quinta-feira, agosto 5, 2021

Tá rodando em Brasília – Aprovado projeto que isenta veículo recuperado após crime das taxas de remoção e estadia nos pátios

Nesta terça-feira (13), a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5165/20, que dispensa o pagamento das taxas de remoção e estadia de veículo em depósito se o proprietário não foi responsável pela situação que deu ensejo à medida administrativa de remoção.

A proposta foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pela relatora, deputada Christiane de Souza Yared (PL-PR), ao texto original do deputado Paulo Bengtson (PTB-PA). Atualmente, pelo CTB, o dono é obrigado a pagar os custos do pátio em qualquer situação.

O intuito do projeto

O substitutivo aprovado dispensa o pagamento das taxas quando o proprietário não tiver a posse do veículo em razão de crimes, como furto, roubo, apropriação indébita e estelionato, entre outros, ou quando houver restrição no Renavam em razão de novo tipo penal.

A isenção será válida até o dia subsequente da notificação do dono sobre a localização do veículo em depósito – se estiver localizado em outro município, o prazo subirá para até sete dias. “Essa medida proporcionará tempo mínimo necessário para a retirada do veículo”, explicou Christiane.

Dep. Christiane Yared, relatora do projeto relacionado as taxas de remoção e estadia(Imagem: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)
Dep. Christiane Yared, relatora do projeto relacionado as taxas de remoção e estadia (Imagem: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados)

Assim como na versão do deputado Paulo Bengtson, o dono poderá comprovar com o boletim de ocorrência, que o recolhimento ocorreu em razão da recuperação após furto, roubo ou abandono na rua. “Nessas situações não foi o proprietário quem deu causa à apreensão, mas sim um terceiro ao praticar crime”, analisou.

Tramitação

Agora, o PL 5165/20 tramitará em caráter conclusivo, sendo analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, vai para o Senado e, posteriormente, à presidência.

Tá rodando em Brasília

Tá rodando em Brasília é um boletim do Pé na Estrada que mostra os assuntos pertinentes ao mundo dos transportes, como projetos de lei ligados aos transportes, que estão sendo discutidos na Câmara dos Deputados, Senado ou Presidência.

Todos os tópicos possuem links para que o leitor possa acessar diretamente a proposta e saber mais detalhes.

Lembrando que todo cidadão tem o direito de saber quais leis podem ser aprovadas em Brasília e todo cidadão pode cobrar diretamente seus políticos quanto a aprovação ou não dos projetos.

Por Daniel Santana adaptado com informações da Agência Câmara de Notícias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados