Após uma semana vigorando na cidade de São Paulo, o Rodízio Extraordinário de Veículos chegou ao fim. O anúncio do fim do novo rodízio foi feito no domingo, 17, e a partir desta segunda-feira, 18, volta a valer o rodízio tradicional. Mas o que dizer das multas aplicadas durante o novo rodízio? Elas ainda valem?

Leia também: Município sem casos de covid-19 no Acre proíbe transporte por barcos

novo rodizio
Será que multas do novo rodízio ainda valem?

Essa foi a dúvida de um seguidor da nossa Página no Facebook. Veja a pergunta do Thiago de Paula:

“E AS MULTAS APLICADAS NA SEMANA DO RODÍZIO QUE O PREFEITO INVENTOU, SERÃO CANCELADAS?”

Thiago, não é bem assim. Para responder sua dúvida, falamos com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Paulo. De acordo com o anúncio feito no domingo, as multas aplicadas na semana passada, no “novo rodízio”, ainda estão valendo e não serão canceladas.

Isso significa que, se você foi multado por desobedecer o rodízio extraordinário na semana passada, ainda deverá pagar a multa. Os procedimentos referentes à notificação seguem normalmente. Se você achar que a notificação foi feita injustamente, pode recorrer da decisão.

A partir desta segunda-feira, volta a valer o rodízio tradicional, onde cada veículo deixará de circular apenas um dia da semana, somente em horários de pico e apenas no centro expandido.

 

Punição

O Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) é responsável pela fiscalização do rodízio e aplicação de penalidade. Desrespeitar o rodízio é considerado infração média, com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Assim como o rodízio voltou ao que era antes, os critérios que definem quem tem direito à isenção também voltam ao que eram antes do rodízio extraordinário.

Os únicos cadastros de isenção que serão mantidos são os de médicos e pessoas com deficiência. Para saber quem está isento ou não, confira a lista no site da Prefeitura.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here