sexta-feira, setembro 18, 2020

Pulei a categoria C, posso me habilitar no exterior?

- Publicidade -

A Europa pode enfrentar escassez de caminhoneiros nos próximos anos. Motivados por isso e outras razões, motoristas brasileiros pensam em migrar de país para serem estradeiros em outras terras. É o caso do Welington, que já tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e quer se habilitar no exterior. Hoje vamos responder uma dúvida dele sobre o assunto.

Leia também: O que faz o transporte na Europa funcionar?

habilitar no exterior
Caminhões em estrada na fronteira entre Espanha e França.

Segundo projeção da MAN Caminhões, o volume de transporte somente na União Europeia deve aumentar em 40% nos próximos 20 anos. Ao mesmo tempo, segundo estimativas atuais, somente na Alemanha haverá uma escassez de cerca de 150 mil motoristas profissionais qualificados nos próximos dois anos.

Vendo essa escassez como oportunidade, além da vontade de melhorar a qualidade de vida e outras motivações, alguns caminhoneiros consideram sair do Brasil para trabalharem na mesma profissão, porém em outro país. Falamos sobre isso na matéria: Como faço para trabalhar como caminhoneiro no exterior?

Mas essa mudança envolve uma série burocracias. A pergunta do parceiro foi sobre isso:

Tenho CNH AE, pulei a categoria C. Estou pensando em ir para Portugal, devido os tratados, é possível trocar a CNH pela carta de condução portuguesa, mas somente ela as que você fez exame. Ou seja devido eu não ter a C, não consigo trocar pela de carreta lá.  Estou tentando tirar C no Brasil, mas não estou conseguindo. Preciso desistir das categorias E e D para tirar C, e aí tirar elas novamente?

Pergunta complexa! Vamos por partes. O que o Welington quer saber é se precisa voltar atrás na habilitação, tirar a categoria C e depois refazer todos os processos para tirar categorias D e E.

Para falar sobre se habilitar no exterior, entramos em contato com o Detran SP. Veja a resposta a seguir.

A categoria E abrange as categorias D, C e B de Habilitação. Para registro da habilitação em outro país, o condutor deve comparecer na unidade de registro do seu prontuário de habilitação e solicitar certidão de prontuário específica para esse tipo de requerimento.

Ou seja: você consegue tirar a habilitação para carreta lá em Portugal SIM, pois a categoria E já abrange as D, C e B de habilitação.

Se você tem alguma dúvida sobre assuntos do trecho, mande para a gente!

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados