sábado, agosto 15, 2020
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Nova Estrada de Santos: acesso ao Porto de Santos será ampliado

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Nesta quarta-feira, o Governador Geraldo Alckmin anuncia autorização para inclusão no contrato de concessões da Ecovias do início das intervenções viárias de ampliação do acesso ao Porto de Santos.

Você sabe como anda a infraestrutura do Porto de Santos? O pessoal do trecho perguntou durante uma live e nós respondemos lá no site do Trucão.

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A Artesp adotará as demais medidas necessárias e a Concessionária começará a preparação do canteiro para que as máquinas estejam em operação ainda em abril.

A chamada “Nova Entrada de Santos” irá separar o fluxo de entrada e saída ao Porto, composto predominantemente por caminhões, do tráfego que entra e sai da cidade, no qual prevalecem os veículos leves.

As obras serão executadas pela concessionária Ecovias na Rodovia Anchieta (SP 150) e visam organizar os diferentes tipos de tráfego na chegada a Santos, melhorando a fluidez viária e a qualidade de vida na região. Com investimento de R$ 260,7 milhões – valor proveniente da receita do pedágio –, a previsão é que as obras sejam concluídas em 36 meses.

As intervenções incluem reformulação dos acessos aos bairros lindeiros à SP 150 (Via Anchieta), zona industrial da Alemoa, área portuária e as cidades de Santos e São Vicente (Via Av. Nossa Senhora de Fátima) e contemplam a construção de:

  • Vias locais de acesso aos bairros Jd. Piratininga, Jd. São Manoel e São Jorge;
  • Três viadutos, sendo: Viaduto Piratininga – Km 62, Viaduto Alemoa – km 64,5 e Viaduto Ariosto P. Guimarães (pista sul) – km 65;
  • Ciclovia do km 60 ao km 65, ligando os bairros do Jardim Casqueiro e Vila dos Pescadores à malha cicloviária de Santos. A implantação da ciclovia atende o fluxo de ciclistas entre os bairros, distritos industriais e empresas permitindo acesso seguro na região;
  • Duas passarelas no km 62,5 e km 64,3.

 

Melhorias no tráfego

A implantação do viaduto na Av. Nossa Senhora de Fátima, a cargo da Prefeitura Municipal de Santos, possibilitará a retirada do semáforo instalado na entrada da cidade e, com isso, levará à melhoria no acesso da Via Anchieta aos bairros do entorno e à zona portuária.

Ficará a cargo da Prefeitura de Santos também a interligação da Marginal Sul da via Anchieta com a Rua Júlia Ferreira de Carvalho, via ponte sobre o Rio São Jorge. Já a CODESP será responsável por fazer a interligação da Via Anchieta à Avenida Perimetral da Margem Direita.

O conjunto dessas intervenções vai aumentar a capacidade de tráfego na região e trazer mais segurança e conforto aos usuários da rodovia.

O pacote de obras atende as demandas de ampliação do Porto de Santos, conferindo maior fluidez e segurança para todos os usuários do Sistema Anchieta Imigrantes. As melhorias tornarão o acesso ao porto mais ágil, reduzindo custos operacionais e potencializarão o crescimento econômico regional e nacional, considerando tratar-se do maior porto do País.

Para os moradores da região, os congestionamentos serão reduzidos com a segregação do tráfego de cargas e de passageiros e, consequentemente haverá diminuição no consumo de combustível e na emissão de poluentes.

Hoje, sabemos que ainda existem problemas na chegada ao Porto de Santos. O repórter Jaime Alves conversou com dois motoristas de ônibus que fazem o transporte de funcionários de empresas da região e que contam o sufoco que passam todos os dias para chegar em Santos. Veja a reportagem.

 

Adaptado de Assessoria da Artesp

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