Alguns motoristas fazem suas viagens acompanhados de um ajudante, dos filhos e do cônjuge. Muitos caminhoneiros viajam com as esposas. E, dependendo da entrega, a entrada dessas pessoas é proibida. O ideal é que haja um espaço para que essas pessoas esperem o retorno do motorista, mas nem sempre é assim. Recentemente, a administração do Porto de Imbituba em Santa Catarina tomou medidas para disponibilizar um espaço de recepção para as famílias dos motoristas.

Tudo começou com uma solicitação do movimento Damas de Ferro, que defende pautas relacionadas às esposas dos caminhoneiros (ou cristais). Após o pedido, um espaço de recepção temporário foi preparado para acolher companheiras e crianças, enquanto aguardam o trabalho de seu familiar caminhoneiro dentro do porto.

Leia também: Não usar máscara pode gerar multa para o motorista?

porto de imbituba
Porto de Imbituba cria Base de Apoio a Família do caminhoneiro | Imagem: Porto de Imbituba/Divulgação

A Base de Apoio a Família do caminhoneiro foi feita por meio de um contrato provisório de locação de contêineres, atendendo a demanda de forma emergencial. A intenção é providenciar um local definitivo no futuro, com estrutura melhorada.

porto de imbituba
Imagem: Porto de Imbituba/Divulgação

Foram instalados dois contêineres, um em cada portaria externa de acesso à área portuária. Os locais contam com área de estar, espaço kids e banheiro.

porto de imbituba
Imagem: Porto de Imbituba/Divulgação

Projeto

O projeto de acolhimento desenvolvido pela Autoridade Portuária iniciou em 2019 e teve sua licitação realizada em fevereiro de 2020. Foi realizado um certame, ou reunião, para que empresas apresentassem propostas para que o espaço se tornasse realidade.

No entanto, segundo a assessoria do Porto de Imbituba, nenhuma empresa compareceu ao certame. Sendo assim, a locação de contêineres foi decidida como uma alternativa emergencial.

A assessoria informou ainda que o processo para uma nova licitação já está em andamento e terá seu edital relançado em breve, com um projeto que prevê a instalação de dois contêineres de 40 pés, qualificado com estrutura completa de banheiros, chuveiro, copa, espaço kids e áreas de estar interna e externa.

Espaço definitivo

Sobre o processo de aquisição das bases definitivas, o Porto de Imbituba afirma que está em fase interna de elaboração do edital e a licitação deve ser lançada em breve.

“Ainda não é possível definir uma data fim, visto que depende do andamento do processo licitatório. No entanto, após o contrato assinado e emitida a Ordem de Serviço, a futura contratada terá até 120 dias para executar o serviço”, explica a assessoria.

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here