Está faltando motorista para preencher as vagas abertas nas transportadoras. Sobre este assunto, o nosso repórter Jaime Alves entrevistou Fernando Zingler, diretor executivo do IPTC, o Instituto de Pesquisas do Transporte de Cargas. Aperte o play e confira.

39 COMENTÁRIOS

  1. Vou dizer o Porque , as empresas não dão oportunidade para os iniciantes sem experiência, dps péssimo salário ruim de mais, condições ruins de trabalho, um cachorro é melhor tratado doque motorista de Caminhão e o principal muito fora de casa longe da família e isso ninguém aguenta muito tempo..
    Eu sou motorista categoria AE com cursos em dia, tenho 25 anos , e faz 4 anos que não consegui uma oportunidade e por isso deixei de procurar essa ramo , agora sou de outra área.

  2. Porque todas as empresas que tem muitas vagas abertas são as piores pra trabalhar , ninguém aceita mais trabalhar como escravo :com salários de miséria .e ainda têm empresa prestadoras de serviço pra Raízen que dá folga longe de casa .uma dica pra essas empresas peguem seus caminhões e vendam vcs vão parar suas operações por falta de mão de obra.

  3. Boa noite
    Vi a matéria sobre a falta de motoristas
    Achei muito vaga a matéria pois não falaram da má remuneração que estão pagando para nos motoristas profissionais
    Chegamos a trabalhar 10/12/15 horas por dia e ninguém quer saber de pagar horas extras
    Pra receber as horas extras e outros direitos temos sempre que procurar a justiça!!
    Igual a moça falou na matéria o patrão faz um investimento de mais de 400 mil reais e quer pagar um salário baixo para o motorista uma diária que se o motorista não economiza o máximo não dá pra fazer as Três refeições do dia e ainda temos que guardar um pouco do valor da diária para pagar por um banho que muitas vezes ainda é gelado e em banheiros sujos
    Por isso que está acabando o interesse pela profissão de motorista
    Mas enfim poderia ficar aqui escrevendo os motivos porque ninguém mais querer a profissão de motorista pois tenho mais de 22 anos de profissão e acho que conheço muito bem os motivos e dificuldades de ser um motorista profissional vem nosso país
    Agradeço a atenção de vocês
    Grandes abraço

  4. Bom dia ! São muitos fatores que estar acabando com o interesse dos motorista ,vou citar alguns, primeiro deles falta remuneração salarial, as empresas estão exigindo muito na contratação, falta de segurança nas estradas (A carga é rastreada tem seguro ,mais e vc ),falta de ponto de apoio ao caminhoneiro nas estradas, tem postos de combustíveis que nessa pandemia os guerreiros das estradas foram tratados como lixo, o cara chega pra descarregar é humilhante ,as “empresas não dão suporte ao motorista “

  5. É simples assim a maioria delas não pagam um salário que seja bom o suficiente pra nós motoristas se manter e manter nossas famílias, eu já passei fora de casa trabalhando 1 anos e um mês pra dar o sustento da família outras empresas já passei de 6 meses e por aí vai é complicado a categoria muitos não sabem dar o valor Que precisa, e outras pessoas não se dão valor pois fazem coisas erradas e desse jeito nós somos rachados por muitos de tudo que não é bom

  6. Essa falta de motorista não se dá pelo fato não ter pessoas interessadas, e sim pela falta de oportunidade para o aprendizado.
    Participo de grupos de pessoas que gostam da profissão e assim como eu não conseguem uma oportunidade de entrar nessa área.

  7. Um dos problemas e que as empresas que exiger muito de quem não tem experiência, se nos mudamos a nossa CNH para E e porque queremos uma oportunidade, isso as empresas não vê.

  8. Simples!! Realmente tem vagas a vontade só que o novato que acabou de tira sua categoria profissional não pode trabalhar por falta de experiência aí como vai haver motorista se as empresas não dão oportunidade pra nós que queremos seguir a profissão ou se forma os seus motoristas ou vão sentir mais ainda as comsequências por que até hoje nunca vi um nascimento de crianças que vem com cnh no cordão umbilical

  9. Tá faltando nada as empresas que não dão oportunidade pra quem quer começa com a mesma história há tem que ter experiência agora eu mim pergunto como você adquire ex só olhando pro caminhão porque experiência se adquire no dia-a-dia de então empresas mudem a consepcão de você porque tem dois anos que coloco currículo ninguém nunca ligou se quer pra dor oi muito menos pra oferecer uma vaga pra uma experiência.

