Todo inverno é a mesma coisa: as temperaturas caem e começa a temporada de neblina. Então o risco de acidente aumenta devido à baixa visibilidade. Para se ter uma ideia, os acidentes ocorridos devido à neblina neste período, em toda a extensão da via Dutra, aumentaram 7% em 2015, em comparação com 2014. Para fazer uma boa viagem, o motorista precisa redobrar a atenção e tomar algumas medidas de segurança.

Veja também: “Temporada de neblina” aumenta risco de acidentes

neblina com riscos de acidentes

No caso de neblina fraca, basta acender os faróis auxiliares e manter distância segura dos demais veículos. Também é preciso evitar ultrapassagens e freadas bruscas, além de reduzir a velocidade. Mas se é muito densa o ideal é parar em local seguro, como um posto de abastecimento. Se continuar a viagem, é preciso usar pontos de referência, como placas de sinalização, “olhos de gato” e as faixas.

Outras orientações

A neblina é mais comum durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã. Para enfrentá-la com segurança, o veículo precisa está em boas condições. Luzes de direção, faróis e lanternas devem estar funcionando corretamente. A dica é do gestor de Interação com o Cliente da Concessionária CCR MSVia, Keller Rodrigues.

O executivo também orienta a manter o reservatório de água cheio e as palhetas do limpador de para-brisa em bom estado. Isso é importante porque os vidros sujos tendem a embaçar mais facilmente. Limpe o pára-brisa com álcool e papel toalha ou guardanapo secos. Se possível, deixe as janelas abertas ou acione a ventilação interna ou o ar-condicionado. “Medidas preventivas como essas auxiliam o usuário a ter uma viagem mais segura e colaboram para minimizar os riscos”, diz Rodrigues.

Lembre-se: o motorista defensivo tem consciência dos riscos, antecipa a possibilidade de acidentes e age corretamente no momento em que uma situação de perigo acontece de fato.

Confira também: 6 dicas para descer a serra em segurança com seu caminhão

 

Por Jaime Alves, com informações da CCR MSVia e CCR Via Dutra

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here