sábado, outubro 24, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Preciso de Mopp para transportar botijão na moto?

- Publicidade -

O motorista que quer investir na área de transporte de elementos e produtos perigosos precisa do curso Mopp – Movimentação e Operação de Produtos Perigosos.

Leia também: Qual a diferença entre MOPP e SASSMAQ?

Mas será que só os motoristas de caminhão precisam do Mopp? Essa foi a dúvida da parceira Tais Medeiros:

“Para transporte de gás de cozinha na moto, é preciso ter curso Mopp na carteira?”

Tais, precisa sim! Além do curso, o transporte deve ser feito com um semi-reboque ou carro lateral. Gás de cozinha ou botijão de gás é considerado um produto perigoso. Perguntamos ao Detran RJ sobre esse assunto. Veja a resposta na íntegra:

De acordo com o parecer Cetran 002/2005, os condutores de motocicletas, regularmente habilitados nas categorias “A/B”, “A/C”, “A/D” ou “A/E”, desde que possuidores do curso especializado estabelecido pela Resolução CONTRAN nº. 168/2004, estão habilitados para efetuar o transporte de produtos perigosos em motocicleta, equipada com carro lateral ou semi-reboque.

O curso Mopp possui matérias especiais que podem incluir direção defensiva, meio ambiente e sua preservação, cidadania e legislação específica do Decreto 96.044/88, dentre outras.

 

Transporte de produtos perigosos

A única carga perigosa permitida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para ser transportada em motocicletas é o gás de cozinha. A Resolução 356 especifica que o transporte não pode ser feito na garupa da moto e sim em um semi-reboque ou sidecar (também conhecido como carro lateral).

 

E você, também tem alguma dúvida sobre o trecho? Fique ligado e acompanhe nossas transmissões ao vivo pelo Youtube do Pé na Estrada, todas as segundas e sextas-feiras, por volta do meio dia.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados