terça-feira, setembro 28, 2021

Transportadores acreditam que 2019 será bom para setor

O ano de 2019 será bom para o setor de transporte. Isso é o que esperam 74% dos transportadores participantes da 10ª edição da Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador 2018, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

O resultado indica uma elevada confiança dos empresários no que se refere à capacidade de um novo governo, que se iniciará em 2019, promover mudanças para uma retomada do crescimento econômico. O segmento mais otimista quanto ao próximo ano é o ferroviário de cargas – 83% acreditam que será melhor.

Como foi o ano de 2018 para o transporte de cargas? Confira na nossa retrospectiva

expectativa_de_vendas_de_pesados
Apenas 3% dos participantes da sondagem afirmaram que o setor de transporte no Brasil estará em uma situação pior em 2019.

Após um longo período de ceticismo da maioria dos transportadores quanto ao desempenho da economia e da própria atividade transportadora, apenas cerca de 3% dos participantes da sondagem afirmaram que o setor de transporte no Brasil estará em uma situação pior em 2019, quando se compara à realidade dos últimos dois anos.

Questionados sobre a expectativa para os principais fundamentos macroeconômicos e indicadores de desempenho empresarial, os transportadores se revelaram bastante confiantes para o próximo ano, apesar dos resultados insatisfatórios de 2018. Assim, cerca de 77% dos entrevistados creem que a taxa de crescimento do PIB de 2019 será maior do que a de 2018.

 

Inflação e ambiente de negócios

Quanto à inflação, a expectativa é de queda em 2019 para 46% dos transportadores. Nesse ponto, é preciso fazer uma ressalva, pois, ainda que a expectativa do IPCA seja de leve alta para o próximo ano, ela não reflete necessariamente o custo dos transportadores, que foi significativamente aumentado em 2018.

O aumento vem dos preços dos combustíveis, destacadamente o diesel e o querosene de aviação (QAV). Já o câmbio, que influenciou diretamente o preço dos combustíveis em 2018, deve cair, em 2019, segundo 45% dos entrevistados.

Para cerca de 78% dos entrevistados, o ambiente de negócios para sua empresa, a partir de 2019, estará mais favorável. Essa expectativa de cenário propício à atividade empreendedora é muito importante por ser um dos elementos estratégicos no planejamento de investimentos, contratações e expansão da atividade transportadora para os próximos anos.

Leia também: VUC é liberado de rodízio em São Paulo

 

E para você estradeiro, qual a expectativa?

 

Adaptado de Jornal do Comércio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Inscreva-se nos nossos informativos

Você pode gostar
posts relacionados