  10. E isso não todos mais todos donos de caminhão quer que o motorista trabalhe 24horas bebê ribiti e trabalhe até morrer então vai acabando e os jovens de hoje não entre nessa profissão não tem valor vcs vão trabalhar até morrer facão outra coisa viva a vida motorista de caminhão não e vier

  11. Uma série de fatores levam ao que está acontecendo, salário ruim, fora de casa,. Condições de trabalho, humilhação, quem viaja com a família, 90% das empresas não deixa família entrar e também não existe uma sala para os entes esperarem, leis que desmotivam, tem empresa que não gosta que o motorista vai pra casa, sempre desvia a rota p não passar em sua casa

  12. Por gentileza me passem o endereço da empresa que está contratando estou precisando motorista categoria D sou de Jaboticabal interior de São Paulo dês de já agradeço

  13. Tenho experiência procuro empresa.para trabalhar mas o que eles querem é escravo e não profissional trabalho enssesante sem folga baixa remuneração

  14. Fiz uma materia em 2014, indicando que num futuro próximo, teríamos o apagão logistico, porem, as políticas aplicadas no setor, não tratam do problema na sua raiz.
    A falta de profissionais, é o resultado final da falta de programas de qualificação profissional, e principalmente, da maior valorização desse profissional.
    Mas a sociedade vai entender isso, talvez de forma tardia, quando tiver que pagar muitíssimo caro para ter seus produtos em mãos….

  15. As empresas de transporte rodoviário de cargas querem pagar pouco e deixar o motorista 30 ou mais dias fora de casa, sem contar as humilhações por PRF, por empresa pra carregar ou descarregar e ainda porteiro de empresa querendo humilhar o profissional da estrada.
    Trabalho a 20 anos como motorista carreteiro, Tenho dois anos fora da estrada pq não temos valor.

  16. Bom dia meu nome é José Severino e eu acabei de ouvir sua reportagem!
    B3m está falta de motorista aqui no Brasil e devido às empresas não está dando a devida assistência para os motoristas, e nem estao dando oportunidade para aqueles que querem trabalhar e não dão oportunidade para os que ainda não tem experiência, mas se as empresas desse um treinamento para quem não tem experiência este número seria outro.
    Eu mesmo busco uma oportunidade para motorista carreteiro mais eu ainda não tive minha primeira oportunidade!!! Mais se alguma empresa de São Paulo ou outro estado quiser me contratar sem experiência e me der a oportunidade eu garanto que não irei desapontar.
    Bom dia a todos e fiquem com Deus.
    José Severino de Vitória da conquista 77988747925

  17. Está faltando eles axa que t qui ser um disonaro vc tenta a vaga eles véi com um livro de história as empresa não que motorista que um computador o nois bati volante ou em cera profissão são muitas e zigenca e melhor mudar de profissão Nei tão bem nois estamos ganhado pra isto motorista tem mas as empresa prefere os muleque novo deixa os profissionais de fora

  18. Enildo pereire brito- CNH E- MOOP
    Brasileiro
    Estado civil: casado idade: 51 ano
    Enderço: rua joao Francisco Lisboa 64
    Bairro: parque dos pimheiro
    Cidade: alvares machado sp
    Telefone: 18-988186764 ou 18-996111590 watzap
    e-mail: ney_h_pp@hotmail.com
    cargo: motorista truk ou carreta
    OBJETIVO :TER UM BOM DESMPENHO

    FORMAÇÃO: ENCINO MEDIO COMPLETO

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    Empresa:codispan distr de prod de panificação ltda
    Cargo: motorista truk
    Principais atividades: transporte produtos de alimento
    Admissão: 01/01/2009 saída:29/01/2011
    ————————————————————————————————
    Empresa:FLAVIO DO CARMO JUNIOR- ME
    CARGO: motorista truk
    Principais atividades transpote
    Admissao:01/03/2011 saída: 15/02/2013
    Empresa: janaina dos santos da cunha estofados-ME
    Cargo:motorista truk
    Principais atividade: transporte
    ADMISSAO :22/04/2014 asida 25/05/2018
    Tenho experiência com carreta também so não tenho na carteira de trabalha mais já trab 1 ano.
    Desejo fazer parte da equipe e atuar na área de transporte. Acredito que poderei executar meus conhecimentos práticos e ajudar no crescimento da empresa.

