Saiba por que caminhões não podem descer pela rodovia dos Imigrantes

A Rodovia dos Imigrantes é proibida para os pesados. Em nossas entrevistas para o Pé na Estrada, muitos motoristas dizem que não entendem essa medida, criticam e argumentam que não é justo, já que a Via Anchieta não é exclusiva para os caminhões e ônibus. A explicação é a segurança. Ou melhor: a falta de segurança.

imigrantes

 

Testes de segurança

Há dez anos a concessionária Ecovias, que administra o Sistema Anchiete-Imigrantes, estabeleceu convênio com o Departamento de Engenharia e Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP) São Carlos para realizar novos estudos sobre o desempenho de frenagem dos veículos pesados na pista de descida da Imigrantes. Entre 2004 e 2005 foram realizados 76 testes de descida com veículos de diferentes pesos – de 4 a 74 toneladas – e com a participação de mais de 50 especialistas, entre acadêmicos, policiais e profissionais de montadoras e empresas fabricantes de sistema de freios.

De acordo com o estudo, o movimento gerado por esses veículos em declividade acentuada não pode ser controlado apenas pelo motor, tornando necessária a utilização excessiva do freio de serviço – o que pode provocar sobreaquecimento e perda total do freio.

Em 2012, a Ecovias solicitou à USP São Carlos uma revisão dos estudos. Mais uma vez, a conclusão técnica apontou que os veículos comerciais não têm condições de atender aos requisitos de segurança em rampas com 6% de declividade.

Segundo a Ecovias, a rodovia dos Imigrantes apresenta três características que são levadas em conta para proibir a descida dos pesados:

1. Trecho de 11 quilômetros de descida com declividade média de 6%, o que significa que a cada 100 metros percorridos, o motorista desce 6.

2. Geometria reta, que favorece aceleração involuntária do veículo e exige a utilização do freio de serviço, aumentando o risco de superaquecimento e consequente perda do freio.

3. Longos túneis cobrem 70% do trecho, criando um ambiente confinado que merece atenção especial.

Por Jaime Alves, com informações da assessoria de imprensa da Ecovias

 

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8 COMENTÁRIOS

  1. Bom não descer pela imigrantes com caminhões
    A última viagem minha,meu caminhão caiu a ribanceira abaixo,perdi o controle e foi nesse evento que morri.
    Lamentável

  2. Prezados – não precisa ser engenheiro, tecnico, especialista disso e daquilo; a bem da verdade o que pode e deve ser liberado são somente os ônibus da ponte rodoviária e as vans. É obvio que carretas e caminhões não podem trafegar nesta descida. Falta vontade política e interesses outros que vem com essas histórias descabidas.

  3. Instituto Nacional dos negócios de transporte Innt, Porto de Santos na minha opinião os fretados tem condições sim , uma das opções seria reduzir a velocidade na descida para os fretados sendo usando Frei motor, nós caminhoneiros Não podemos assumir uma responsabilidade com o confrito que vai ser com certeza, caminhões com 30 metros na descida da via Anchieta, quem vai ser o responsável por isso,Instituto.

  4. Sim, só nos resta culpar Deus Nosso Senhor por ter nos entregado uma rodovia com 6% de declividade. Tivesse Ele deixado isso a cargo da Ecovias e empresa de engenharia por ela contratada, CLARO que essa decisão não teria sido tomada. Ou então foi o espírito da Serra do Mar que impediu a adoção de uma declividade compatível com os brutos… Quanto aos túneis, bom saber que na Nova Tamoios, onde está o maior túnel rodoviário do país, caminhões serão proibidos de trafegar…

    É de enlouquecer essa desfaçatez da Ecovias que se recusa a assumir NÓS PROJETAMOS E CONSTRUÍMOS DE PROPÓSITO UMA ESTRADA SÓ PARA VEÍCULOS DE PASSEIO, PORQUE ERA MAIS BARATO E LUCRATIVO E PONTO!

    Seria tão mais honesto…

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