sábado, maio 15, 2021

Paralisação chega ao fim com promessa de marcha para Brasília

Após 10 dias de mobilizações em praticamente todos os estados, a paralisação de caminhoneiros chega ao fim com várias conquistas, porém também com muitos motoristas frustrados e ceticismo em relação às promessas. Outro grupo fala ainda em uma marcha para Brasília.

 

Estamos no 11º dia da manifestação?

 

Não, segundo a Polícia Rodoviária Federal, não há mais pontos de mobilização em nenhum estado. Pelo Facebook, motoristas também relatam a volta para casa.

 

Tem marcha para Brasília?

 

Muita gente tem comentado sobre isso nas redes sociais. A ideia partiu de Wallace Landim, o Chorão, visto por muitos como um dos líderes durante as paralisações. Chorão afirmou que não conseguiu ser ouvido pela presidência durante os 10 dias de mobilização, mas que não desistiu. O pedido agora é para que motoristas terminem suas entregas e depois levem seus veículos para Brasília, a fim de fazer um protesto maior na cidade.

Existe um suposto vídeo circulando por Whatsapp e Facebook onde diversos caminhões aparecem em carreata, mas ainda não foi possível atestar a veracidade das informações e nem a data quando o vídeo foi gravado. Exceto por esse vídeo, não parecem haver outras mobilizações neste momento rumo a capital. Pelo Whatsapp e Facebook, motoristas discutem a possibilidade. 

Durante as paralisações, em um vídeo, Chorão explica as pautas pelas quais briga. Elas giram principalmente em torno do preço do diesel, gasolina, etanol e gás de cozinha. Não é possível, entretanto, ter certeza que a pauta continua a mesma.

 

Quando estarão valendo as reivindicações?

 

Algumas já entrarão em vigor, como o eixo erguido em diversos estados. Já os R$ 0,46 de desconto no diesel, a principal pauta, é esperada para chegar amanhã nas bombas. A ANTT também já soltou uma tabela de fretes, mas muitos ainda não entendem como ela funciona. A cota de 30% da Conab também já está valendo, porém, o processo é complexo e muitos ainda têm dúvidas. Nos próximos dias o Pé na Estrada fará reportagens especiais para explicar esses pontos.

 

Por Paula Toco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados