) com exame toxicológico vencido já poderá ser autuado a partir de 12/05/2021, caso nao o renove até essa data!

    2- quem for categoria CDE (com atividade remunerada) mas não for flagrado na condução do referido veiculo CDE, e na renovação não comprovar que fez o toxicológico periódico (a partir de 12/04/2021) será multado administrativamente

    o paragrafo 3o da resolução 843 diz exatamente isso:
    “NÃO SE APLICA a penalidade prevista (no caso administrativa na época da renovação) ao condutor categoria CDE, que exerce atividade remunerada ao veículo CDE, pela não realização do toxicológico periódico exigido, cujo prazo de validade tenha se expirado ANTES de 12/04/21”

    segundo os princípios de nossa constituição, a Lei NÃO PODE retroagir para prejudicar o INFRATOR e, como antes de 12/04/21 só havia a previsão de se fazer o tal exame toxicológico periódico, mas NÃO HAVIA a previsão da penalidade a ser imposta caso não se fizesse tal exame, então foi dado um prazo de 30 dias para quem CONDUZ REGULARMENTE veículos CDE atualizar seu toxicólogico e, para quem NÃO CONDUZ REGULARMENTE CDE, mas possui a CNH CDE com atividade remunerada, e quiser na renovação continuar com essa categoria foi digamos anistiado dessa incumbência, caso seu toxicológico tenha vencido antes de 12/04/21.

    Lendo várias vezes e debatendo com amigos foi a conclusão que chegamos ….

  50. Olá!
    Realizei o exame em Outubro de 2020 para ingressar em um trabalho, não estou trabalhando no momento, verifiquei meu prontuário no Detran e não encontrei nada a respeito do exame, duvidas:
    O Laboratório que deve informar o Detran?
    Se nada consta devo refazer o exame?
    Apresentar o mais recente, como?

  51. Verifique autenticidade do QR Code com o app Vio

    Exame toxicológico válido até:

    01/11/2019

    Observação:

    Conduzir veículos da categoria de habilitação A elou B com exame toxicológico vencido ou sem a informação do mesmo não caracteriza infração de trânsito,

    Informação da CDT.

    • A minha CNH vence 2024 peguei ela em 2019 eu estou desempregado o que vai acontecer si eu não renova não tenho condições no momento é como vai fica o lado das pessoas desempregado só vejo fala em 30 dia multa mais ninguém fala da pessoas dempregado

  52. No caso do meu pai sua CNH é D ele solicitou rebaixamento para categoria B, mas o Detran esta fechado,ele corre risco de ser multado pelo exame Toxicológico vencido se não conseguir renovar sua CNH antes dos 30 dias de prazo que a nova lei impoe?

  53. Uma dúvida.
    Por exemplo
    Mesmo com a Habilitação em dia preciso renovar meu toxicológico….
    Mas caso eu não renove…vi que não é passivo de multa se não tiver dirigindo veiculo correspondente as categorias.

    Mas a Dúvida é…. Se eu deixar para fazer o toxicológico só quando for renovar a Habilitação, será que tenho que pagar multa por não estar com o toxicológico em dia.

    No meu caso não dirijo nenhum veiculo das categorias, porém não tenho interesse de rebaixar a Habilitação.

  54. Quando mudei minha categoria para D nem pedia o exame toxicológico e agora já tá vencida desde dezembro 2020 ganhei mais um ano pela lei ,alguém sabe se preçizo fazer esse toxicológico aí correndo ??

  55. Minha habilitação vence agora em 04/11/2021 sou categoria D e trabalho como motorista EAR nunca fiz esse exame toxicológico . Minha dúvida é preciso fazer o exame toxicológico agora ou só na renovação da minha CNH?

  56. Bom dia , fiz meu exame toxicológico dia 20/04 hoje são dia 10/05 o laboratório não entregou meu resultado .o laboratório deu 06 dias pra sair o resultado . Vou ser multado mesmo assim

  57. Bom dia!
    Meu pai é caminhoneiro e gostaria de saber, ele fez o exame toxicológico pra tirar a carta faz 5 anos q vai vencer 2022. Durante esse tempo o último exame q ele fez pra trabalhar faz 3 meses, esse exame é válido?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados