sexta-feira, outubro 30, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Projeto quer fim da obrigatoriedade das autoescolas

- Publicidade -

O governo anunciou recentemente o fim da obrigatoriedade do uso de simuladores em autoescolas e a diminuição das aulas práticas. Agora, a proposta é acabar com a obrigatoriedade das autoescolas na hora de tirar habilitação.

A medida dá ao candidato o direito de escolher entre realizar as aprendizagens teóricas e práticas de forma autônoma ou então no Centro de Formação de Condutores (CFC).

Leia também: Entenda as mudanças no Código de Trânsito propostas por Bolsonaro

Segundo o projeto do deputado General Peternelli, as aulas de direção veicular poderiam ser ministradas por qualquer condutor habilitado no mínimo há três anos e na categoria para qual ministrará a instrução.

O parlamentar justifica o projeto afirmando que na maioria dos países as autoescolas existem, mas a frequência nos cursos é opcional. O objetivo da medida é desburocratizar o processo e reduzir os custos da primeira habilitação, de acordo com o deputado.

Ele diz acreditar que a aprovação da sua proposição facilitará o acesso de milhões de brasileiros à CNH. Peternelli lembra que, dependendo da quantidade de aulas práticas, o desembolso do aluno pode chegar a R$ 3 mil. “É um valor incompatível com os ganhos da maioria dos brasileiros, especialmente os jovens”, alega.

O PL ainda está no início de tramitação, tendo sido apresentado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados no último dia 26 de junho. Ainda não há previsão para ser votado.

 

Adaptado de Gazeta do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados