quarta-feira, janeiro 26, 2022

Pulei a categoria C, posso me habilitar no exterior?

A Europa pode enfrentar escassez de caminhoneiros nos próximos anos. Motivados por isso e outras razões, motoristas brasileiros pensam em migrar de país para serem estradeiros em outras terras. É o caso do Welington, que já tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e quer se habilitar no exterior. Hoje vamos responder uma dúvida dele sobre o assunto.

Leia também: O que faz o transporte na Europa funcionar?

habilitar no exterior
Caminhões em estrada na fronteira entre Espanha e França.

Segundo projeção da MAN Caminhões, o volume de transporte somente na União Europeia deve aumentar em 40% nos próximos 20 anos. Ao mesmo tempo, segundo estimativas atuais, somente na Alemanha haverá uma escassez de cerca de 150 mil motoristas profissionais qualificados nos próximos dois anos.

Vendo essa escassez como oportunidade, além da vontade de melhorar a qualidade de vida e outras motivações, alguns caminhoneiros consideram sair do Brasil para trabalharem na mesma profissão, porém em outro país. Falamos sobre isso na matéria: Como faço para trabalhar como caminhoneiro no exterior?

Mas essa mudança envolve uma série burocracias. A pergunta do parceiro foi sobre isso:

Tenho CNH AE, pulei a categoria C. Estou pensando em ir para Portugal, devido os tratados, é possível trocar a CNH pela carta de condução portuguesa, mas somente ela as que você fez exame. Ou seja devido eu não ter a C, não consigo trocar pela de carreta lá.  Estou tentando tirar C no Brasil, mas não estou conseguindo. Preciso desistir das categorias E e D para tirar C, e aí tirar elas novamente?

Pergunta complexa! Vamos por partes. O que o Welington quer saber é se precisa voltar atrás na habilitação, tirar a categoria C e depois refazer todos os processos para tirar categorias D e E.

Para falar sobre se habilitar no exterior, entramos em contato com o Detran SP. Veja a resposta a seguir.

A categoria E abrange as categorias D, C e B de Habilitação. Para registro da habilitação em outro país, o condutor deve comparecer na unidade de registro do seu prontuário de habilitação e solicitar certidão de prontuário específica para esse tipo de requerimento.

Ou seja: você consegue tirar a habilitação para carreta lá em Portugal SIM, pois a categoria E já abrange as D, C e B de habilitação.

Se você tem alguma dúvida sobre assuntos do trecho, mande para a gente!

Por Pietra Alcântara

28 COMENTÁRIOS

  1. Resposta errada,Portugal não aceita a conversão por equivalência, para poder dirigir caminhão aqui na Europa vc deve ter feito exame na categoria C

    • E como faço pra mim fica com todos os documentos que precisa pra mim trabalhar em Portugal com carreta minha cnh aqui no Brasil e A E

      • primeiramente é que “mim” não faz nada. como? por exemplo: “mim” não conjuga verbo.
        AGORA SE VOCE TROCAR O “MIM” POR “EU” CERTAMENTE ALGUEM VAI TE AJUDAR. abraçossss

        • Boa noite !
          Estou tirando minha Cidadania Portuguesa, já está em processo em Portugal na ACP de Porto, sou filho de português com espanhol, a minha categoria é A/E trabalho aqui fazendo o Mercosul, tenho amigos em Portugal, tenho informações que alguns IMT são Detran em Portugal, em algumas cidades estão conseguindo trocar suas cartas por equivalência, pois o Brasil tem convênio bi-lateral com Portugal, por mais que criaram uma lei em Portugal que entrou em vigor em Abril, alguns Detran de Portugal não está cumprindo a lei, pois fere o tratado entre os Países, eu estou neste pé também, pelo que vi, por ser profissional no ramo de transportes internacional, entendi que consigo acrescentar no Poupatempo, a, categoria C no meu prontuário.
          Desejos todos muito sucesso !

