sábado, agosto 15, 2020
- Publicidade -

TCU exige explicações sobre placas padrão Mercosul e dá prazo de 30 dias

- Publicidade -

O TCU fez uma série de exigências ao Denatran sobre as placas padrão Mercosul, com implementação já adiada por diversas vezes. De acordo com a última resolução publicada, o início de emplacamento de veículos novos, e aqueles que mudarem de domicílio começará em dezembro deste ano.

placas_padrao_Mercosul
Imagem: TV Globo

O tribunal quer “justificativas técnicas acerca da necessidade de implantação de placas veiculares no padrão Mercosul em todo território nacional”, estudos que demonstrem os ganhos com a iniciativa e se há capacidade técnica dos órgãos em assimilarem essa mudança, além de custos e impactos.

O diretor do Denatran, Maurício José Alves Pereira, tem 30 dias para encaminhar odas as informações o TCU sob risco de multa. As informações são da Veja.

As placas já estão em uso na Argentina e no Uruguai. Aqui no Brasil, alguns estados se pronunciaram sobre o assunto. Confira:

 

Rio de Janeiro

Segundo a Veja Rio, o Detran RJ será o primeiro do país a adota o padrão do Mercosul em suas placas. A novidade foi anunciada pelo órgão na última sexta-feira, 11. De acordo com o Detran, as mudanças serão implantadas a partir de dezembro em carros 0km e veículos que trocarem de dono ou de município de registro no território fluminense.

 

Pernambuco

Pernambuco aguarda a autorização do Denatran para começar a implantar as placas do Mercosul no estado. O Detran PE afirmou, na última segunda-feira, 14, que a permissão do órgão nacional deve ocorrer até o final deste mês.

Essa autorização vai interligar o Detran PE ao sistema de dados do Denatran, que é responsável por liberar a nova combinação alfanumérica das placas. Segundo o presidente do Detran PE, Charles Ribeiro, Pernambuco será um dos primeiros estados do Brasil a iniciar o processo de adoção da placa padrão do Mercosul. As informações são do G1.

Como serão as Placas Mercosul no Brasil? Clique aqui e entenda.

 

Por Pietra Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados