terça-feira, junho 22, 2021

Município de Serra do Salitre começa vacinação de caminhoneiros

Nessa quinta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde de Serra do Salitre, em Minas Gerais, começou a vacinação contra a covid-19 para caminhoneiros com idade entre 36 e 59 anos. Já para estradeiros com 18 até 35 anos, a imunização começou nesta sexta-feira.

As pessoas destes grupos podem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência nos horários das 08h às 11h e das 13h às 15h. Para os caminhoneiros, é necessário apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); documento do veículo, Carteira de Trabalho ou declaração do proprietário do veículo que o estradeiro é prestador de serviço; e comprovante de residência de até 30 dias atrás.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que o caminhoneiro ligue previamente na Unidade de Saúde para verificar a disponibilidade da vacina, uma vez que o município tem recebido gradativamente o imunizante para estes grupos prioritários.

Além dos caminhoneiros, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da educação (ensino básico infantil, fundamental e médio, e das redes municipal, estadual e particular em atividade), pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada) e pessoas com comorbidades desses grupos citados também podem se vacinar.

Post no Facebook de Serra do Salitre sobre a vacinação de caminhoneiros
Fonte: Prefeitura Municipal de Serra do Salitre/Reprodução

As unidades são:

Unidade Básica de Saúde Dr. Jose Wanderley
Rua Petúnia, nº 211 – Bairro Flores
Contato: (34) 3833-1171

Unidade Básica de Saúde Izaíra Xavier Da Costa
Av. Brasil, nº 615 – Bairro Nações
Contato: (34) 3833-1696

Unidade Básica de Saúde Francisco Machado Da Silveira
Rua México, nº 440 – Bairro Nações
Contato: (34) 3833-1602

Vacinação de profissionais do transporte em outras cidades

Maceió, em Alagoas, se tornou a primeira capital do país a vacinar todo o seu grupo prioritário, incluindo os caminhoneiros, pelo menos com a primeira dose da vacina. A imunização para os profissionais do transporte coletivo rodoviário de passageiros, do transporte ferroviário, aéreo, aquaviário, portuário e caminhoneiros começou na última segunda-feira, 17.

Em São Paulo, a vacinação para profissionais do transporte começou neste mês. Trabalhadores do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) começaram a ser vacinados contra a covid-19 no dia 11. Já motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo municipal e intermunicipal receberam a primeira dose da vacina uma semana depois.

No estado, caminhoneiros que fazem entrega de oxigênio nos hospitais e unidades de saúde que atendem exclusivamente pacientes com covid-19 puderam ser vacinados em março. Veja a matéria aqui.

Já no Rio de Janeiro, motoristas e cobradores de ônibus e condutores de transporte escolar são imunizados desde o dia 26 de abril. 

Caminhoneiros foram incluídos no grupo prioritário da vacinação desde janeiro deste ano, após uma ameaça de greve da categoria. No entanto, não foi definida até hoje uma data para os estradeiros receberem a primeira da dose da vacina e a vacinação tem ocorrido em poucos locais. O Ministério da Saúde contabiliza que mais de 1,24 milhão de caminhoneiros sejam imunizados em algum momento.

 

Por Wellington Nascimento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados