terça-feira, março 19, 2024

Operação investiga instalação ilegal do quarto eixo

Com mais de um ano de investigação, a Polícia Civil de São Paulo deflagrou a Operação Transforms, que apura organizações criminosas que instalam o quarto eixo em semirreboques.

Segundo a legislação vigente, não é permitido rodar com o quatro eixos no Brasil. Inclusive, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), produtos com o quarto eixo são irregulares.

O tema do quarto eixo é complexo porque sua situação de legalidade está em discussão há algum tempo. Segundo o Denatran, um estudo técnico sobre o assunto “encontra-se em andamento, ainda sem prazo de conclusão”.

O estudo está sendo realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Veicular (ONSV) no âmbito de Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Denatran.

Entenda melhor a questão do quarto eixo no vídeo:

 

Instalação criminosa

Mas tem gente que já viu por aí veículos com quarto eixos. Como isso é possível? Há casos em que o proprietário do veículo 4 eixos – que geralmente é encomendado, pois as próprias empresas de implementos não o fabricam – faz a alteração e consegue autorização para rodar.

Ou seja, apesar de ilegal, a alteração é feita e os caminhões modificados passam por vistoria técnica em Instituição Técnica Licenciada acreditada no INMETRO, também envolvida no crime.

Para emissão dos documentos no processo de instalação do quarto eixo foram utilizados diversos artifícios criminosos. Entre eles, a alegação da existência de patente que justificaria tal modificação, emissão de Autorização Prévia com descrição apenas de suspensão/inclusão ou exclusão de eixo veicular auxiliar, eixo direcional ou eixo auto direcional, portanto sem qualquer menção a inclusão de 4º eixo, além da ampla utilização de endereços fraudulentos para transferências dos semirreboques.

Além disto, servidores públicos realizaram alterações nos sistemas informatizados para inclusão de tal configuração em desrespeito à legislação de trânsito e a orientações superiores.

As investigações apontam que somente um dos líderes da organização faturaram mais de R$ 50 milhões de reais.

Policiais civis cumprem medidas cautelares de prisões, buscas e sequestros de bens em Adamantina, Regente Feijó, Irapuru, Pacaembu, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Campinas, Hortolândia, São Paulo, Itatiba, Mairiporã, Franco da Rocha e Arapongas-PR.

 

Adaptado de Folha Regional

7 COMENTÁRIOS

    • Os grandes impõem as regras sobre os pequenos transportadores,porque eles trabalham em conjunto,os pequenos trabalham separadamente,porque acham que podem se beneficiar da desvantagem dos outros.

  1. A Pergunta Certa é: Por quê, tecnicamente não se pode utilizar??? – Baseado nisso se proíbe. Do contrárioo é o Maldito Estado Brasileiro querendo atrapalhar, controlar e cobrar por tudo do cidadão.

    • Certo dia dirigi uma carreta com 4 eixos a principio nada percebi de diferente,mas quando transitei em pista sinuosa e escorregadia o veículo não obedecia a direção com eficácia,parecia que nas curvas ele iria sair da pista.
      mesmo sendo construído sobre o chassi de uma vanderleia com eixo direcional a dirigibilidade não oferecia segurança.

  2. Então…..outro dia,dirigi por alguns quilômetros o veículo de um amigo equipado com um semi reboque 4 eixos,a princípio não notei diferença alguma,mas quando num determinado trecho,fomos contemplados com uma forte chuva,a estrada bastante sinuosa,o peso extra,mais a adição do eixo,aliados as condições da estrada me fez fez perceber uma dificuldade na condução do veículo principalmente nas curvas,mesmo sendo montado com ralas como nas vanderleias,o veiculo era empurrado,pela força centrifuga nas curvas dando uma sensação de insegurança.

  3. Há de se fazer um amplo estudo sobre alterações no equipamentos.Em busca de ganhos extras muitas vidas serão perdidas,por não observarem normas técnicas de construções.Se você quer um equipamento assim,compre um novo com estrutura preparada pra isso,não tente fazer adaptações em equipamentos velhos com estrutura ja comprometida.

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