quinta-feira, agosto 5, 2021

Tá rodando em Brasília – isenção de imposto no etanol e benefícios para transporte escolar

Entre terça e quarta-feira, dias 15 e 16 de junho, três assuntos de interesse do pessoal dos transportes foram discutidos na Câmara dos Deputados. Benefícios para transporte escolar, preço dos combustíveis e isenção de impostos para o etanol. Leia com detalhes abaixo. 

 

Benefícios para setor de transporte escolar

onibus_escolares

A Comissão de Viação em Transportes analisou o Projeto de Lei 1046/21, que propunha criar um programa de benefícios financeiros direcionado ao setor de transporte escolar para compensar as perdas decorrentes da pandemia da Covid-19.

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Transporte Escolar (Petre) previa linhas de crédito, transação tributária e isenção de tributos (PIS/Pasep, Cofins e CSLL) por 60 meses.

O autor do projeto, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) afirma que o setor de transporte escolar foi um dos mais afetados pela pandemia e corre o risco de ser “completamente desestruturado” se não receber estímulos.

Ele disse ainda que a proposta se baseia na lei que criou o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), recentemente sancionada. “As necessidades do setor de transporte escolar são tão ou mais prementes que a do setor de eventos”.

Tramitação

O PL foi retirado de pauta e deve voltar a ser discutido mais adiante. Se aprovado, terá que passar ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Sendo aprovado em ambas segue para o Senado e posteriormente para presidência.

 

Preço dos Combustíveis

combustivel

Ainda na Comissão de Viação em Transportes, o Deputado Charlles Evangelista (PSL_MG) requeriu uma Audiência Pública para discutir os preços dos combustíveis no País. Segundo o autor, a constante subida dos preços reflete-se no frete de cargas e nas passagens para usuários de transporte público, consequentemente, impactando a população.

O autor pede a participação de representantes da Petrobrás, ANP, Cade, da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis, do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, da CNT e da Associação Brasileira dos Caminhoneiros.

Tramitação:

O requerimento foi aprovado, entretanto se pediu adiamento para inclusão de novos convidados.

 

Isenção de impostos para o etanol durante a pandemia

benefícios para transporte escolar e outros assuntos na Câmara dos Deputados
Câmara dos Deputados discute benefícios para transporte escolar e outros assuntos.
Imagem: Pablo Valadares

O Projeto de Lei 2654/20 prevê tratamento tributário especial para o etanol hidratado enquanto durar a pandemia causada pelo novo coronavírus. O texto em análise na Câmara dos Deputados zera as alíquotas de tributos (PIS, Cofins e IPI) incidentes sobre a receita bruta de venda no mercado interno.

“A incidência de tributos onera em demasia os combustíveis, em especial o etanol hidratado, usado na produção industrial de produtos de limpeza e fármacos”, disse o autor da proposta, deputado Geninho Zuliani (DEM-SP).

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovado, segue para o Senado e, posteriormente, para a presidência.

 

Tá rodando em Brasília

Comissão de viação e transportes da Câmara dos Deputados
Comissão de Viação e Transportes
Imagem: Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

Tá rodando em Brasília é um boletim do Pé na Estrada que mostra os assuntos pertinentes ao mundo dos transportes que estão sendo discutidos na Câmara dos Deputados, Senado ou Presidência.

Todos os tópicos possuem links para que o leitor possa acessar diretamente a proposta e saber mais detalhes.

Lembrando que todo cidadão tem o direito de saber quais leis podem ser aprovadas em Brasília e todo cidadão pode cobrar diretamente seus políticos quanto a aprovação ou não dos projetos.

 

Por Paula Toco com informações da Agência Câmara de Notícias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Você pode gostar
posts relacionados