Na última quinta-feira, 15, o presidente da República Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão receberam a Medalha do Mérito Mauá, uma alta homenagem do Ministério da Infraestrutura para aqueles que tenham contribuído para o desenvolvimento e progresso do Setor Transporte.

Entenda: Brasil é líder mundial em concessões rodoviárias – o que isso significa?

merito maua
Imagem: Carolina Antunes/PR

Além do presidente e do vice, outros políticos receberam a medalha, como: Paulo Guedes, da Economia; Sérgio Moro, da Justiça e Segurança Pública; Onyx Lorenzoni, da Casa Civil; Ricardo Salles, do Meio Ambiente; Ernesto Araújo, das Relações Exteriores; Fernando Azevedo, da Defesa; Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência; Jorge Antônio de Oliveira, da Secretaria-Geral; Bento Albuquerque, de Minas e Energia; Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo;  Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União; entre outros. 

Não foram especificadas quais contribuições os homenageados trouxeram para o segmento. Entretanto, o ministro da Infraestrutura explicou que, muitas vezes, as pessoas não se envolvem diretamente o transporte, mas sim no todo do País.

“Isso não é uma tarefa só do governo. A união dos brasis, tão iguais e tão diferentes, mas aglutinados numa só nação, fará com que o país atinja a sua vocação: ser grande”, declarou.

merito maua

Ao todo, 180 pessoas receberam o prêmio, entre elas 18 ministros de Estado, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal de Contas da União (TCU), três comandantes das Forças Armadas, mais de 20 parlamentares e servidores públicos de diversas instituições.

 

Medalha do Mérito Mauá

Instituída pelo Decreto 55.475, de 1965, a Medalha é um reconhecimento ao patrono do Ministério da Infraestrutura, Visconde de Mauá, que foi um industrial e político brasileiro do século XIX que empreendeu a construção da primeira rodovia pavimentada do país.

Construiu também a Estrada de Ferro Mauá, primeira ferrovia brasileira, no Rio de Janeiro. Foi responsável ainda pela fundação da Companhia de Navegação à Vapor do Amazonas.

Leia também: Estamos prontos para um trânsito sem radares?

 

Ouça o podcast sobre a Medalha Mérito Mauá e entenda melhor a notícia:

 

Por Pietra Alcântara com informações do Planalto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here