  19. Boa tarde …isso tá acontecendo por não dar uma oportunidade as pessoas que não tem experiência, pois eu mesmo estou passando por isi e não tô conseguindo uma vaga de motorista. Já tentei de tudo que é geito e não tenho uma oportunidade já que não posuo experiência na categoria E ,gastei mais te 3mil reais e pra que , depois dizem que não a motorista..

  20. Ola, faço parte de um grupo no Facebook que há muitas pessoas a procura de uma oportunidade de emprego, assim como eu também estou, pessoas com CNH na categoria C ,D E também tem, pessoas com disponíveis para o mercado de trabalho também tem, oque está faltando e as empresas da oportunidade para quem está iniciando na aérea. Obrigado e pretendo um dia conseguir entrar para a categoria, admiro ônibus rodoviário

  21. É simples…. Acabaram com as comissão, acabou o tesão pela estrada. A 20 anos atrás, motorista gangava entre 8 e 10 salários de comissão…. Hoje em alguns casos chega a 4.500, mas daí entre café, almoço, janta e banho q tem q pagar e de 50 a 60 reais por dia podendo chegar a 1.800 por mês. Roubo, assalto, estrada ruim, empresas cheia de normas, não pode isso, não pode aquilo… Por isso ninguém mais que ir pra estrada, e a tendência é só aumentar,

  22. Eu sou motorista de caminhão a muitos anos e todo dia meu sonho vem se concretizando;SEMPRE PEDIR A DEUS QUE DESSE VIDA E SAÚDE PARA VER CHEGAR A ESSE PONTO DE FALTAR MOTORISTA NO BRASIL, OS EMPRESÁRIOS DO RAMO DE TRANSPORTE ACHARAM QUE ISSO NUNCA IRIA ACONTECER, AGORA DIRIJA OS CAMINHÕES VOCÊS MESMO.ESSE É O PREÇO QUE OS EMPRESÁRIOS TEM QUE PAGAR ATUALMENTE, PORQUE O NOSSO COMO MOTORISTA NOS PAGAMOS:TOMAMOS MUITO ARREBITE PARA ESSA RAÇA FILHO DA PUTA QUE NUNCA NOS DEU VALOR NENHUM.tantas noitadas sem dormir, sem banho, atolado em estrada de chão no estado do Pará, Rondônia, acre e A porra toda, enfim quando chegava em casa para acertar contas da viagem ainda reclamação que estragou um pneu ou quebrou um para choque. Tome no cú agora bando de merda do caralho

  23. O salário e ridículo de motorista carreteiro no abc não passa de 3500 reais pouco muito risco pouco reconhecimento muita responsabilidade outras profissões pode até ganhar menos mas tem sossego estou4 anos fora não pretendo volta mais infelizmente

  24. Não é falta de oportunidade, e que as empresas exigem muito do motorista, aqui em Fortaleza- CE motorista tem que carregar e descarregar, a mercadoria isso em uma grande parte das empresas, e ainda exigem que vc tenha curso MOPP, NR 35, NR 45 o com salário de 1.200,00, estou desempregado a quase 5anos não é fácil

  25. Grandes empresas devem dar treinamento para esses novos motoristas que amanhã vão se tornar os melhores profissionais para estas empresas.
    É como clube de futebol que treina desde a base e que logo, logo vão dar troféus e vão ser vendidos por alguns milhões de dólares.
    O investimento nestes novos motoristas são o grande trunfo q grandes empresas tem

  26. Trabalhei 40 anos como carreteiro….a 20 anos atrás éramos mais valorizados…hj em dia não mais muitas horas de trabalho em excesso poucas folgas e salário muito a quem da responbilidade q a profissão exige. Nosso piso salarial era em média 3salarios mínimos e meio…. Hj em dia e dois salários mínimos….uma vergonha. E muita exigência… Rastreamento câmeras em todo veículo. O caminhoneiro não tem mais a liberdade e privacidade de antes. E não ganha mais um salário descente … Isso desacelera aos mais jovens o encantamento pela profissão…..eu já aposentei graças a Deus…..mas fica a dica aos empresários valorize os motoristas por enquanto os veículos não andam sozinhos depende. De nós . Que sabe no futuro sejam autônomos.

