segunda-feira, outubro 19, 2020
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Saiba como não cair no golpe da taxa da ANTT

- Publicidade -

Início de ano é época de pagar impostos e checar se seus documentos estão em dia, seja você estradeiro ou não. Sabendo disso, golpistas aproveitam para fraudar comunicados cobrando pessoas comuns. Recebemos uma denúncia que envolve um golpe da taxa da ANTT.

Leia também: 10 dicas para nunca mais cair em notícias falsas

Se você possui registro da ANTT, o RNTRC, fique atento para não cair em fraudes. Geralmente compartilhadas via WhatsApp, as mensagens falsas falam de taxas pendentes e possíveis suspensões do registro.

A ANTT não se comunica via WhatsApp para cobrança de valores. Por isso, descarte qualquer mensagem do tipo.

golpe antt

 

Este tipo de golpe é caracterizado como crime virtual. Por isso, se você receber alguma mensagem do tipo, mesmo que não caia no golpe, é importante registrar e denunciar.

Tire prints (ou capturas de tela) das mensagens, anote o número que mandou e faça um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou pela internet.

 

RNTRC

Até 2019, o registro da ANTT exigia a compra de um adesivo com QR Code que sinalizava que o veículo estava com o registro em dia. O item servia para fiscalização e era obrigatório.

Para adquirir o adesivo, o transportador precisava pagar a taxa do registro + a compra do adesivo, disponível em postos de atendimento autorizados pela ANTT, que eram sindicatos da categoria.

Porém, após junho de 2019, a obrigatoriedade do adesivo caiu. O RNTRC ainda é obrigatório, mas o uso do adesivo não. Para mais informações, acesse o portal da ANTT.

Saiba mais: Adesivo do RNTRC – veja a trajetória da obrigatoriedade do item

 

Como identificar uma mensagem falsa?

Fique atento às características das mensagens! Confira se elas possuem algum desses aspectos, típicos de uma mensagem ou notícia falsa:

  • Erros ortográficos ou gramaticais;
  • Links para sites duvidosos;
  • Não possui assinatura – ninguém sabe quem escreveu a mensagem ou de onde ela surgiu;
  • Solicita dados pessoais como cartão de crédito, conta no banco, etc;
  • Pede para você repassar a mensagem ao maior número de pessoas possível;
  • Anuncia um acontecimento bombástico – sempre cheque em portais de notícias confiáveis, como o Trucão, se o fato realmente aconteceu.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados