sexta-feira, março 29, 2024

Renault leva telemetria para comerciais leves

Nos veículos pesados ela é uma velha conhecida. Quase todo caminhão novo hoje em dia tem algum tipo de controle com telemetria. Os velhos também. Ela está cada dia mais avançada e com mais funções. No entanto, a familiaridade que o setor de pesados tem com a ferramenta as vezes nos faz esquecer que a realidade dos leves ainda é muito longe disso. Porém, assim como a chegada dos câmbios automatizados para esse setor, a telemetria também começa sua jornada entre os comerciais leves, impulsionada pela Renault, com o Connect Pro.

 

Consumo, condução, multas e manutenção

telemetria para comerciais leves
Renault Master

Para quem está familiarizado com os sistemas disponíveis nos pesados, que alertam como está a aceleração, ponto morto, abertura de portas e muito mais, o sistema pode parecer simples. Entretanto, considerando que quem está em um veículo leve não tinha nenhuma opção direto de fábrica desse tipo de sistema, as informações passadas já são de extrema importância.

Com o Connect Pro, o gestor da frota (ou o próprio autônomo) poderá acompanhar o consumo de combustível, avaliar o comportamento do motorista, obter a localização do veículo em tempo real e consultar o histórico de viagens. O gestor poderá ainda monitorar diversos veículos de uma só vez na tela de seu computador.

Para começar a utilização do serviço, é necessária a instalação de um pequeno dispositivo junto à bateria dos veículos que serão monitorados. Após a instalação, o gestor recebe um código de acesso para a plataforma, onde todos os dados enviados pelo dispositivo ficam disponíveis para uso. Também é possível importar informações para o sistema, como adicionar a ocorrência multas, manutenções e outros custos relacionados à frota, centralizando todas as informações de custo em uma única plataforma.

telemetria para comerciais leves
Tela para acompanhamento da telemetria para comerciais leves

Importante ressaltar que o sistema não é instalado no CAN (Controller Area Network – uma espécie de sistema central que controla todas as informações do veículo), como nos caminhões, então ele utiliza os próprios dados da montadora sobre cada modelo para identificar o consumo e outras informações.

 

Para quem e quando?

 

O serviço está em fase de testes. Mais ou menos 80 clientes estão usando o sistema no momento, a maioria instalados em Renault Master, porém a ferramenta estará disponível no segundo semestre para todos os veículos de frotas, ou seja, todos os modelos da Renault que sejam comprados por empresas e não por pessoa física.

Ferramenta incorpora dados externos
Ferramenta incorpora dados externos como multas, financiamentos, etc

O Brasil é o segundo país no mundo onde a Renault lança o sistema. O primeiro foi a Itália. E no momento ele está disponível apenas para veículos zero km. Isso porque a instalação é feita ainda na fábrica, para não afetar a garantia . Por conta do alto grau de interesse dos clientes que testaram a ferramenta, a Renault afirma que as próximas levas devem abrir para instalação em veículos usados e de outras montadoras.

 

Quanto?

A ferramenta está disponível na compra dos pacotes de revisão e manutenção e seu valor já está embutido na parcela. Não é possível adquirir na compra à vista. Os pacotes disponíveis são:

REVISÃO + FÁCIL PRO

Aquisição antecipada de revisões por um preço fechado, sem impactos macroeconômicos – como inflação – e o valor pode ser incluído nas parcelas do financiamento. Caso o proprietário opte por vender o veículo, o contrato do serviço pode ser transferido. Com as revisões na concessionária em dia o transportador mantém a garantia do veículo e aumenta as chances de conseguir maior valor de revenda no momento de troca.

Ferramenta incorpora dados externos

MANUTENÇÃO + FÁCIL PRO

Valor fechado para as revisões. Contém também a manutenção corretiva e troca de itens de desgaste – como pastilhas de freio, bateria, amortecedor, velas e escape, entre vários outros. Assim como no pacote da revisão, o contrato pode ser transferido em caso de venda ou troca.

Veja abaixo uma simulação de preço feita pela Renault para a Master.

Simulação do financiamento com telemetria da Master
Simulação do financiamento com telemetria da Master

Por Paula Toco

 

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