  27. Sou motorista com experiência ,muitas empresas não valorizam o profissional não é só um bom salário é as condições de trabalho, só quem sabe é quem tá na estrada.

  28. Empresas não dão oportunidade nem para os jovens e nem para os mais velhos.como vamos adquirir experiência sem oportunidade.tenho 59 anos. As empresas acham que se tu tiveres mais idade perde a capacidade.isto e pura imbessibilidade das empresas.tem motoristas com mais de 70 anos em plena atividade.

  29. Bom dia família trucão, a questão da falta de motorista além de tudo isso que foi comentado pelos amigos nesta matéria, temos também a questão da mudança da CNH para categoria específica, as auto escolas se unificaram e estão cobrando um valor absurdo para mudança de categoria. Impossível um cara desempregado ter que desembolsar praticamente com curso mop em torno de 2600 reais. Uma vergonha neste Brasil dominados por corruptos que favorecem os empresários. É triste conviver em um país que não gera oportunidades para seus patriarcas. Por isso o desejo dw muitos de migrar para outros países onde há oportunidades.

  30. Bom ao meu ver as a realidade das estradas não são nada boas e a desvalorização que ouve nos últimos anos, e vai ficar pior porque um motoboy um moleque de bicicleta etc faz entrega ganha mais quer um carreteiro que passa dias meses fora de casa.

  31. O motivo principal é o amadorismo por parte das próprias empresas de transporte.
    Da pra contar nos dedos de uma mão as transportadoras que possuem um setor de RH REALMENTE qualificado, onde se aplica o chamado RH estratégico, que leva em consideração não somente remuneração ( embora esta esteja muito defasada, considerando os riscos e o tempo fora de casa ) mas também o clima organizacional, ou seja, que promova na prática um ambiente sadio de trabalho, respeite escalas de folga EM CASA, não na rodovia ou em filiais, que invistam em supervisores capacitados e com perfil pra lidar com pessoas e não capatazes, pois este é o perfil dos quadros de chefia na maioria das empresas: são pessoas despreparadas, grosseiras e onde o assédio moral e muito comum. As condições de trabalho dentro da maioria das empresas também desrespeitam muito a gente: é muito comum que banheiros, vestiários e dormitórios em matrizes e filiais estejam caindo aos pedaços, ou feitos de improviso em péssimas condições de higiene e limpeza, de ventilação. O abuso nas jornadas de trabalho e não remuneracao das horas extras também é quase regra neste ramo. Caminhões e implementos em mal estado de conservação e com manutenção precária também muito comum nas empresas, e ainda por cima muitas exigem que o motorista seja mecânico também.
    Quem em sã consciência, sendo jovem, mesmo com pouco estudo, vai querer entrar em atividade nessas condições? O que precisa na verdade é uma mudança radical na forma como nos DONOS de transportadoras enxergam a profissão de motorista e seu próprio negócio.
    Eles sim, os empresários, é que pararam no tempo, que estão com a mentalidade atrasada e também muito mal preparados no que se refere a administração do próprio negócio. Só que é mais fácil jogar a culpa em quem não quer ser motorista do que se olhar no espelho, fazer autocrítica. Fica a dica.

  32. Esse comentário de baixa remuneração é a mais persistente e não vemos empresas nenhuma tomando a iniciativa de mudar isso, que tem é a fazer obrigar atravéz de leis e fiscalização de algum órgão federal ! Outra coisa que tem mudar e o piso salarial ,que hoje e baseado por estado onde é a empresa tem a matriz e assim fica muito desigual em nível nacional, um exemplo motorista que é contrato e registrado no sul e faz viagem transporte rodoviário tem diária diferente que viaja de Norte a sul ou vice versa ,tem que alinhar um salário piso nacional e separar com esses pisos salarial estadual em relação transporte rodoviário …

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui