terça-feira, março 19, 2024

Projeto determina incidência do ISS no monitoramento de veículos e cargas

A tributação das empresas de monitoramento ou rastreamento é alvo de disputa entre estados e municípios. Para resolver a questão, o Projeto de Lei Complementar 191/15, do Senado Federal, prevê que os serviços de monitoramento ou rastreamento de veículos sejam tributados pelo Imposto sobre Serviços (ISS).

Disputa tributária

Alguns estados cobram o ICMS por entender que essas empresas prestam serviço de comunicação, sujeita ao imposto estadual. Já municípios entendem que o imposto cobrado deveria ser o ISS, que é municipal.

O projeto resolve de vez a questão, atribuindo à atividade a incidência do ISS. A proposta altera a Lei do ISS, tributo de natureza municipal. O texto determina ainda que o imposto será cobrado pelo município sede da empresa, e não pelo município onde está o bem vigiado.

O Projeto de Lei Complementar 191/15, contempla os serviços de monitoramento ou rastreamento de veículos e cargas realizados à distância, ou por meio de empresas de tecnologia de informação veicular.

O texto tramita na Câmara dos Deputados. Se sofrer alterações, terá que voltar ao Senado para depois de aprovado seguir para sanção presidencial.

Leia também:

Blindagem elétrica é aposta contra roubo de cargas

Adaptado de: Agência Câmara de Notícias

1 COMENTÁRIO

  1. Que tanta burocracia,,esse país nunca irá prestar com essas cabeças ruins que só pensa em prejudicar as pessoas que produz. Vergonha será nunca irá mudar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados