Segundo Samsung argentina, uma pessoa morre por hora naquele país em acidentes de trânsito, 80% delas em rodovias, principalmente em ultrapassagens. Pensando nessas estatísticas e em parceria com a agência Leo Burnett, a Samsung Argentina criou uma tecnologia para tornar mais segura a ultrapassagem a caminhões.

É o SafetyTruck, que funciona assim: uma câmera é instalada na parte dianteira do caminhão e quatro monitores formam um painel na parte de trás. A câmera transmite o que acontece na frente do caminhão, assim, quem vem atrás, pode tomar com mais segurança a decisão de ultrapassar.

Além disso, o veículo de trás ainda pode prever freadas bruscas do veículo da frente, já que conseguirá ver obstáculos ou animais cruzando a pista que obriguem o caminhão a frear, por exemplo.

A câmera ainda conta com visão noturna, permitindo que a função seja benéfica também de noite.

A etapa de provas já se encerrou na Argentina e a empresa considera  que a tecnologia funciona. Agora a Samsung está empenhada em conseguir as permissões necessárias de acordo com a legislação local.

No Brasil a ideia também seria muito útil, já que grande parte de nossas estradas são vias de mão dupla e, embora as colisões frontais sejam apenas 3% das ocorrências, elas causam 23% das mortes, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

Por Paula Toco

Assista ao vídeo do Safety Truck da Samsung

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here