quarta-feira, outubro 28, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Registro da ANTT será gratuito a partir de agosto

- Publicidade -

Na semana retrasada, a ANTT anunciou a prorrogação da validade do RNTRC, até 31 de julho, por conta da pandemia do novo corona vírus. Semana passada, a Agência Nacional divulgou que, após esse prazo, o registro será 100% digital. Agora a ANTT explica que isso significa que o registro será gratuito a partir de agosto.

 

Cobrança

Registro da ANTT será gratuito

Segundo a ANTT, o RNTRC sempre foi gratuito, a cobrança anterior se dava pelos custos que os sindicatos tinham para absorver a demanda de emitir os certificados. Ou seja, contratar atendentes, computadores, eventual aumento de energia gerado pelo serviço, além dos custos com adesivos, antes de esses serem dispensados.

A partir de agosto, o Registro será feito 100% digital, por um site próprio da ANTT, o que vai desburocratizar o processo, além de economizar ao caminhoneiro a ida ao sindicato. Segundo a agência, como o sindicato não prestará mais o serviço e não há mais impressão de adesivos, os custos envolvendo o serviço foram eliminados e por isso o registro da ANTT será totalmente gratuito a partir de agosto.

Os testes no novo sistema já começaram.

 

Dúvidas e reclamações

 

Vale ressaltar que se o motorista precisar falar com a ANTT para tirar dúvidas ou fazer reclamações, ele pode usar o telefone 166 ou o e-mail ouvidoria@antt.gov.br

 

Por Paula Toco

19 COMENTÁRIOS

  1. Por ora, o que sabemos é que o RNTRC VIRTUAL será disponibilizado mediante o pagamento de uma taxa e com a exigência de certificação digital. Porém, destacamos que essa informação é o que nos é passado pela Agência.
    Até o presente momento não temos nada de oficial. O link divulgado pela agência é apenas uma notícia, mas não tem nenhuma norma interna, até o momento, tratando disso.
    Se essas informações se confirmarem, o RNTRC DIGITAL irá beneficiar os fortistas, que terão seus custos reduzidos, mas os caminhoneiros autônomos terão custo mais baixo fazendo nos sindicatos, tal qual é hoje.
    De qualquer forma, precisamos ficar atentos e preparados para todos os cenários.

  2. Ola bom dia mim chamo eduardo eu ia tirar minha antt agora em julho mas lendo essas informaçoes resolvi espera mais um pouco … essas informacoes de ser de graça é 100% confiavel ? Posso esperar pra tira la ? Obr

  3. Sinceramente eu dúvido muito que isso aconteça , já estamos em agosto e nadaaaa!!!!
    Tudo nesse país é movido a dinheiro ,nada é em benefício ao trabalhador cidadão. Lamentável

  4. Acabei de falar no telefone 166.
    A atendente me disse que apesar de terem mencionado a gratuidade, a ANTT ainda não lançou oficialmente nenhuma campanha de registro online, onde possamos adquirir o registro de forma gratuita.
    Também disse que não tem previsão de quando isso estará disponível.
    Enquanto isso, os Profissionais que necessitam da ANTT ainda precisam a recorrer aos Sindicatos e Empresas conveniadas para a emissão do registro.
    Eu particularmente, não acredito que isso vá vingar, já que envolve Sindicatos, os mesmos certamente farão uma força tarefa para não perderem esse tipo de atendimento/arrecadação.
    A idéia da gratuidade do registro da ANTT é extremamente válida e necessária, pois reduzia o custo para os Profissionais do setor, já os mesmos são tão onerados com diversos encargos para se manterem no setor.

    Atenciosamente
    Maisa

  5. Nao esta sendo gratuito. O posto presencial que o 166 recomendou, cobra 250 por placa. Na página online não aceita incluir veículos. Só da erro. Tudo levando a pagar. Nada gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados