O Fazendo Rastros, seu podcast diário de notícias do transporte, fala hoje sobre a aprovação do projeto de concessão para iniciativa privado do complexo rodoviário entre Rio de Janeiro(RJ) e Governador Valadares(MG), além disso, explicamos como foi a aprovação do projeto de lei que origina o programa “BR do Mar”.

Aprovado o projeto de concessão à iniciativa privada do sistema rodoviário das BR-116/493/465/RJ/MG, entre o Rio de Janeiro e Governador Valadares (MG).

A Câmara dos Deputados concluiu na quarta-feira, 15 de dezembro, a votação do projeto de lei que cria o programa BR do Mar. O texto segue agora para sanção presidencial. O projeto visa incentivar a navegação de cabotagem, dando permissão para que navios estrangeiros possam utilizar a cabotagem entre portos nacionais. Atualmente, só empresas brasileiras poderiam executar esse tipo de navegação. Sendo assim, o governo pretende aumentar a frota de embarcação, saindo dos 11% atuais para 30%, além de estimular a concorrência no setor marítimo, e ter um meio de transporte mais limpo, sustentável e com menores custos. O projeto BR do Mar esteve em pautas recentes de caminhoneiros que ameaçavam uma paralisação da categoria. Eles eram contrários a ideia, porque, de acordo com eles, a proposta vai trazer prejuízos para quem fará viagens tiro longo. Por outro lado, caminhoneiros que apoiam o projeto, usam o argumento de que os fretes podem ser melhores e mais bem remunerados.

O episódio de hoje tem apresentação de Pedro Trucão, notícias de Daniel Santana, Paula Toco e Wellington Nascimento e edição de Felipe Rodriguez.

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