A física explica o tombamento dos caminhões. Basicamente é assim: por ser alto e pesado, é muito fácil deslocar o centro de gravidade. Bastam movimentos bruscos e velocidade pouco acima do ponto de segurança nas curvas. Mas e as caçambas, por que, mesmo paradas, elas também tombam? “O motorista para num piso inclinado, começa a levantar a caçamba e a tampa não abre, ou só cai material de um lado. Isso é suficiente para que a caçamba incline e tombe mesmo parada”, explica Rubem Penteado de Melo, Engenheiro da empresa TRS, especializado em segurança automotiva.
Até um pneu baixo pode ser o gatilho para o tombamento. Feixes de molas também. Por isso é importante a inspeção e a manutenção preventiva. Imagina se quebra uma mola no momento do basculamento? Mas hoje em dia existe tecnologia para evitar que a caçamba tombe. Pelo menos ajuda muito. É sistema eletrônico que monitora a inclinação do veículo e até interrompe automaticamente o basculamento ao perceber uma condição insegura. Se a caçamba não tem sistema eletrônico para avisar o motorista sobre o risco de tombamento, vai no olho mesmo. O que importa é a segurança.
Dicas de segurança
- Confira se a carga está carregada de maneira uniforme para não haver excessos de uma lado só.
- Tenha maior cuidado com carga úmida, que pode grudar na caçamba e aumentar o perigo de tombamento.
- Não exceda o limite de carga previsto na Lei da Balança.
- Antes de bascular, confira se a porta traseira está aberta.
- Fique atento à rede elétrica, cabos e postes.
- Mantenha as pessoas afastadas durante o basculamento.
- Não bascule durante ventos fortes.
- Alinhe o conjunto cavalo-carreta antes de iniciar a descarga.
- Se a carga não descer, não dê trancos com a caçamba levantada.
Fonte: Rubem Penteado de Melo – Engenheiro TRS
Leia também: Nova resolução aumenta segurança na operação de caçambas
Por Jaime Alves