quinta-feira, outubro 29, 2020
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Seca do Pantanal paralisa hidrovia do Mato Grosso do Sul

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Os dias são difíceis para o transporte hidroviário no Mato Grosso do Sul. A redução do nível do rio Paraguai, por conta da pior seca no Pantanal em 50 anos, está paralisando o transporte de cargas pela hidrovia. Em Porto Murtinho, no sudoeste do estado, terminal de escoamento de grãos não faz embarques há quase 50 dias.

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seca do pantanal
Seca do Pantanal paralisa hidrovia do Mato Grosso do Sul | Imagem: Porto Murtinho em outubro de 2019/Portal do Governo do Mato Grosso do Sul

Na cidade, o terminal administrado pela Agência Portuária de Porto Murtinho (APPM) não escoa nenhuma carga desde 14 de agosto.

Segundo a APPM, o principal produto escoado pelo terminal é a soja. A commoditie produzida no estado seguia pela hidrovia do Paraguai até a Argentina, onde era processada.

A previsão para 2020 era de que o terminal escoasse cerca de 600 mil toneladas de soja, mas com a interrupção dos serviços, o volume chegou a 31,3% do total, o equivalente a 188 mil toneladas.

De acordo com a APPM, neste ano o porto teve condições de operar por apenas sete meses, entre março e agosto, por falta de navegabilidade para os comboios de chatas que transportam os produtos.

Conforme a agência, quando a situação começou a se agravar, a alternativa encontrada para continuar com o transporte foi a de reduzir o volume de cargas nas chatas.

Barcaças que levavam normalmente 1.800 toneladas de grãos, passaram a transportar somente 80% da capacidade. Quando esse percentual teve de ser reduzido para 50%, a viabilidade econômica da operação foi comprometida e o serviço paralisado.

A agência projeta que sem um bom volume de chuvas para recuperar o nível normal do leito do rio nos próximos meses, que a operação no próximo ano possa começar ainda mais tarde do que em 2020, sendo iniciada somente em abril ou maio de 2021.

 

Porto de Ladário

Em outro ponto do rio Paraguai, mais ao norte de Porto Murtinho, entre as cidades de Corumbá e Ladário, os bancos de areia formam pequenas ilhas do meio do curso de água.

O nível do rio está tão baixo que nesta semana ultrapassou a marca de zero pela régua de medição instalada no porto de Ladário. A última vez que isso ocorreu foi em 1973. Na mesma data do ano passado, era 2,34 metros no mesmo local.

Com o nível tão baixo a navegação se tornou um risco. As barcaças usadas para escoar a produção de minério de ferro estão paradas na margem. Por conta disso, o porto usado para embarcar o produto ficou sem movimento.

Sem condições de usar a hidrovia, algumas empresas estão adotando o transporte rodoviário como alternativa, que neste caso é mais caro.

A Embrapa Pantanal acompanha a situação e a previsão para chuvas mais volumosas é somente para dezembro.

 

Adaptado de G1

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