sexta-feira, agosto 14, 2020
- Publicidade -

Tempo seco favorece queimadas – Como evitar

- Publicidade -

Historicamente o inverno é a época do ano quando as queimadas se intensificam devido ao clima seco, falta de chuvas e ventos fortes. Só no Corredor Dom Pedro, o número de queimadas às margens das rodovias dobrou no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2015. De janeiro a junho de 2016, a Concessionária Rota das Bandeiras registrou 217 focos de incêndio, alta de 119% ante os 99 casos do ano anterior.

Basta uma ponta de cigarro lançada pela janela do veículo para iniciar um incêndio. Outras causas comuns, segundo a concessionária, são a utilização de fogo para limpar terrenos, queima de lixo, fogueiras, queimadas para fins agrícolas não autorizadas e balões. Onde tem fogo, tem fumaça, que pode ira para pista e reduzir a visibilidade. Este é o cenário perfeito para uma colisão traseira ou frontal.

Tempo seco favorece queimadas
Tempo seco favorece queimadas

Dicas de segurança –

Ao se deparar com uma queimada, o motorista deve reduzir a velocidade, fechar os vidros, manter distância segura do veículo da frente. Outras dicas são: não ligar o pisca alerta em movimento e não parar na faixa de rolamento. Uma medida importante é acionar o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da concessionária da rodovia ou do DER.

Neblina

A neblina é outra característica desta época do ano. Ela também diminui a segurança na estrada, por isso requer cuidados especiais. Fizemos uma matéria especial sobre como evitar incidentes ao rodar por ela. Leia aqui.

Por Jaime Alves

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você pode gostar
posts relacionados