domingo, agosto 1, 2021

Registro da ANTT será gratuito a partir de agosto

Na semana retrasada, a ANTT anunciou a prorrogação da validade do RNTRC, até 31 de julho, por conta da pandemia do novo corona vírus. Semana passada, a Agência Nacional divulgou que, após esse prazo, o registro será 100% digital. Agora a ANTT explica que isso significa que o registro será gratuito a partir de agosto.

 

Cobrança

Registro da ANTT será gratuito

Segundo a ANTT, o RNTRC sempre foi gratuito, a cobrança anterior se dava pelos custos que os sindicatos tinham para absorver a demanda de emitir os certificados. Ou seja, contratar atendentes, computadores, eventual aumento de energia gerado pelo serviço, além dos custos com adesivos, antes de esses serem dispensados.

A partir de agosto, o Registro será feito 100% digital, por um site próprio da ANTT, o que vai desburocratizar o processo, além de economizar ao caminhoneiro a ida ao sindicato. Segundo a agência, como o sindicato não prestará mais o serviço e não há mais impressão de adesivos, os custos envolvendo o serviço foram eliminados e por isso o registro da ANTT será totalmente gratuito a partir de agosto.

Os testes no novo sistema já começaram.

 

Dúvidas e reclamações

 

Vale ressaltar que se o motorista precisar falar com a ANTT para tirar dúvidas ou fazer reclamações, ele pode usar o telefone 166 ou o e-mail ouvidoria@antt.gov.br

 

Por Paula Toco

29 COMENTÁRIOS

  1. Foi uma boa porque eu rodava 80 km pra fazer antt e deixar uma grana auta no cindicato por que se não pegava o antt ainda bem que tiraram da mão do cindicato porque a gente ficava reféns do cindicato parabéns por esse modelo de antt

    • O senhor liga no 166 e lá irão orientar o mesmo quais são os ducumentos necessária a ser enviado e para análise para ativar o cadastro, neste meio tempo vc já pode fazer vistorias do LIT e Seguro passageiros do veículo
      20 já te passam a resposta após envio da documentação

  2. Por ora, o que sabemos é que o RNTRC VIRTUAL será disponibilizado mediante o pagamento de uma taxa e com a exigência de certificação digital. Porém, destacamos que essa informação é o que nos é passado pela Agência.
    Até o presente momento não temos nada de oficial. O link divulgado pela agência é apenas uma notícia, mas não tem nenhuma norma interna, até o momento, tratando disso.
    Se essas informações se confirmarem, o RNTRC DIGITAL irá beneficiar os fortistas, que terão seus custos reduzidos, mas os caminhoneiros autônomos terão custo mais baixo fazendo nos sindicatos, tal qual é hoje.
    De qualquer forma, precisamos ficar atentos e preparados para todos os cenários.

  3. Eu só acho quer tinha quer parar essa roubalheira tinha quet acabar com essas cobranças da antt e inmetro do tacografos, Aoende fazia uma correção algum posto com taxa menos de 50,00 para todos os veículos acabavam com essa roubalheira da onde terceiros estão cada vez mais ricos

  4. Ola bom dia mim chamo eduardo eu ia tirar minha antt agora em julho mas lendo essas informaçoes resolvi espera mais um pouco … essas informacoes de ser de graça é 100% confiavel ? Posso esperar pra tira la ? Obr

  5. Sinceramente eu dúvido muito que isso aconteça , já estamos em agosto e nadaaaa!!!!
    Tudo nesse país é movido a dinheiro ,nada é em benefício ao trabalhador cidadão. Lamentável

  6. Acabei de falar no telefone 166.
    A atendente me disse que apesar de terem mencionado a gratuidade, a ANTT ainda não lançou oficialmente nenhuma campanha de registro online, onde possamos adquirir o registro de forma gratuita.
    Também disse que não tem previsão de quando isso estará disponível.
    Enquanto isso, os Profissionais que necessitam da ANTT ainda precisam a recorrer aos Sindicatos e Empresas conveniadas para a emissão do registro.
    Eu particularmente, não acredito que isso vá vingar, já que envolve Sindicatos, os mesmos certamente farão uma força tarefa para não perderem esse tipo de atendimento/arrecadação.
    A idéia da gratuidade do registro da ANTT é extremamente válida e necessária, pois reduzia o custo para os Profissionais do setor, já os mesmos são tão onerados com diversos encargos para se manterem no setor.

    Atenciosamente
    Maisa

  7. Nao esta sendo gratuito. O posto presencial que o 166 recomendou, cobra 250 por placa. Na página online não aceita incluir veículos. Só da erro. Tudo levando a pagar. Nada gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados