terça-feira, agosto 4, 2020
- Publicidade -

Quais são as melhores rodovias do Brasil em 2016? TOP 10

- Publicidade -

Pela 20a vez a CNT lançou a Pesquisa CNT de Rodovias, versão 2016. A CNT ainda divulgou quais são as melhores rodovias do Brasil, e as piores. Mas neste aniversário de 20 anos não teve presente, bem o oposto, o estudo mostrou que mais da metade das vias apresentam problemas. Isso considerando apenas estradas pavimentadas. Imagine a situação se o estudo contasse também as de terra.

No gráfico abaixo percebe-se que a geometria da via, ou seja, o desenho, a quantidade de curvas perigosas dentre outros aspectos, é o fator mais preocupante.

Quais são as melhores rodovias do Brasil
Fonte: Pesquisa CNT de Rodovias 2016

 

A verdade é que o resultado não trouxe surpresas, os melhores trechos são concessionados e estão na região Sudeste.

Gestão pública x gestão concedida Quais são as melhores rodovias do Brasil
Fonte: Pesquisa CNT de rodovias 2016
Fonte: Pesquisa CNT de rodovias 2016
Fonte: Pesquisa CNT de rodovias 2016

 

O Top 10 melhores rodovias

 

E seguindo os critérios de pavimentação, sinalização e geometria da via, os melhores trechos identificados pelo estudo são:

 

10o – Catanduva SP – Taquaritinga SP – Ribeirão Preto SP

SP-322 / BR 265, SP 323, SP 330/ BR 050, SP 351

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

09o – Tietê SP – Jundiaí SP

SP 300

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

08o – Araraquara SP – São Carlos SP – Franca SP – Itirapuã

SP 255, SP 318, SP 334, SP 345

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

07o – São Paulo SP – Itaí SP – Espírito Santo do Turvo SP

SP 255, SP 280/ BR 374

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

06o – Ribeirão Preto SP – Borborema SP

SP 330/ BR 050, SP 333

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

05o – Barretos SP – Bueno de Andrade SP

SP 326/ BR 364

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

04o – São Paulo SP – Taubaté SP

SP 070

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

03o – São Paulo SP – Uberaba MG

BR 050, SP 330

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

02o – Bauru SP – Itarapina SP

SP 225/ BR 369

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

01o – São Paulo SP – Limeira SP

SP 310/ BR 364, SP 348

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

Rodovias públicas x privadas

 

Não são só as 10 primeiras posições que estão com as rodovias pedagiadas. Infelizmente o governo, seja federal, estadual ou municipal, mostra que rodovia não é sua prioridade. Isso porque a primeira rodovia pública da lista ocupa somente a 20a posição e foi considerada uma via boa, e não ótima como as posições anteriores. O trecho liga Curitiba PR a Porto Alegre RS e passa pelas vias BR 101, BR 280, BR 290 e BR 376. Outro trecho considerado bom foi a da BR 343 entre Piripiri e Parnaíba no Piauí.

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

Na outra ponta da lista, se o grupo CCR detém as primeiras posições, fica também com as últimas. A BR 376, que é pedagiada, mantida pela CCR Rodo Norte, foi considerada regular, ficando apenas nas 63a e 64a posições do ranking e obtendo as piores colocações entre rodovias pedagiadas. O resultado se deu principalmente por conta da geometria da via. 

Quais são as melhores rodovias do Brasil

 

Estrada boa x segurança

 

O Pé na Estrada fez uma matéria completa sobre o estudo CNT que você assiste aqui. Mas uma coisa que é necessário ter atenção é que rodovia boa é também onde acontecem mais acidentes, menos graves, é verdade, mas em maior quantidade. Provavelmente porque o pessoal fica confiante e acelera mais. Outro problema são os que vão pra estrada sem rever a manutenção dos veículos. Ao gravar a matéria na rodovia eleita a melhor do País, o Pé na Estrada flagrou um acidente que infelizmente vitimou um caminhoneiro. O motivo, provavelmente, foi problema de manutenção no outro veículo. Estrada boa não faz milagre.

 

Outra questão é o risco de assaltos e roubo de cargas. O Sudeste, e principalmente São Paulo, concentra quase 90% dos casos de roubo de carga. O que mostra que qualidade da via não dispensa policiamento e políticas públicas de segurança. Veja esta matéria sobre roubos de cargas que mostra como o Brasil é um dos países mais arriscados do mundo para carga.

 

Estradas ruins x estradas boa

 

Agora para o dia a dia do motorista e para o custo da operação, rodar por estradas boas faz toda a diferença. Segundo a CNT, as estradas ruins geram um gasto extra de R$ 2,34 bilhões só de diesel, sem contar manutenção e tempo perdido. E a medida que piora o pavimento, maior é o custo extra. Ainda segundo a instituição, seriam necessários R$ 292,5 bilhões de investimentos para recuperar a malha deficiente do Brasil. Porém os investimentos do governo não chegam a um décimo desse valor.

 

Veja mais informações sobre o custo das estradas ruins e saiba quais são as pioras rodovias do Brasil clicando aqui.

 

Por Paula Toco

 

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados