Muita gente estava aguardando, também, não era para menos, foram 10 anos de desenvolvimento até a chagada da Próxima Geração Scania, ou Next Generation Scania, como foi apresentada ao mundo a nova linha. Em um palácio de Paris/França, a montadora falou sobre inovação, conectividade, sustentabilidade e consumo de combustível. Tudo para preparar o clima para a grande revelação dos novos modelos da marca.

Próxima Geração Scania

Antes da apresentação oficial, muito se especulou sobre o novo desenho da cabine. Falou-se até em volta de modelos bicudos. Mas a apresentação mostrou mudanças menos radicais. Embora sejam claras as modificações, o caminhão segue tendo “cara de Scania”. Foram 10 anos e 2 bilhões de Euros investidos no projeto, que resultou também na nova série S.

Nova cara dos caminhões Scania
Nova cara dos caminhões Scania

Economia

Um dos principais pilares de mudança da nova geração de caminhões Scania foi o pilar da economia. Segundo a montadora, a mudança exterior da cabine foi pensada para melhorar a aerodinâmica e com isso gerar economia de combustível.

Muitos testes foram feitos em túneis de vento para estudar a trajetória do ar e tentar diminuir ao máximo o atrito com o ar, gerando a economia prometida.

Jato de ar é usado para ver como o ar passa pelos caminhões da Próxima Geração Scania
Jato de ar é usado para ver como o ar passa pelos caminhões da Próxima Geração Scania
Túnel de vento é usado para estudar o atrito do ar com o veículo
Túnel de vento é usado para estudar o atrito do ar com o veículo

Outro fator de mudança foi o trem de força. Segundo a montadora, os bicos injetores foram redesenhados para que a relação de injeção de combustível fosse modificada, o que faria com que o motor chegasse mais rápido a equação ótima. Ou seja, o motor chegaria mais rápido ao estágio em que a quantidade de combustível injetada é a exata para otimizar a combustão.

A combinação das em aerodinâmica e trem de força trariam uma economia de 5% de combustível nos novos modelos.

Conforto e Segurança

A montadora destaca ainda que o conforto foi uma das principais preocupações no lançamento da Próxima Geração Scania. O desenho da nova cabine S, segundo executivos da marca, foi pensado primeiramente pela posição do caminhoneiro e depois se construiu a cabine ao redor dele. O chão é totalmente liso, sem nada entre as poltronas do motorista e passageiro. Diversos outros detalhes foram pensados para o conforto do piloto.

Conforto interno da nova linha
Conforto interno da nova linha

A nova linha possui um opcional interessante para o quesito segurança, uma “cortina air-bag”, que protege o motorista em capotamentos principalmente. Segundo a montadora, mais de 40 caminhões foram destruídos nos testes (veja abaixo). E cada teste de capotamento chegava a levar até um ano para ser planejado. A montadora acredita que o novo dispositivo pode diminuir as mortes por acidentes em até 25%.

Cortina air bag na próxima geração scania
Cortina air-bag desce na janela e protege o motorista

O caminhão já está em produção na planta da marca na Suécia. Um dia deve chegar ao Brasil, mas por enquanto ainda não temos nenhuma prazo.

Futuro

A empresa afirma que o futuro estará baseado em veículos elétricos, veículos híbridos, conectividade e veículos autônomos. Afirma ainda já estar em testes com caminhões 100% autônomos, ou seja, sem a presença de motoristas, em operações de mineração, mas que isso ainda vai demorar para chegar ao mercado.

Caminhões da Próxima Geração Scania ou Next Generation Scania
Caminhões da Próxima Geração Scania ou Next Generation Scania

Para saber mais sobre os caminhões da Próxima Geração Scania, veja o vídeo de apresentação. O vídeo está em inglês, mas algumas coisas são interessantes de ver mesmo para quem não entende a língua, como os testes de capotamento.

Link da apresentação:
https://www.youtube.com/watch?list=PL_pZGFQt5xzu3kSQCuNw5B2ZMDO7SnwOT&v=8wQsNbDae2k

Veja em quais minutos encontrar cada assunto:

Futuro – 15:00

Conforto – 35:20

Consumo – 39:09

Segurança e testes – 44:50

Por Paula Toco

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here