    • Olá Wandre! Meu marido tem CNH D e pelo que entendi nas leituras que fiz indo para PT com visto de trabalho ele pode rodar durante 185 dias antes de obter residencia e dois anos após obter residencia com a CNH do Brasil, ou seja “D”, está correto isso? entendi que até com dois anos de residencia ele terá que trocar a habilitação pela Portuguesa e aí é que terá que resolver a situação de inclusão da categoria “C”, é isso? Como vc está tendo que fazer? É só fazer as aulas e a prova e incluir?

      • No seu caso vc transfere sim, pois fez a carta C no Brasil. Aproveita e faz a carta D e a E se der tempo antes de ir.
        Lembrando, que vc só troca a habilitação se estiver morando legalmente em Portugal, com cidadania ou título de residência. Se vc for ilegal pra se legalizar lá, nesse tempo não consegue transferir a CNH.

  2. Exatamente como o parceiro respondeu acima, tem que tirar a CNH C, agora o processo, não sei lhe informar, pq aqui no Brasil, é um cabaré só, quando se trata, de procurar o Detran, seja lá qual for a mudança.

  3. Minha CNH é AD. Faço tudo de novo pra conseguir CNH C ou teria como acrescentar no prontuário a categoria C?????? Há essa possibilidade de regressão de CNH AD para AC????

    • amigo eu compareci em uma unidade do poupa tempo pra quem mora aqui no estado de são paulo e fiz o pedido de prontuario de abilitaçao manual para europa incluindo a carta C orientação do detran se vai dar certo so deus sabe

    • O LUIZ, ESTOU COM MESMO PROBLEMA, MAS ESTOU COM DÚVIDAS DE PEDIR O REBAIXAMENTO DE D PARA C, PELO EM MINAS EU SEI QUE VOCÊ PODE SOLICITAR O REBAIXAMENTO DE SUA CARTEIRA NO MOMENTO DE RENOVÇÃO, MESMO SE NÃO TIVER VENCIDA, VOCÊ PODE RENOVAR, É SÓ FALAR COM O MÉDICO E ELE TE DÁ UM FORMULÁRIO PARA PREENCHER.

  4. Boa tarde!

    A minha categoria é a D, pulei a C também, alguém sabe me informar se lá em Portugal eu consigo me habilitar para a C sem perder a D? pois aqui no Brasil eu não consigo tirar a C sem perder a D!

  5. o detran me respondeu a um email que enviei fazendo este questionamento e me orientou a pedir no caso aqui em são paulo o prontuario manual no poupa tempo onde eu acredito que o funcionario vendo ou melhor eu provando que ja trabalho profissionalmente com caminhão eles incluem esta informaçao no prontuario ainda vou fazer mas minha esperança que de certo é pouca

    • Estou passando pelo mesmo processo que vcs ,na cidade de Guarujá o funcionário do pouca tempo me respondeu que não consigo e preciso acrescentar a categoria c no meu prontuário e me respondeu que só consigo a carta de equivalência quem eu posso estar procurando para está resolvendo o meu problema , ele me disse que eu teria que anular as categorias D e E para eu poder ter a categoria C mais acredito que é possível falando com a pessoa certa,eu fiquei sabendo através de amigo que está em Portugal que e nessecario ter as categorias C+E para poder trabalhar como motorista de carreta em Portugal, então se eu se desfazer da categoria E não vai ajudar muito, se alguém souber o que fazer nos ajudenos

  6. Estou passando pelo mesmo processo que vcs ,na cidade de Guarujá o funcionário do pouca tempo me respondeu que não consigo e preciso acrescentar a categoria c no meu prontuário e me respondeu que só consigo a carta de equivalência quem eu posso estar procurando para está resolvendo o meu problema , ele me disse que eu teria que anular as categorias D e E para eu poder ter a categoria C mais acredito que é possível falando com a pessoa certa,eu fiquei sabendo através de amigo que está em Portugal que e nessecario ter as categorias C+E para poder trabalhar como motorista de carreta em Portugal, então se eu se desfazer da categoria E não vai ajudar muito, se alguém souber o que fazer nos ajudenos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados